:

Qual a função da fibra?

Ivo Silva
Ivo Silva
2025-07-07 19:26:15
Count answers : 14
0
A fibra não é mencionada no texto fornecido como tendo alguma função específica relacionada às condições bucais ou ao diabetes. Portanto, não há informações suficientes no texto para responder à pergunta sobre a função da fibra nesse contexto. None
Manuel Lima
Manuel Lima
2025-06-27 03:11:40
Count answers : 17
0
As fibras alimentares podem ser definidas como um conjunto de substâncias derivadas de vegetais que são resistentes à digestão e à absorção no intestino. Elas podem ser solúveis, ou seja, interagem com a água, ou insolúveis, quando não dissolvem em água. A fibra é uma parte do alimento que não é absorvida e passa direto pelo intestino. O benefício mais conhecido do consumo de fibras é a manutenção da saúde intestinal. Com elas, o sistema digestivo funciona melhor, pois além de estimular o crescimento de bactérias benéficas, as fibras previnem a constipação (prisão de ventre). A ingestão regular de fibras está associada à melhora da saúde cardiovascular. Resultados de estudos mostraram que o consumo de grãos integrais está relacionado com um menor risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, assim como uma redução do colesterol total, especialmente o ruim (LDL). Uma das propriedades das fibras solúveis é a fermentação, aumentando favoravelmente a microbiota intestinal, o que causa a inibição do crescimento de bactérias patogênicas. Com isso, o sistema imunológico do órgão também se torna fortalecido, prevenindo casos de infecção gastrointestinal e, até mesmo, câncer de cólon. O consumo regular de fibras está associado à redução das taxas de glicose. Estudos mostraram que a ingestão de fibras e vegetais apresentou um efeito protetor contra o excesso de peso corporal. Seu consumo diário aumenta a saciedade, ou seja, faz com que tenhamos menos fome após as refeições e, consequentemente, permite um emagrecimento mais saudável e equilibrado, sem grandes desafios e sacrifícios.
Pedro Batista
Pedro Batista
2025-06-27 02:47:00
Count answers : 16
0
As fibras, com exceção da lignina, pertencem ao grupo dos carboidratos. As fibras desempenham importantes funções no organismo, prevenindo contra doenças e regulando o funcionamento do corpo. Dentre os principais benefícios da ingestão de fibras, podemos destacar a redução dos níveis de glicose no sangue, diminuição da pressão e dos lipídios e prevenção contra problemas crônicos, como doenças cardiovasculares, diabetes melito e câncer de cólon. Nessa região, sofrem fermentação, provocam alterações na velocidade do trânsito intestinal, alteram o pH do cólon, promovem o crescimento de bactérias benéficas e atuam em outras funções fisiológicas. Essas fibras ajudam a diminuir a quantidade de colesterol absorvido pelo corpo, reduzem a absorção da glicose no intestino delgado, mantêm os níveis adequados de minerais, aumentam o tempo de absorção dos nutrientes no intestino delgado, além de ajudarem na proliferação das bactérias benéficas e aumentarem o volume fecal. As fibras insolúveis atuam principalmente aumentando o volume das fezes, acelerando o trânsito intestinal e evitando a constipação intestinal.
Sebastião Machado
Sebastião Machado
2025-06-27 01:55:03
Count answers : 18
0
As fibras são componentes dos alimentos de origem vegetal que nosso organismo não digere totalmente. Isso significa que elas passam pelo sistema digestivo quase intactas, trazendo benefícios como a regulação do trânsito intestinal e a sensação prolongada de saciedade. As fibras insolúveis aumentam o volume das fezes e facilitam a evacuação, prevenindo problemas como a prisão de ventre. Já as fibras solúveis ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, alimentando as bactérias benéficas do intestino. As fibras solúveis retardam a absorção de glicose, evitando picos de açúcar no sangue. Por prolongarem a sensação de saciedade, as fibras ajudam a reduzir a fome e o consumo excessivo de calorias ao longo do dia. O consumo regular das do tipo solúveis pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (o “ruim”). Dietas estão associadas a um menor risco de doenças como câncer de cólon, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica.
Nádia Torres
Nádia Torres
2025-06-27 00:55:08
Count answers : 12
0
A principal utilidade da fibra na dieta é acrescentar volume ao conteúdo intestinal, o que facilita a eliminação das fezes e minimiza a ocorrência de constipação. Além disso, as fibras também podem causar saciedade, a sensação de sentir-se satisfeito e sem fome. Contudo, a ingestão excessiva de fibra insolúvel pode causar sensação de inchaço abdominal além de interferir na absorção de alguns tipos de vitaminas e minerais.
Sebastião Matos
Sebastião Matos
2025-06-26 23:31:22
Count answers : 18
0
As fibras são constituintes naturais encontradas nos vegetais como cereais, frutas e leguminosas. Compreende as partes comestíveis dos vegetais que o nosso intestino delgado é incapaz de digerir e absorver. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão e garantem a frequência de evacuações. A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, o que facilita a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação. As fibras alimentam as bactérias benéficas que vivem nesse órgão, as quais são responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal e, consequentemente, pelo aumento da defesa do organismo. As fibras formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol. Já as fibras insolúveis se ligam aos sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol. Os ácidos graxos de cadeia curta, produzidos durante a fermentação da fibra pelas bactérias intestinais, são uma grande fonte de energia para as células do cólon. Eles podem inibir o crescimento e a proliferação de células cancerígenas em nível intestinal. Ao melhorar a função intestinal, a fibra alimentar pode reduzir o risco de doenças, tais como a doença diverticular e hemorroidas.