:

Qual a fruta que evita o infarto?

Lourenço Amorim
Lourenço Amorim
2025-07-20 06:52:22
Count answers : 12
0
Diariamente, ingira entre cinco a seis porções de fruta. Além de uma excelente sobremesa, uma peça de fruta é um ótima opção para as refeições intermédias. Ricos em antioxidantes, os frutos vermelhos contribuem para a eliminação de toxinas presentes no organismo, protegem-nos contra as infeções e contribuem de alguma forma na prevenção do envelhecimento prematuro. Rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia, impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol. Há alimentos que, pela sua composição nutricional, podem ser especialmente importantes para determinados órgãos. No caso do coração e sistema cardiovascular - isto é, os vasos sanguíneos que percorrem todo o nosso corpo - os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos. Ricos em substâncias que protegem as artérias e o coração, há dez alimentos que são especialmente amigos do seu sistema cardiovascular. Os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos. Há mais oito alimentos amigos do coração e que deve incluir na sua dieta. Rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia, impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol. Ricos em antioxidantes, os frutos vermelhos contribuem para a eliminação de toxinas presentes no organismo, protegem-nos contra as infeções e contribuem de alguma forma na prevenção do envelhecimento prematuro. Além de uma excelente sobremesa, uma peça de fruta é um ótima opção para as refeições intermédias. Diariamente, ingira entre cinco a seis porções de fruta. Ricos em substâncias que protegem as artérias e o coração, há dez alimentos que são especialmente amigos do seu sistema cardiovascular. No caso do coração e sistema cardiovascular - isto é, os vasos sanguíneos que percorrem todo o nosso corpo - os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos. Há mais oito alimentos amigos do coração e que deve incluir na sua dieta. Rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia, impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol.
Fábio Tavares
Fábio Tavares
2025-07-20 05:10:52
Count answers : 12
0
Pouco comum no Brasil, o mirtilo tem uma ação parecida com a da maçã, mas a partir de um outro composto químico. A fruta é um vasodilatador por ser muito rico em óxido nítrico, que ajuda a controlar a pressão descompensada em menos de duas semanas de consumo. As maçãs contêm uma grande quantidade de flavonoides. Esse antioxidadante dilata as artérias e diminui o esforço que o corpo precisa fazer para permitir que o sangue circule. Experiências em laboratório sugeriram que o nitrato inorgânico, encontrado naturalmente no suco de beterraba, teria esses efeitos, e é muito encorajador vê-lo gerar uma melhora tão grande para pacientes com angina. Nossos pacientes gostaram do fato de o tratamento incluir um produto totalmente natural, sem efeitos colaterais significativos e com tão bons resultados.
Luana Carvalho
Luana Carvalho
2025-07-20 03:35:42
Count answers : 10
0
As frutas têm o poder de melhorar a saúde do seu coração. Carregadas de nutrientes, podem ajudar a reduzir o seu colesterol e a pressão arterial, o que é benéfico para a saúde cardiovascular. Consumir uma fruta específica pode ajudar a prevenir alterações na pressão sanguínea. A laranja, por exemplo, se destaca na categoria de benéficas para a saúde do coração, pois possuem poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, também podem auxiliar na melhoria da pressão sanguínea e na redução do risco de desenvolvimento de aterosclerose. A laranja é uma fonte de potássio e fibras, o que ajuda a reduzir o risco de infarto.
Francisco Freitas
Francisco Freitas
2025-07-20 02:17:27
Count answers : 13
0
O risco de DCV é aumentado por uma dieta pouco saudável, caracterizada por um baixo consumo de frutas e vegetais e uma alta ingestão de sal, açúcares e gorduras. O consumo de certos alimentos, e, especial determinadas frutas como uvas e mirtilos, pode ter efeitos positivos para a saúde cardíaca. Algumas frutas podem modular os fatores de risco metabólicos, como hipertensão, dislipidemia, diabetes e sobrepeso, e inibir a aterosclerose, o principal processo patológico da doença coronariana e do derrame. As evidências sustentam que várias frutas, como uvas, mirtilos, romã, maçã e abacate, por exemplo, apresentam propriedades protetoras cardiovasculares. Especificamente, a pesquisa revela que o consumo de uvas ou de produtos derivados de uvas poderia reduzir a incidência de DCV corrigendo a disfunção endotelial, diminuindo os lipídios do sangue, reduzindo a hipertensão, inibindo o estresse oxidativo, melhorando a função plaquetária, protegendo a função miocárdica, a antitrombose e resistindo à inflamação. O mirtilo, por sua vez, é uma fruta que contém flavonoides com alta capacidade cardioprotetora, incluindo propriedades antiaterogênicas, anti-inflamatórias, de redução da pressão arterial, de parâmetro oxidativo e de aumento da reatividade vascular. Estudos epidemiológicos demonstraram que comer maçãs, uma das frutas mais consumidas no mundo, está associado a uma redução na ocorrência de doenças cardiovasculares. A maçã é uma importante fonte de fibras e contém antioxidantes, como a vitamina C e os polifenóis dietéticos. Outras frutas com efeitos cardioprotetores mencionadas pelo artigo de 2017 são manga, cereja, açaí, framboesa preta, amora, kiwi e maracujá amarelo.
Mara Pires
Mara Pires
2025-07-20 02:10:44
Count answers : 10
0
As principais frutas cardioprotetoras, segundo o Dica Br, são: banana; abacaxi; maçã; uva; limão; manga; morango; mexerica; laranja. Os itens listados devem ser consumidos frescos, preferencialmente – em fatias, inteiros ou mesmo como uma salada de frutas. Para montar um planejamento alimentar adequado às necessidades e às preferências do paciente, vale sempre a consulta com o nutricionista. Além da quantidade e tipos de frutas, o profissional saberá como combiná-las com legumes, verduras, carnes magras, grãos integrais e outros itens benéficos à saúde. É possível agendar consultas com especialistas de diferentes áreas e marcar exames para monitorar a saúde cardiovascular com o Cartão dr.consulta. Entre os alimentos benéficos ao organismo, destacam-se as frutas, que também contribuem para a saúde do coração. Segundo o documento “Alimentação Cardioprotetora Brasileira” (Dica Br), do Ministério da Saúde, elas representam uma rica fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes – fundamentais para a proteção do coração e a regulação do metabolismo. Elas representam uma rica fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes – fundamentais para a proteção do coração e a regulação do metabolismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 400 g de frutas diariamente para os adultos. Essa ingestão ajuda na prevenção de diversas condições crônicas, como hipertensão, diabetes e colesterol alto (dislipidemia).