:

É possível eliminar gordura trans do corpo?

Irina Figueiredo
Irina Figueiredo
2025-08-04 03:17:56
Count answers : 20
0
A OMS tem a missão de eliminar a gordura trans de todos os alimentos industrializados ao redor do mundo até o fim de 2023. Isso está sendo feito com medidas de regulamentação e conscientização em diversos países. Em 2019, a Anvisa aprovou regras para que essa substância seja completamente banida dos produtos até o próximo ano. Todos os óleos vegetais e alimentos industrializados do supermercado deverão adotar um limite de até 2% de trans, eliminando, aos poucos, a sua venda e consumo. A especialista ainda recomenda algumas substituições: um sorvete industrializado pode ser trocado por frutas congeladas batidas no liquidificador, dando densidade e cremosidade. É importante ter uma dieta rica em alimentos naturais, pensando sempre em "descascar mais e desembalar menos".
Leonor Vicente
Leonor Vicente
2025-07-28 09:50:02
Count answers : 14
0
Diferente de outros tipos de gordura, a gordura trans não tem papel nutritivo e cumpre apenas funções tecnológicas relacionadas à consistência, aparência e tempo de prateleira dos alimentos, principalmente os processados e ultraprocessados. Produzida artificialmente e usada, por exemplo, em sorvetes, margarinas e congelados, ela causa dislipidemias, isto é, níveis elevados de gorduras no sangue que podem entupir as artérias e provocar infarto ou derrame, entre outros problemas. vários países do mundo, inclusive o Brasil, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já decretaram o fim do uso de óleos e gorduras parcialmente hidrogenados – principais fontes de gorduras trans. De acordo com esse documento, entre julho de 2021 e janeiro de 2023, a quantidade delas não poderia exceder duas gramas por 100 gramas de gordura total nos alimentos e, a partir de 1º de janeiro deste ano, “ficam proibidos a produção, a importação, o uso e a oferta de óleos e gorduras parcialmente hidrogenados para uso em alimentos e de alimentos formulados com estes ingredientes”. Segundo Nilson, ainda é cedo para perceber os impactos positivos dessas medidas, mas eles já podem ser previstos. Por meio de uma metodologia desenvolvida pelo pesquisador, com base em modelos matemáticos que utilizam informações sobre carga de doenças e seus riscos epidemiológicos, a expectativa é que 10 mil mortes por doenças cardiovasculares sejam prevenidas anualmente em um Brasil livre da gordura trans.
Afonso Simões
Afonso Simões
2025-07-20 21:41:56
Count answers : 23
0
É uma gordura que não existe no meio ambiente. É uma gordura que foi desenvolvida pelo ser humano através do processo químico que a gente chama de hidrogenação. Pegamos um óleo líquido vegetal, então pegamos um óleo vegetal e transformamos ele numa gordura vegetal, numa gordura sólida. Na maioria dos alimentos ultraprocessados e industrializados. Pães, bolachas, biscoitos e snacks, sorvetes, chocolate, pizza, hambúrguer, lasanha, raviólis. É uma gordura que a gente não deve de fato ingerir. É uma gordura que não vai nos causar bem nenhum, só mal. A gente precisa ter um estilo de vida saudável e comer comida de verdade.
Lisandro Pereira
Lisandro Pereira
2025-07-20 21:08:04
Count answers : 19
0
O organismo tem certa incapacidade de eliminá-la fazendo com que ela fique depositada no nosso corpo. E a notícia fica ainda pior: não existe nenhum alimento que combata ou minimize seus efeitos nocivos. Mas acredite se quiser, mesmo quando formada pelo processo natural, a verdade é que nós não fomos preparados para ingerir esse tipo de gordura. Em suma, um verdadeiro veneno para o nosso corpo, principalmente se consumido em grandes quantidades. Manter uma alimentação balanceada e bem equilibrada é a chave do sucesso para uma vida mais saudável. Sempre observe no rótulo dos produtos se há gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado ou parcialmente hidrogenado. Se positivo, certamente há gordura trans na composição do alimento. Comece com pequenas mudanças e repare as diferenças. Em menos de 2 meses é possível notar mais disposição, energia e bem-estar geral. Você não vai morrer se comer um brigadeiro de vez em quando ou consumir uma refeição fast food em um dia corrido. Mas quando isso se torna uma rotina, é preciso ficar atento com os perigos da gordura trans.
William Borges
William Borges
2025-07-20 17:22:53
Count answers : 22
0
Uma alimentação saudável associado a atividade física regular são as principais armas que temos atualmente para o combate a Doença Arterial Aterosclerótica. Portanto, o consumo de gordura trans deve ser evitado. Uma alimentação saudável associado a atividade física regular são as principais armas que temos atualmente para o combate a Doença Arterial Aterosclerótica. Por fim, espero ter esclarecido um pouco das suas dúvidas. Portanto, o consumo de gordura trans deve ser evitado. Uma alimentação saudável associado a atividade física regular são as principais armas que temos atualmente para o combate a Doença Arterial Aterosclerótica. Portanto, o consumo de gordura trans deve ser evitado. Portanto, oriento você a procurar seu cardiologista para uma avaliação mais detalhada. Porque, temos como objetivo, juntos cuidar do nosso bem mais precioso, isto é, o nosso coração.