Uma boa alimentação antes, durante e depois garante que nosso organismo tenha uma boa performance, gaste preferencialmente a gordura corporal durante o exercício, e mantenha, ou até mesmo ganhe massa muscular.
Alimentação antes da atividade física é importante comer alimentos que dão energia, mas que sejam de digestão fácil, como alimentos que contenham carboidrato.
O tipo de carboidrato e quantidade a ser ingerida dependem do tipo de atividade, duração e intensidade, e ainda do tempo que teremos entre a refeição e o treino.
Se não há muito tempo entre a refeição e atividade física, como por exemplo, até meia hora antes do exercício, o melhor é escolher alimentos fontes de carboidratos de rápida absorção, que trarão energia rápida para que o organismo trabalhe melhor.
Durante o treino, se o treino durar até uma hora e meia, não é necessário uma alimentação como reforço, somente o consumo de água.
Porém atividades que durem mais de uma hora e meia, para não diminuir a energia, disposição e a performance, é indicado fornecer ao organismo alguma fonte de carboidrato.
Depois do treino, o ideal é consumir uma refeição com boa quantidade de carboidratos, acompanhada de proteínas de boa qualidade, como as de origem animal, e complementada com alimentos fontes de vitaminas e minerais, como os vegetais.
Uma boa alimentação antes da atividade física não necessariamente requer grandes quantidades, e sim os nutrientes indispensáveis para um bom desempenho.
Para isso temos de prestar muita atenção na alimentação antes, depois e até durante o treino, e não esquecendo sempre da hidratação.
A atividade física é certamente elemento fundamental para perda e manutenção de peso.