Como a fibra age no intestino?

Isabela Carneiro
2025-07-14 14:07:19
Count answers
: 18
A fibra alimentar não é digerida no intestino delgado, chegando assim ao intestino grosso, onde passa por fermentação para gerar ácidos graxos de cadeia curta com propriedades anticancerígenas. Além disso, a fibra aumenta o volume e a viscosidade das fezes, reduzindo o tempo de exposição das células da mucosa a possíveis carcinógenos, proporcionando, assim, uma proteção adicional. As fibras podem ser classificadas em duas categorias principais: solúveis e insolúveis. As fibras solúveis se dissolvem em água e contribuem para a redução dos níveis de glicose e colesterol no sangue. As fibras insolúveis não se dissolvem em água e auxiliam no trânsito dos alimentos pelo sistema digestivo, promovendo regularidade e prevenindo a constipação.
Existem vários tipos de fibras com características distintas, como a celulose, ligninas, beta-glucanos, goma guar, inulina, oligofrutose, oligossacarídeos, frutooligossacarídeos, pectinas e amido resistente, que podem ter diferentes efeitos no intestino, como efeito laxante, normalização dos níveis de glicose e colesterol no sangue, e funcionar como prebióticos.
A ligação entre ácidos biliares e substâncias carcinogênicas também é ampliada pela presença de fibra, impedindo seu contato com a mucosa. Além disso, o aumento na ingestão de fibra alimentar pode resultar em níveis mais elevados de antioxidantes no organismo.

Adriana Loureiro
2025-07-05 06:54:52
Count answers
: 14
Elas chegam ao intestino inalteradas e funcionam da seguinte forma:
1) Atuam como vassouras, que carregam os resíduos alimentares e a gordura excedente na alimentação pelo intestino, baixando o nível de colesterol absorvido;
2) Promovem regulação do tempo de trânsito intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico, tornando mais lento a digestão e absorção, proporcionando sensação de saciedade, ajudando na perda de peso;
4) No cólon, devido a sua capacidade de absorver água, forma fezes volumosas e macias, prevenindo e/ou tratando a constipação;
5) São substratos para fermentação por colônias de bactérias, ou seja, servem como alimento para as bactérias boas, e como fonte de energia para as células do cólon, podendo inibir o crescimento e proliferação de células cancerígenas a nível do intestino;
6) Atuam no metabolismo dos carboidratos no controle da glicemia formando um gel no intestino tornando mais lento a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea;
7) São substratos para formação de ácidos graxos de cadeia curta.
As fibras insolúveis retêm uma quantidade maior de água, produzindo fezes mais macias e com mais volume.
Desta forma, ajudam o intestino a funcionar melhor.
É a água que vai ajudar as fibras a escorregarem pelo tubo intestinal.
Do contrário, você poderá sentir cólicas abdominais e ter problemas com prisão de ventre.

Mariana Machado
2025-07-05 06:10:01
Count answers
: 18
As fibras alimentares são as partes dos alimentos de origem vegetal que o organismo não é capaz de digerir.
Por não serem digeridas, as fibras apresentam efeitos benéficos variados sobre o trato gastrintestinal e para o organismo como um todo.
Especificamente em relação à melhora do funcionamento do intestino, o mecanismo de ação das fibras consiste em reter água e aumentar o volume fecal, promovendo o amolecimento das fezes e estimulando os movimentos intestinais, o que facilita o processo de evacuação.
As fibras solúveis com efeito prebiótico são altamente fermentáveis e estimulam o crescimento das bactérias “boas” do intestino, contribuindo para uma microbiota intestinal saudável.
Já as fibras insolúveis não formam géis e apresentam a fermentação limitada.
Os benefícios de seu consumo estão relacionados à diminuição do tempo de trânsito intestinal e o aumento do volume fecal, o que facilita o processo de evacuação e previne a prisão de ventre.
Por outro lado, os laxantes podem atuar de diferentes formas, estimulando as contrações intestinais, auxiliando na eliminação das fezes e combatendo temporariamente a prisão de ventre.
Mas, ao contrário dos laxantes, os suplementos de fibras têm ação natural e não proporcionam efeitos colaterais.
Portanto, para um bom funcionamento intestinal em longo prazo, é fundamental adotar hábitos saudáveis e manter um padrão alimentar adequado, equilibrado e rico em fibras, o que contribui grandemente para a melhora da saúde geral e da qualidade de vida.

Renato Leite
2025-07-05 05:45:08
Count answers
: 10
As fibras solúveis possuem importante papel na atividade intestinal.
A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão e garantem a frequência de evacuações.
A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, o que facilita a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.
As fibras alimentam as bactérias benéficas que vivem nesse órgão, as quais são responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal e, consequentemente, pelo aumento da defesa do organismo.
Os ácidos graxos de cadeia curta, produzidos durante a fermentação da fibra pelas bactérias intestinais, são uma grande fonte de energia para as células do cólon.
Eles podem inibir o crescimento e a proliferação de células cancerígenas em nível intestinal.
Além disso, ao melhorar a função intestinal, a fibra alimentar pode reduzir o risco de doenças, tais como a doença diverticular e hemorroidas.

Mélanie Borges
2025-07-05 03:53:09
Count answers
: 10
As fibras, por absorverem glicose e gordura também ajudam no controle do índice glicêmico e do colesterol.
Mas a função mais conhecida das fibras talvez seja a regulação do sistema digestivo.
Existem dois tipos de fibras, as solúveis – podem ser encontradas em algumas frutas e aveia, por exemplo, e são dissolvidas na água – e as insolúveis – que também podem fazer parte da composição de algumas frutas, pães integrais, entre outros.
O primeiro tipo contribui para reduzir o trânsito do intestino, sendo mais indicada para quem tem o intestino solto;
enquanto que o segundo tipo é recomendado para quem tem o intestino preso, já que age no sentido oposto, aumentando esse fluxo.
Comer fibras de forma excessiva pode resultar em problemas gastrointestinais, mas isso é mais provável de ocorrer se a fonte de fibras for suplementar e não natural.
Caso a pessoa ingira alimentos com fibras em abundância sem beber água, é possível que o resultado seja constipação com uma forte flatulência.
As fibras possuem diversos benefícios para o corpo, e suas funções se relacionam fortemente com o intestino e o sistema digestivo,
mas é importante atentar-se ao tipo de fibra para que o efeito gerado não seja o oposto do desejado,
e a quantidade ingerida para não cair no excesso – que como já ressaltamos, nunca faz bem.
Read also
- Qual a importância das fibras no processo digestivo?
- Qual o papel das fibras na saúde digestiva?
- Por que as fibras são importantes para a digestão?
- Qual a principal importância das fibras?
- Qual a função da fibra?
- Qual é a melhor fibra para o intestino?
- Quais são as 5 principais funções das fibras?
- Por que as fibras são importantes para a saúde?
- Qual é o alimento mais rico em fibras?