:

O que é bom comer para os olhos?

João Morais
João Morais
2025-07-17 21:32:36
Count answers : 11
0
No caso da saúde ocular, alimentos ricos em vitaminas A, E e C são recomendados, pois são antioxidantes e auxiliam no combate a radicais livres e no retardamento do envelhecimento. Essas vitaminas são encontradas em alimentos nas cores roxa, vermelha e alaranjada, como a abóbora, a jabuticaba e o mamão. Substâncias como luteína e zeaxantina, que também possuem poderosa função antioxidante, podem ser bastante positivas para a saúde ocular. Estão presentes nos vegetais amarelos, alaranjados, vermelhos e verdes, como milho, ervilha, rúcula, nectarina, laranja, mamão, pêssego, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor etc… Outro destaque é o ômega 3, presente principalmente nos peixes, mas também em alimentos como nozes, sementes de linhaça e de chia, entre outros. Refeições bem coloridas com alimentos naturais podem contribuir para a manutenção da saúde ocular. São eles: Alho e cebola O alho e a cebola são alimentos vasodilatadores, o que auxiliam na diminuição da pressão arterial, o que contribui para a manutenção da saúde de todo o corpo e, consequentemente, também para a saúde dos olhos. Ovos Uma pesquisa divulgada no The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o consumo de ovos pode reduzir o risco do surgimento da degeneração macular em idosos, já que esse alimento possui substâncias foto-oxidantes, como luteína e zeaxantina. Óleo de linhaça O óleo de linhaça é fonte de vitamina E, dos ácidos graxos ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Azeite extravirgem O azeite extravirgem é outro alimento rico em ômega 3. Mirtilos, amoras e cerejas As frutas roxas e vermelhas têm função antioxidante e combatem radicais livres. Elas são fontes de Vitamina C e flavonóides, que podem contribuir no controle da degeneração macular.
Liliana Pinheiro
Liliana Pinheiro
2025-07-08 16:21:40
Count answers : 18
0
A alimentação é considerada chave por especialistas de diversas áreas e não é diferente entre os oftalmologistas. Diversos estudos já demonstraram que o consumo de determinados alimentos pode prevenir o surgimento de doenças oculares, como a degeneração macular e o olho seco. A cenoura é um dos alimentos mais ricos em vitamina A e fonte de carotenoides, nutrientes que previnem as degenerações da mácula e distrofias da retina. Essas pequenas sementes são fontes de ácidos graxo ômega-3, não produzidos pelo nosso corpo, que reduzem a secura e a descamação da pele, combatendo também a síndrome do olho seco. O mamão é rico em carotenoides, os nutrientes que contribuem com a saúde ocular, prevenindo especialmente a cegueira noturna, enfermidade que dificulta a visão em lugares mais escuros. O ovo é indicado por ser fonte de luteína e zeaxantina, substâncias antioxidantes que ajudam a diminuir o risco de degeneração macular e catarata. Carnes como salmão, atum e sardinha são alimentos ricos em ômega 3, que ajudam a combater a formação de radicais livres prejudiciais aos olhos, reduzindo o risco de degeneração ocular. O azeite de oliva é fonte de vitamina E, que possui ação antioxidante, capaz de diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças e combate a degeneração macular.
Bárbara Paiva
Bárbara Paiva
2025-06-26 22:39:54
Count answers : 21
0
Peixe como salmão, atúm, sardinhas ou cavala são ricos em ÔMEGA 3, que ajudam a prevenir o olho seco, degeneração macular e até catarata. Espinafre, couve e couve manteiga, entre outros, são repletos de luteina e zeaxantina, importantes pigmentos vegetais que podem ajudar a estabilizar a progressão da degeneração macular relacionada a idade e catarata. Ovos incluem a luteína e a vitamina A, que podem prevenir olho seco, promovem a saúde e o bom funcionamento dos seus olhos. Uma dieta contendo comida de baixo índice glicêmico pode prevenir o risco de Degeneração Macular Relacionada a idade, com cereais como: quinoa, arroz integral, farinha integral, pão e macarrão integrais. Laranja e limões contém altos índices de vitamina C, que podem ajudar a reduzir os riscos de catarata e degeneração macular. Pistaches, amêndoas, nozes e castanhas, são ricos em omega 3 e vitamina E. Cenoura, tomates, pimentão, morango, abóbora e milho são excelentes fontes de vitaminas A e C. Feijões roxos, ervilhas pretas e lentilhas são boas fontes de bioflavonoides e zinco e podem proteger a retina e diminuir o risco de degeneração macular e catarata. Sementes de girassol, que são excelentes fontes de vitamina E e Zinco, ajudam a manter seus olhos saudáveis. Com moderação, a carne vermelha pode ajudar na saúde dos seus olhos, pois contém zinco, que ajuda o seu corpo a absorver vitamina A.
