:

Quais são os benefícios da gordura para o corpo?

David Machado
David Machado
2025-08-04 04:31:16
Count answers : 21
0
A gordura boa é aquela considerada saudável e que trazem mais benefícios para a saúde, como acontece com a gordura insaturada. As gorduras insaturadas, quando consumidas na medida certa, podem ajudar a reduzir níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardíacas, por isso a fama de gordura boa. Esse tipo de gordura também pode ajudar a regular a os níveis de insulina e as funções hormonais. A principal recomendação é ajustar as quantidades e evitar excessos. O abacate possui muita fibra alimentar e gorduras insaturadas, além de apresentar vitamina A e B. Meio abacate por dia já é suficiente para aproveitar sua ação anti-inflamatória, redução do estresse e regulação do ciclo menstrual. Para os vegetarianos, é uma boa pedida na ingestão diária de proteínas, promovendo mais saciedade e energia. Todas as oleaginosas são fonte de gordura boa e proteínas, quando consumidas em pequenas porções são ótimas alternativas para lanches. Elas podem ser misturadas como frutas secas, com um bom equilíbrio de lipídios e açúcares. Outro bom motivo para colocar oleaginosas na dieta é que elas são ricas em magnésio e fibra alimentar, promovendo a saciedade e também são ótimas para a memória e a concentração.
Enzo Paiva
Enzo Paiva
2025-07-26 03:29:37
Count answers : 17
0
A gordura exerce funções importantes: fornece e armazena energia, tem papel na regulação hormonal, é componente das membranas celulares, ajuda na manutenção da temperatura corporal e auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D , E e K). Em dietas tradicionais, a proporção de ingestão de gorduras deve ser de 20% a 30% do valor energético total (VET) ou 0,6 a 1 grama/ kg/ dia. O consumo abaixo de 20% do VET não oferece benefícios para saúde ou desempenho esportivo. Deve-se ter maior proporção de ingestão de gordura monoinsaturada (15% ou mais) e menor de gordura saturada (inferior a 10%). Abacate, azeite, salmão e oleaginosas são opções de gorduras boas. Porém, o consumo equilibrado de gorduras boas não é vilão à saúde. O excesso e a má qualidade que desequilibram a balança da saúde. A combinação de carboidratos com gorduras tem sido determinante para o aumento da ingestão energética. Com preparações mais elaboradas e calóricas, gourmetizamos as preparações do dia a dia: acrescentamos queijos, manteiga, creme de leite e fritamos os alimentos.
Matheus Borges
Matheus Borges
2025-07-25 13:45:56
Count answers : 25
0
De vilã à mocinha, as gorduras consideradas do bem cumprem papéis importantes no organismo. Sua deficiência pode causar perda de memória, prejuízos ao metabolismo ósseo e à absorção de vitaminas. Além de proporcionar energia, ela auxilia na produção de hormônios, na absorção de vitaminas (A, B, E e K) e no funcionamento do cérebro. Uma dieta completamente isenta do nutriente pode trazer prejuízos à visão, ao metabolismo ósseo, à fertilidade, à coagulação sanguínea e à proteção contra radicais livres – moléculas do organismo mediadoras de doenças. As gorduras insaturadas, divididas em poli-insaturadas e monoinsaturadas, na devida proporção, exercem efeito anti-inflamatório, melhoram a coagulação e reduzem o colesterol ruim (LDL). Com bom senso e equilíbrio na escolha, azeite de oliva, óleo de canola, nozes, amêndoas, castanhas e abacate, óleo de girassol, milho e soja, salmão, atum, sardinha e linhaça são ótimas fontes de gorduras do bem e consideradas essenciais para a saúde.
César Lima
César Lima
2025-07-11 18:57:56
Count answers : 19
0
A gordura é uma importante fonte de ácido graxo, o qual nosso corpo não consegue produzir sozinho. A gordura ajuda a absorver vitaminas A, vitaminas D e vitaminas E. Essas que são absorvidas apenas pela gordura. A gordura insaturada é a melhor alternativa para a gordura saturada, ajudando a diminuir o nível de colesterol e evitando doenças cardíacas. A gordura monoinsaturada protege o seu coração, mantendo os níveis de colesterol “bom” (HDL) enquanto reduz os níveis do colesterol “ruim” (LDL). A gordura poliinsaturada também ajuda a diminuir os níveis do colesterol “ruim” (LDL). Ela é encontrada em suas duas principais formas: ômega-3 e ômega-6. O abacate é uma rica fonte de potássio e fibras, o tornando extremamente benéfico para a digestão, saúde do coração e para ajudar no controle do peso. Pesquisas mostram que o consumo regular de peixes oleosos aumenta as funções cognitivas, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e diminui o risco de doenças cardíacas.