:

Porque devemos evitar o consumo de gorduras trans?

Henrique Barros
Henrique Barros
2025-07-20 22:11:33
Count answers : 7
0
Diminuindo o bom colesterol e aumentando o ruim, a gordura trans eleva o risco de doenças do coração e vasos sanguíneos, como infartos, derrames, AVCs e trombose. Além de aumentar o colesterol ruim, elas podem diminuir o bom colesterol. Essas gorduras podem existir naturalmente em produtos de origem animal, como leites e carnes, mas em pequenas quantidades. As que merecem atenção são produto da indústria. O que a Organização Mundial da Saúde recomenda é que as gorduras trans representem até 1% da dieta. Também são maiores as chances de excesso de peso e obesidade, pois aumenta o nível de gordura na região da barriga.
Samuel Fonseca
Samuel Fonseca
2025-07-20 22:00:32
Count answers : 12
0
A gordura trans é extremamente maléfica para a saúde. Isso porque diminui os níveis de colesterol bom, HDL, que protege o coração, e aumenta os níveis de LDL, que pode causar o entupimento de vasos sanguíneos e levar a diversas doenças. Além de gordura saturada, possuem também gorduras trans, açúcares, conservantes e outros ingredientes prejudiciais à saúde em sua composição. Já a gordura trans, que era consumida livremente até a década de 1980. Isso se dá porque esses alimentos, além de gordura saturada, possuem também gorduras trans, açúcares, conservantes e outros ingredientes prejudiciais à saúde em sua composição.
Matilde Correia
Matilde Correia
2025-07-20 18:48:45
Count answers : 10
0
As gorduras trans não possuem demanda por parte do organismo e, nem mesmo, trazem algum benefício quando são consumidas. O consumo excessivo de gorduras trans pode elevar os níveis de colesterol total e de LDL (colesterol ruim). Além disso, sua ingestão também está ligada a uma maior excreção de HDL, o colesterol bom. A elevação dos níveis de colesterol aumenta a deposição de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos, o que proporciona maior risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e outras doenças cardiovasculares. Além disso, também eleva o risco de desordens visuais e do sistema nervoso em crianças, câncer de mama, câncer de cólon, diabetes, obesidade, alergias, pré-eclâmpsia e câncer de cólon. Em estudo publicado em novembro de 2019, na revista Neurology, por Honda et al, foi demonstrada correlação entre o consumo diário de gorduras trans e um maior risco para o desenvolvimento de demência e da placa aterosclerótica (placa de gordura em vasos sanguíneos). Ambas as agências recomendam o consumo zero deste tipo de gordura e constantemente criam mais barreiras para as indústrias responsáveis pela produção.
Leticia Soares
Leticia Soares
2025-07-20 18:03:16
Count answers : 14
0
Não traz nenhum benefício para o nosso organismo Aumenta os níveis do mau colesterol Reduz os níveis do bom colesterol Aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares Provoca o acúmulo de gordura na região abdominal e obesidade.
Edgar Freitas
Edgar Freitas
2025-07-20 17:28:30
Count answers : 7
0
A palavra gordura em si assusta muita gente, mas é preciso ter noção de que alguns tipos não fazem mal à saúde e são até importantes para o organismo. A gordura trans é uma que deve ser evitada ao máximo. A pesar de origem vegetal, os processamentos industriais transformam completamente a gordura trans, trazendo inúmeros malefícios ao corpo. O principal motivo disso é que, por não ser reconhecida e nem bem digerida pelo organismo, ela acaba se acumulando. Além disso, a gordura trans promove o aumento do LDL, o famoso “colesterol ruim”, e reduz ainda o HDL, que seria o colesterol bom. Entre os principais malefícios ao corpo, estão: Mudança no perfil de gorduras naturais do corpo, com a redução do HDL e aumento do LDL; Aumenta a proporção de gordura na região do abdômen; Aumenta a chance de formação de placas de gordura no sistema circulatório, principalmente artérias do coração e cérebro; Aumenta processos inflamatórios no organismo, sendo um agravante em relação com outras doenças e dificultando a perda de peso; A gordura trans foi criada pela indústria para a produção de alguns produtos e para auxiliar na conservação dos alimentos. No rótulo das embalagens, a gordura trans pode aparecer também como gordura hidrogenada, que é um processamento industrial da gordura. O acúmulo de gordura trans traz problemas de saúde que podem comprometer diversas funções.