:

O que causa a gordura trans?

Alexandre Matos
Alexandre Matos
2025-08-10 22:42:06
Count answers : 23
0
Esta gordura pode ocorrer naturalmente em alguns alimentos como leite e carnes, mas em pouca quantidade, não merecendo nossa atenção. Produtos como: margarinas, sorvetes cremosos, biscoitos, bolos, tortas, pães, salgadinhos, pipoca de microondas, bombons, e tudo mais que contenha gordura hidrogenada, são fontes de gordura trans. Não hesite em checar o rótulo dos produtos no supermercado e procurar por ela nos ingredientes.
Erica Coelho
Erica Coelho
2025-08-04 08:52:20
Count answers : 15
0
As gorduras transaturadas, ou apenas trans, podem existir naturalmente em produtos de origem animal, como leites e carnes, mas em pequenas quantidades. Essas gorduras podem existir naturalmente em produtos de origem animal, como leites e carnes, mas em pequenas quantidades. As que merecem atenção são produto da indústria. Essas marcas só devem incluir o índice da gordura na tabela nutricional se este for maior ou igual a 0,2 grama por porção, segundo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A dica é conferir a lista de ingredientes. Verifique se há um dos seguintes itens: gordura hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado e gordura parcialmente hidrogenada. Alguns alimentos que podem conter a gordura são: margarina; biscoito recheado; salgadinho de pacote; salgados de festa; comida congelada; macarrão instantâneo; sopas em pó; sorvetes e coberturas; pães; bolos e tortas; pipoca de micro-ondas. O que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda é que as gorduras trans representem até 1% da dieta. Por exemplo, em uma dieta de 2 mil calorias, o máximo a se consumir é de 2,2 gramas. Você não precisa eliminar completamente tudo de que gosta. Apenas evite exageros.
Mia Costa
Mia Costa
2025-07-31 18:23:57
Count answers : 25
0
A gordura trans auxilia na forma dos alimentos, reduz custos de preparo e não precisa de um ambiente específico para ser armazenada. A gordura animal pode ser transformada em trans quando exposta a altas temperaturas, como frituras e torras. Quando o óleo de cozinha, a manteiga ou até o azeite é aquecido, por exemplo, eles viram gordura trans, uns em maior e outros em menor quantidade. Todo alimento frito terá gordura trans, segundo Rezende, independente do ingrediente que foi utilizado para a fritura. Já no torrado, dependerá dos ingredientes utilizados na torra. Ou seja, são transformados em gordura trans. Quanto mais hidrogenada, mais consistente a gordura fica.
Isabela Simões
Isabela Simões
2025-07-20 18:46:39
Count answers : 18
0
As gorduras trans são um tipo de lipídio pouco comum na natureza, sendo produzidas apenas no estômago de alguns animais ruminantes, como os bovinos, e artificialmente, pelo ser humano, na indústria alimentícia. A indústria alimentícia aplica a gordura trans em larga escala na maioria dos alimentos. A margarina é o insumo com maior taxa de gorduras trans na dieta humana, correspondendo quase em sua totalidade a gordura hidrogenada. Outras grandes fontes de gordura trans são os alimentos ultraprocessados: biscoitos, especialmente os recheados, frituras, molhos para salada, salgadinhos, bolos, sorvetes, chocolates, massas instantâneas, pratos industrializados, entre outros. Por esse motivo, é importante dar preferência a uma alimentação natural. Consumindo alimentos in natura como frutas e verduras e evitando alimentos ultraprocessados, como os citados anteriormente, você também estará evitando o consumo de gordura trans. No Brasil, até 2023, as gorduras parcialmente hidrogenadas serão totalmente banidas dos alimentos consumidos no país. Além disso, em julho de 2021, a concentração das gorduras trans em alimentos não deverá ultrapassar 2%. Até lá, cabe a cada um coordenar a própria dieta.