:

Qual a importância das fibras no processo digestivo?

Filipa Abreu
Filipa Abreu
2025-07-30 11:21:29
Count answers : 16
0
Não é possível encontrar uma resposta para a pergunta sobre a importância das fibras no processo digestivo com base no texto fornecido, pois o texto não menciona fibras ou processo digestivo. Portanto, a resposta é: none
Carlota Pinto
Carlota Pinto
2025-07-27 23:05:03
Count answers : 11
0
No sistema digestivo, elas são fundamentais para a correta absorção de nutrientes. É importante lembrar que a maior parte da absorção dos nutrientes ocorre no intestino delgado, sendo as fibras importantes para ajudar em todo o processo, que demora entre 3 e 10 horas para ser completado. Além deste papel, as fibras compõem uma verdadeira artilharia contra doenças que atrapalham a vida das pessoas, como: prisão de ventre; diverticulite; Síndrome do Intestino Irritável; câncer de cólon. As fibras são um forte armamento contra diversas doenças. Elas produzem sensação de saciedade, ou seja, quem mantém uma dieta rica em fibras tem a saciedade mais prolongada a cada refeição, já que a sensação é de ter comido o suficiente por mais tempo. Além de ajudar a combater tais problemas, ela ajuda a melhorar o perfil lipídico reduzindo o colesterol. São necessários de 25 a 30 gramas de fibra por dia para que haja os benefícios citados. Conforme já falado, a prisão de ventre é um dos problemas solucionadas ou ao menos atenuados pelas fibras. Elas vêm de alimentos naturais, que não são digeridos ou são parcialmente digeridos, como vegetais e frutas, hortaliças e cereais. Para tê-las no seu dia a dia, procure ingerir alimentos, como alface, agrião, couve, couve-flor, feijões, vagens, trigo, aveia, arroz, ameixas, laranjas (com bagaço) e outros, muitos outros alimentos.
Vitória Jesus
Vitória Jesus
2025-07-20 10:27:40
Count answers : 23
0
As fibras possuem função importante na regulação do processo digestivo, atuando no sequestro e na excreção de ácidos biliares, substrato da fermentação de bactérias benéficas ao organismo, aumento do peristaltismo intestinal, e formação do bolo fecal, aumentando o volume e o peso das fezes, acelerando o estímulo evacuatório. Com a ingestão de fibras alimentares, a flora intestinal se torna predominantemente de bifidobactérias e lactobacilos, diminuindo a flora patogênica. Uma alimentação saudável se baseia na trilogia FRUTAS-LEGUMES-VERDURAS. O consumo mínimo recomendado de frutas-legumes-verduras é de 400 gramas/dia, para atingir 20-30 gramas de fibras/dia, de 9% a 12% de energia diária consumida, considerando uma dieta de 2.000 kcal.
Rui Fernandes
Rui Fernandes
2025-07-07 21:48:32
Count answers : 18
0
As fibras alimentares são comumente encontradas em alimentos como verduras, grãos e legumes. E possuem um diferencial importante: são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado, podendo sofrer fermentação completa ou parcial no intestino grosso. As solúveis, que se dissolvem na água e são responsáveis pelo aumento de tempo de trânsito intestinal. Elas estão relacionadas com a diminuição da velocidade do esvaziamento gástrico, o retardo na absorção de glicose, a diminuição da glicemia pós-prandial e a redução do colesterol sanguíneo. Além disso, são fermentadas por bactérias presentes no intestino grosso e produzem ácidos graxos de cadeia curta que ajudam na redução do colesterol. As insolúveis não se dissolvem na água, por isso, são importantes para auxiliar no funcionamento do intestino, melhorando o trânsito intestinal e combatendo a prisão de ventre. Isso porque aumentam o volume do bolo fecal e estimulam os movimentos peristálticos. Também são responsáveis por um retardo da absorção de glicose e da hidrólise do amido. Diferentemente das fibras solúveis, as insolúveis raramente sofrem fermentação (quando isso acontece, se dá de forma lenta). Mas antes de adicionar grande quantidade de fibras à dieta, é importante lembrar que seu aumento súbito ou excessivo na alimentação pode causar a formação de gases. Por isso, é recomendado que o consumo seja feito de forma gradativa, sem excessos. Além disso, o consumo deve ser acompanhado de água, que potencializa os benefícios trazidos pelas fibras.
Liliana Gaspar
Liliana Gaspar
2025-07-07 18:49:24
Count answers : 16
0
As fibras alimentares compreendem as partes comestíveis dos vegetais presentes nas frutas, legumes, verduras e hortaliças e do amido resistente encontrado em leguminosas e grãos que resistem ao processo de digestão, ou seja, elas passam quase intactas pelo sistema digestivo chegando ao intestino grosso inalteradas. Elas atuam como vassouras, que carregam os resíduos alimentares e a gordura excedente na alimentação pelo intestino, baixando o nível de colesterol absorvido. Promovem regulação do tempo de trânsito intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico, tornando mais lento a digestão e absorção, proporcionando sensação de saciedade, ajudando na perda de peso. No cólon, devido a sua capacidade de absorver água, forma fezes volumosas e macias, prevenindo e/ou tratando a constipação. São substratos para fermentação por colônias de bactérias, ou seja, servem como alimento para as bactérias boas, e como fonte de energia para as células do cólon, podendo inibir o crescimento e proliferação de células cancerígenas a nível do intestino. Atuam no metabolismo dos carboidratos no controle da glicemia formando um gel no intestino tornando mais lento a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea. São substratos para formação de ácidos graxos de cadeia curta, ajudam a prevenir doenças cardíacas.