Qual o tipo de doença que dá muita fome?

Mafalda Cruz
2025-08-10 16:28:27
Count answers
: 26
Além de problemas emocionais, o desejo por doces também pode sinalizar outros problemas graves de saúde, como o diabetes.
O professor explica que um dos sintomas comuns da doença é a fome intensa.
No caso do diabético, quanto mais ele come, mais ele sente fome.
E a insulina não dá conta de ‘trabalhar’, não tem uma quantidade suficiente dela.
A insulina não é colocada para dentro da célula e faz o açúcar ‘sobrar’ no sangue.
Por isso, a célula do indivíduo não consegue ‘enxergar’ esse açúcar, o que gera mais fome, mais vontade de comer doces.
Outros sintomas do diabetes: sede e fome intensa; ganho de peso, em um primeiro momento, e perda de peso em pouco tempo; urina em excesso.

Luísa Machado
2025-08-05 10:19:17
Count answers
: 11
Diabetes: Em pacientes com a doença, o açúcar no sangue está sempre elevado, pois as células não conseguem captá-lo para produzir energia.
A sensação de fome é constante, principalmente quando a pessoa se alimenta de carboidratos, como pães, massas, bolos, frutas e doces.
Hipertireoidismo: Na disfunção da tireoide, ocorre um aumento do metabolismo geral, o que causa problemas à saúde, como fome constante, aumento da frequência cardíaca e perda de peso, principalmente devido à perda de massa muscular.
A fome constante surge como forma de estimular o consumo de alimentos, para gerar mais energia e manter o metabolismo elevado.

Rafael Paiva
2025-07-28 00:48:57
Count answers
: 21
Algumas doenças e transtornos podem estar por trás do aumento excessivo do apetite, e entender essas causas é o primeiro passo para um diagnóstico correto.
Conheça cinco condições que causam fome excessiva:
1 – DiabetesUma das causas mais comuns da fome persistente é a diabetes, especialmente quando a glicemia está desregulada.
2 – Transtornos emocionaisOs transtornos emocionais, como ansiedade e compulsão alimentar, também podem provocar episódios de apetite incontrolável.
3 – Efeito colateral de medicamentosTambém é importante considerar os medicamentos, principalmente aqueles corticoides, que costumam alterar os mecanismos naturais de saciedade e aumentar o desejo por comida.
4 – HipoglicemiaOutro fator relevante que pode causar a fome excessiva é a hipoglicemia, a queda dos níveis de açúcar no sangue.
5 – HipertireoidismoOutra condição que pode causar um apetite maior é o hipertireoidismo, um distúrbio da tireoide que acelera o metabolismo e aumenta significativamente o gasto calórico, fazendo com que a pessoa sinta a necessidade de comer mais vezes ao dia.
A fome excessiva acompanhada de outros sintomas, como perda ou ganho de peso sem motivo aparente, sudorese excessiva, palpitações, alterações no sono, tontura ou confusão mental é um sinal de alerta, segundo profissionais da área.

Matheus Antunes
2025-07-16 19:34:57
Count answers
: 21
O Diabetes pode provocar fome excessiva devido à desregulação dos níveis de açúcar no sangue. Isso é ainda mais notável em episódios de hipoglicemia, que podem ser graves se não tratados rapidamente.
Pessoas com altos níveis de estresse ou ansiedade podem ter quadros de compulsão alimentar.
Pessoas com hipertireoidismo pode sentir a necessidade anormal de consumir alimentos.
Quem sofre de diabetes já deve ter a noção de que a doença pode causar fome excessiva, uma vez que a sua origem está exatamente na forma pela qual o organismo consegue ou não aproveitar os níveis de glicose no sangue.
Dentre as causas mais prováveis, está a baixa serotonina no sangue, que pode fazer com que exista um desejo excessivo por outras formas de prazer, como a comida.
Por isso, é preciso ficar atento aos sinais do quadro, como excesso de apetite, sudorese, perda de peso sem causa aparente, taquicardia e assim por diante.
Read also
- O que tira a compulsão alimentar?
- Como evitar alimentos gordurosos?
- É possível prevenir a compulsão alimentar?
- O que tira a vontade de comer muito?
- Qual vitamina tira compulsão alimentar?
- Qual remédio tira a vontade de comer?
- Como parar de comer gordura?
- O que causa o consumo excessivo de alimentos gordurosos?
- O que está por trás da compulsão alimentar?