Existem alguns fatores de risco que se pode evitar para que a probabilidade fique mais reduzida, mas existem também alguns alimentos que se podem ingerir que ajudarão a evitar o AVC, como os ricos em fibra. Uma alimentação equilibrada e saudável deverá ser sempre a primeira opção para todas as pessoas, por muito saudáveis que estas sejam, por isso quando se fala em alimentos que deverão introduzir na alimentação para evitar o AVC, refere-se claramente ao facto de os introduzir adicionando-os aos outros elementos já presentes na alimentação.
Cereais: Os cereais são alimentos riquíssimos em fibras, principalmente os cereais integrais, devendo ser inseridos na sua alimentação.
Abacate: O abacate é rico em potássio, algo que o organismo necessita para que os músculos realizem todos os movimentos sem complicações.
Chocolate: Ingerir cerca de uma barra de chocolate por semana trará muitos benefícios para a sua saúde, entre os quais a prevenção do AVC.
Arroz: Tal como se sabe, o arroz é um cereal portanto deve ser ingerido, contudo quando no mesmo prato estão outros alimentos fonte de fibras e carboidratos, este dever ser substituído por arroz integral.
Feijão: O feijão é um fantástico alimento para esta luta, tenha em atenção o que irá acompanhar o feijão no prato, pois não deverá esquecer-se que acima de tudo a alimentação deve ser equilibrada.
Laranja: A laranja possui flavonoides conseguindo assim reduzir o risco de AVC, este alimento deverá estar presente numa alimentação saudável.
Frutos secos: Os frutos secos são uma mais-valia para saúde, devendo ser ingeridos diariamente mas em pequenas quantidades, cerca de uma colher de sopa de frutos secos diariamente.
Beterraba: Um alimento muito útil para qualquer pessoa e de muito fácil utilização na cozinha, pode ser colocada na própria refeição ou triturada para sumos.
Peixe: Apesar de muitas pessoas dispensarem bem o peixe da sua alimentação diária este deve estar incluído nela, pelo menos, três dias por semana.
Sumos naturais: Comece por trocar os refrigerantes por sumos naturais, verá que sentirá logo uma diferença enorme, quer em sabor quer no valor nutricional. Os sumos naturais aproveitam tudo o que a fruta tem de melhor, incluindo as vitaminas e as fibras.