:

Qual a diferença entre musculação e funcional?

Manuel Azevedo
Manuel Azevedo
2025-05-26 14:41:30
Count answers: 5
A musculação está com os dias contados e que o treinamento funcional, que utiliza a imitação de movimentos naturais como pular, empurrar, puxar, sentar e levantar para melhorar a performance de todo o corpo, era uma evolução natural na busca por um corpo sarado e saudável. O treinamento funcional melhora a performance de todo o corpo, deixando-o “mais inteligente”. Os movimentos ficam mais naturais e menos mecânicos. Uma das desvantagens mais comentadas do treinamento funcional é a dificuldade de conseguir volume muscular ou hipertrofia. Em outras palavras, não é a modalidade mais indicada para quem quer aumentar glúteos, coxas, peitoral, bíceps ou outros músculos isolados. Por mais que as variações no número de repetições e séries das sessões de musculação possam trazer vantagens diversas, o principal objetivo é a hipertrofia. Os treinos com halteres e aparelhos visam aumento da massa e volume em grupos musculares isolados em pouco tempo, o que não se consegue no treinamento funcional. De forma geral, a musculação é para quem busca força e hipertrofia e o treinamento funcional é para quem quer melhorar a performance de todo o corpo.
Nuno Alves
Nuno Alves
2025-05-26 13:36:21
Count answers: 2
A musculação é conhecida por ter como foco principal o aumento da massa muscular e o ganho de força. Por outro lado, o treino funcional tem como foco o desenvolvimento do tônus e da resistência muscular. Caso seja ganhar massa muscular, a musculação é a atividade mais indicada. Já se o seu desejo é emagrecimento rápido com atividades dinâmicas e motivadoras, o treinamento funcional se encaixa no seu objetivo. O treinamento funcional não exclui completamente o ganho de massa muscular, e um educador físico qualificado pode ajustar os exercícios para atender aos objetivos individuais de cada praticante. Quanto aos equipamentos, a musculação utiliza halteres, barras, anilhas e máquinas para gerar resistência nos movimentos. No treinamento funcional, é comum utilizar o próprio peso corporal para realizar os exercícios, embora alguns equipamentos da musculação possam ser incorporados em certas ocasiões. A musculação é tradicionalmente realizada em academias ou ginásios que disponibilizam equipamentos de pesos. Por outro lado, o treino funcional oferece mais liberdade geográfica, pois pode ser realizado em diferentes ambientes, como praias, parques, salas próprias e boxes. A escolha entre musculação e treinamento funcional dependerá dos seus objetivos pessoais, disponibilidade de tempo e preferências de ambiente. Tanto a musculação quanto o treinamento funcional têm seus méritos e podem trazer excelentes resultados para a saúde e a forma física.
Carlota Nunes
Carlota Nunes
2025-05-26 11:28:18
Count answers: 4
É uma atividade que integra diferentes capacidades físicas, por isso, é considerada mais dinâmica em comparação com a musculação. Além disso, no treino funcional, vários grupos musculares são estimulados ao mesmo tempo. Ao contrário do funcional, a musculação trabalha os músculos de forma isolada, a partir de máquinas e aparelhos que estabilizam o corpo para que a força seja concentrada em determinada região. A musculação tem como os principais focos a hipertrofia – ganho de força – e o desenvolvimento da musculatura para prevenção de lesões. Entre os objetivos do treino funcional estão a prevenção de lesões, o padrão de movimento e o ganho de força. É baseado em movimentos que respeitam as funções articulares, pensando na mobilidade e na estabilidade delas ao longo da execução dos exercícios.
Nádia Esteves
Nádia Esteves
2025-05-26 09:56:50
Count answers: 2
A musculação é baseada em movimentos repetitivos e mecânicos suplementados por pesos, enquanto o treino funcional utiliza movimentos naturais do próprio corpo humano. A proposta aqui é clara: a musculação traz hipertrofia de maneira mais intensa e rápida, enquanto o funcional, apesar de potencialmente levar a uma leve hipertrofia, é focada no ganho de força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade. No treinamento funcional, na grande maioria das vezes, não são usados pesos, anilhas e aparelhos: tudo é provido pelo próprio corpo. A musculação, por outro lado, trabalha isoladamente cada músculo ou grupo muscular. É mandatório o uso de aparelhos e pesos para que os músculos sofram microlesões e, consequentemente, hipertrofiem. O condicionamento físico não é o foco aqui: é possível se tornar uma pessoa muscularmente favorecida, mas que não fique extremamente ofegante ao subir as escadas do prédio com sacolas na mão. Se seu objetivo é ganho de massa muscular, força e prefere rotinas de exercício mais individualizadas, siga para a academia mais próxima. Agora, se os exercícios em grupo que motivam, não gosta de levantar peso e está em busca de um melhor condicionamento físico, o treinamento funcional pode ser sua porta de entrada para o mundo da boa-forma. Ou que tal um pouco dos dois? É possível alinhar o ganho de massa muscular, provido pela musculação, com a definição e consciência corporal que o treino funcional oferece. Durante este tipo de treinamento, é possível trabalhar praticamente todos os músculos, levando a uma definição mais homogênea. Vantagem do funcional é o senso de coletividade, com aulas em grupo em espaços abertos - diferentemente das academias e seus exercícios, em praticamente sua totalidade, individualizados.
Cláudia Gaspar
Cláudia Gaspar
2025-05-26 09:17:34
Count answers: 3
Treinamento funcional utiliza múltiplas articulações simultaneamente, utiliza de movimentos a partir do centro do corpo para as extremidades e baseados nos movimentos fundamentais humanos, exemplos: corrida, salto, arremesso, lançamento e entre outros. A musculação consiste na realização de alguns movimentos previamente padronizados com o uso de sobrecarga externa, ou seja, com uso de uma carga para realização desse movimento. Treinamento funcional enfatiza o trabalho da região central do corpo, que é chamado de "core", compreende diversos músculos, que fazem a estabilização da coluna vertebral, como músculos abdominais, paravertebiais, glúteos e entre outros. Se o intuito é trabalhar a resistência muscular, agilidade, coordenação e potência, geralmente os funcionais trazem mais vantagens do que a musculação. Agora caso a intenção seja desenvolver a força máxima ou trabalhos hipertróficos, a musculação torna-se interessante.