A vitamina C fortalece o seu sistema imunológico, prevenindo doenças como a gripe e o resfriado.
Ela auxilia na produção de aminoácidos, como a carnitina e a catecolamina, que regulam o sistema nervoso e desempenham uma função indispensável no crescimento dos tecidos e na cicatrização de feridas.
A vitamina C colabora na síntese de neurotransmissores que atuam como mensageiros químicos, carregando informações entre as células do seu corpo.
Um exemplo é a dopamina, um importante neurotransmissor que desempenha um papel fundamental no sistema nervoso central, sendo envolvida em uma variedade de funções, incluindo regulação do humor, controle do movimento, motivação, sensação de recompensa, e aprendizado.
A dopamina é sintetizada a partir do aminoácido tirosina, e a enzima chave nesse processo requer a vitamina C como cofator para funcionar adequadamente.
A vitamina C aumenta a absorção de ferro, que é indispensável para funções biológicas como síntese de DNA, proliferação e reparo celular, para a produção de energia e transporte de oxigênio pelas hemácias para todos os órgãos e tecidos.
Ela atua na formação do colágeno, que é predominante na cartilagem articular e contribui para a melhora da pele, melhor funcionamento das articulações, preservação óssea, além de agir na massa muscular.
A vitamina C auxilia no metabolismo energético do corpo, visto que na ação indireta da vitamina C dentro da mitocôndria, que é conhecida como “central energética” da célula, ela também colabora no fluxo sanguíneo cerebral, que garante que o encéfalo receba os nutrientes e o oxigênio necessários às suas células.
Além disso, a vitamina C é um antioxidante que ajuda a proteger as células do seu corpo dos danos provocados pelos radicais livres, que geram o estresse oxidativo.
Os efeitos da vitamina C no organismo também estão associados a benefícios mentais através da redução dos danos oxidativos aos neurônios direta e indiretamente, auxiliando na preservação da função cerebral e na manutenção das funções cognitivas, por conta da sua ação antioxidante.
A função significativa da vitamina C na síntese de neurotransmissores, como a serotonina e dopamina, demonstram a importância dessa vitamina na manutenção do equilíbrio emocional e saúde mental.