:

Como podemos nos prevenir dos alimentos ultraprocessados?

Vanessa Carneiro
Vanessa Carneiro
2025-08-24 23:20:37
Count answers : 22
0
Evitar alimentos ultraprocessados é uma das formas de se proteger do câncer Evitar alimentos ultraprocessados é uma das formas de se proteger do câncer.
Bianca Nogueira
Bianca Nogueira
2025-08-17 09:37:52
Count answers : 19
0
A regra de ouro é: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Alimentos in natura ou minimamente processados são a base de uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. Uma forma prática de distinguir alimentos ultraprocessados de alimentos processados é consultar a lista de ingredientes que, por lei, deve constar dos rótulos de alimentos embalados que possuem mais de um ingrediente. Já com os alimentos ultraprocessados, a situação muda um pouco. Enquanto os processados podem ser consumidos em pequenas quantidades, os ultraprocessados devem ser evitados.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes
2025-08-06 11:14:32
Count answers : 20
0
Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Leia os rótulos e prefira levar para casa iogurte natural, integral ou desnatado, ou os iogurtes que contêm o mínimo de aditivos, açúcar ou adoçantes. Aproveite para ir adaptando o seu paladar ao iogurte natural, pesquise receitas para consumir iogurte de diferentes formas. Caso prefira o iogurte adoçado, misture-o com frutas e/ou uma colherinha de mel. Prefira consumir pipoca de panela, frutas secas e frescas, castanhas, amendoim. Quando decidir por biscoitos doces ou salgados, prefira os integrais que você identifique menos ingredientes no rótulo. Os bolos feitos em casa são ótimos substitutos para os bolos ultraprocessados. Compre os ingredientes e prepare o seu bolo e, caso você faça um bolo grande, congele os pedaços, na porção certa para comer depois. Com isso, quando quiser um lanche rápido, retire do congelador a porção, deixe descongelar na geladeira e saboreie seu bolo saudável. O ideal é evitar as bebidas açucaradas ou adicionadas de adoçantes, para isso, lembre-se de ler a lista de ingredientes e prefira aquelas bebidas com poucos ingredientes e, de preferência, sem açúcares ou adoçantes e outros aditivos. Claro que, em ocasiões especiais, o consumo de bebidas ultraprocessadas pode ser inevitável e até prazeroso, porém faça um consumo consciente e moderado. No caso das bebidas, o melhor é comprar frutas frescas e fazer seu suco em casa, busque receitas de água saborizada, ou escolha os sucos integrais produzidos apenas com frutas. E sempre que você estiver com dúvidas sobre os ultraprocessados, você pode pesquisar as melhores opções no app Desrotulando.
Filipe Correia
Filipe Correia
2025-07-31 12:56:54
Count answers : 8
0
Evitar os alimentos ultraprocessados, consumir com moderação os processados e dar prioridade aos alimentos in natura. Ao comprar alimentos ultraprocessados é muito importante ficar de olho no rótulo, segundo orienta a nutricionista. Os alimentos ultraprocessados são ricos em carboidratos, gorduras saturadas, açúcar e sódio. Em vez de chupar a fruta, muitas pessoas optam por sucos industrializados, ricos em açúcar e conservantes. O caminho para alimentação saudável, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, passa por dez passos: – Fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados, a base da alimentação; – Utilizar óleos ou gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias; – Limitar o consumo de alimentos processados; – Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados; – Comer com regularidade e atenção em ambientes apropriados e sempre que possível, com companhia; – Fazer compras em locais que ofertem variedade de alimentos in natura ou minimamente processados; – Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias; – Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece; – Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora; – Ser crítico quanto às informações, orientações e mensagens sobre alimentação, veiculadas em propagandas comerciais. Aqui no Cedeba o trabalho de educação enfatiza a importância do descascar mais e desembalar menos, porque além da saúde pessoal, cuida-se também da saúde do planeta por gerar menos resíduos não degradáveis.
Erica Pinheiro
Erica Pinheiro
2025-07-21 09:58:37
Count answers : 20
0
Como fugir dessas armadilhas? A pesquisadora lembra que as opções mais saudáveis são as menos processadas, os alimentos frescos como as verduras, legumes, frutas, leite, carnes, ovos, cereais e feijões, preferencialmente orgânicos. Também é importante ter uma postura crítica em relação à publicidade e aos rótulos, já que trazem informações pensando na comercialização dos produtos, e não necessariamente indicam os reais benefícios. Ainda bem que o Brasil avançou na legislação de rotulagem e agora teremos selos frontais em formato de lupa informando o consumidor que o produto é alto em açúcar adicionado, sal e gordura saturada, mas ainda temos que evoluir e mostrar cada vez mais informações ao consumidor. A inclusão da informação da presença de adoçantes artificiais, como acontece em países como Chile e México, é uma das soluções propostas.