Filipa Sousa
Filipa Sousa
2025-06-26 22:03:14
Count answers : 18
0
Alguns nutrientes, como vitamina A, E e ômega-3, são essenciais para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças e problemas de visão como olho seco, glaucoma e degeneração macular. Os nutrientes podem ser encontradas em alimentos como cenoura, abóbora, mamão, peixes de água salgada e castanhas, que devem ser consumidos diariamente para proteger os olhos e prevenir outras doenças que podem afetar a visão, como diabetes e pressão alta. A cenoura e outros alimentos alaranjados, como mamão e abóbora, são ricos em vitamina A e betacaroteno, nutrientes que funcionam como importantes antioxidantes que protegem a retina dos olhos. O óleo de linhaça e os peixes de água salgada, como salmão, sardinha, cavala, truta e atum, são ricos em ômega-3, gordura que ajuda a prevenir problemas como a Síndrome do Olho Seco, que causa vermelhidão e irritação nos olhos. As gemas dos ovos são ricas em luteína e zeaxantina, nutrientes com forte poder antioxidante e que atuam prevenindo a degeneração macular, uma doença que pode levar à cegueira por preservar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam os olhos. A couve e outros vegetais verdes, como brócolis e espinafre, também são ricos em luteína e zeaxantina, que melhoram a percepção de brilho e facilitam a visão à distância. Temperos como alho e cebola melhoram a circulação sanguínea e ajudam a controlar o colesterol, aumentando a quantidade de sangue que irriga os olhos e prevenindo pressão alta e diabetes, que podem trazer complicações como glaucoma e catarata. Além desses temperos, outros alimentos como gengibre, beterraba e laranja também atuam combatendo a má circulação e ajudando a controlar a pressão.
Isabela Pinto
Isabela Pinto
2025-06-26 21:52:26
Count answers : 13
0
Se você já ouviu algum familiar ou amigo dizer “coma cenoura porque faz bem para os olhos”, saiba que ele estava repleto de razão. Esse é um dos alimentos muito benéficos para o bom funcionamento da sua visão. Cenoura, não somente ela, mas todos os legumes de tom laranja são muito eficientes para a saúde dos olhos. Além de vitamina A, esses alimentos também são ricos em betacaroteno. Esses dois antioxidantes são excelentes na prevenção da cegueira noturna, condição caracterizada pela visão ineficiente em locais com pouca luminosidade, especialmente a noite. Peixes como bacalhau, sardinha, salmão e atum podem ser seus aliados no combate ao olho seco, causador de irritação e vermelhidão nos olhos. O espinafre, a couve e o brócolis são ricos em vitaminas antioxidantes e ferro, responsável pela produção de glóbulos vermelhos no nosso sangue e eficaz no combate à anemia. Você pode consumir esses vegetais em saladas cruas e refogadas ou em sucos, combinando-os com frutas como limão e laranja. Ovos fonte rica em proteína, diversas vitaminas, minerais e gorduras boas, os ovos merecem um destaque especial na alimentação. Azeite de oliva é um poderoso antioxidante rico em ômega 3 e vitamina E. O azeite de oliva é um forte aliado na proteção do globo ocular contra a corrosão da mácula, possíveis cânceres e ajuda a evitar o envelhecimento precoce. Não esqueça de diversificar suas refeições com vários tipos de nutrientes diferentes para que todo o seu organismo seja beneficiado pela alimentação saudável.
Afonso Barbosa
Afonso Barbosa
2025-06-26 17:34:34
Count answers : 11
0
Em suma, a alimentação natural, rica em frutas, verduras e legumes variados já ajuda muito. Folhas como, por exemplo, couve, salsão, salsa, agrião e espinafre são ricas em luteína e zeaxantina. O conhecimento de que a cenoura é um dos principais alimentos que ajudam os olhos faz parte do senso comum. Outro alimento com muita vitamina A é o fígado. Assim como as folhas verdes, o abacate é uma das melhores frutas para a visão pois possui luteína. O consumo de peixes faz com que os olhos fiquem mais nutridos, pois possuem nutrientes que ajudam a elevar os níveis de oxigênio nas células. Além disso, vale a pena optar pelos peixes de águas frias como, por exemplo, salmão, atum, cavala e sardinha. Além disso, um pouco de alho e cebola na comida sempre faz bem. Fonte de proteínas, minerais, gorduras e vitaminas, os ovos também precisam aparecer em uma dieta que busca manter a visão saudável. Da mesma forma que outros alimentos que já foram citados, os ovos também possuem luteína e zeaxantina. O ácido ascórbico (conhecido como vitamina C), é um antioxidante poderoso que previne o envelhecimento precoce dos tecidos oculares. Para finalizar a lista com os alimentos que auxiliam na visão, as frutas vermelhas também possuem boas concentrações de vitamina C.