Alguns alimentos, como banana, abacate, canela, amêndoas, beterraba, brócolis, ovos, aveia, queijo e amendoim, por exemplo, tem propriedades que ajudam a combater o cansaço, melhorando a disposição para as tarefas do dia a dia.
Esses alimentos contribuem para o relaxamento do organismo promovendo uma boa noite de sono, repondo assim as energias para o dia seguinte.
Além disso, fazer uma refeição leve ao jantar com alimentos cozidos, com pouca gordura e sem pimenta ou outros condimentos também contribui para uma noite relaxante, que é essencial para combater o cansaço.
Alguns dos principais alimentos que podem ajudar a combater o cansaço são: Maracujá; Abacate; Banana; Cereja; Alface; Canela; Chá de erva-cidreira; Mel; Amendoim; Ovos; Abóbora; Amêndoas; Espinafre; Aveia; Levedura de cerveja; Queijo; Cacau; Canela; Brócolis; Beterraba.
De forma geral, esses alimentos ajudam a estimular a produção de serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a sensação de prazer e bem-estar, a promover o relaxamento do corpo e a ajudar as células a terem mais energia, garantindo a disposição para realizar as atividades do dia seguinte.
Esses alimentos devem ser consumidos 2 a 3 vezes por dia, por exemplo, alface na salada do almoço, banana com canela no lanche e suco de cereja antes de ir dormir.
Outros alimentos, como café, chá verde ou guaraná ajudam a estimular o sistema nervoso central dando mais energia e, por isso, devem ser consumidos antes das 17 h para não causar insônia e prejudicar o descanso durante a noite.
Açaí com banana Comer uma tigela de açaí porque ele fornece energia rapidamente e é rico em ferro que ajuda a combater a anemia por aumentar a produção de glóbulos vermelhos no sangue.
Suco de laranja com mamão Esta receita é ótima para combater o cansaço porque contém uma boa dose de ferro e vitamina C que aumentam a disposição sendo um revigorante natural.
Suco de laranja com morango Esta receita também é rica em ferro e vitamina C, sendo muito útil para combater o cansaço causado pela anemia.
O cansaço excessivo pode ser causado por diversas situações, como falta de sono, problemas no coração, depressão, ansiedade, infecções, anemia, alterações nutricionais ou trabalho em excesso, por exemplo.
O cansaço excessivo também é comum na gravidez, principalmente no primeiro trimestre da gestação, pois o corpo nesta fase passa por muitas alterações a nível físico e hormonal, provocando maior gasto de energia e diminuindo os níveis de açúcar.
Assim, para evitar o cansaço excessivo, a grávida deve alimentar-se bem, beber bastantes líquidos e descansar durante o dia.