O que faz bem para o sistema nervoso?

William Mota
2025-07-04 11:31:09
Count answers
: 13
O consumo regular de frutas cítricas também promove o bom funcionamento do sistema nervoso, já que a vitamina C auxilia na produção de serotonina, aumentando, assim, a sensação de bem-estar e evitando a fadiga.
A uva é considerada uma fruta energética e ótima fonte de vitaminas do complexo B.
Esses nutrientes promovem o bom funcionamento do sistema nervoso central e, por isso, ela é considerada mais uma aliada na luta contra a ansiedade.
Além de ser rica em vitaminas, magnésio e fibras, a aveia é recomendada para a redução da ansiedade pois estimula a produção de hormônios que trabalham como antidepressivos naturais.
A banana, além de ajudar na depressão, é forte aliada no combate à ansiedade.
Muito rica em triptofano, a fruta mais popular do Brasil estimula a produção de serotonina.
O mel não é só uma ótima alternativa para adoçar bebidas e alimentos sem utilizar açúcar refinado.
Ele também auxilia no controle da ansiedade ao ajudar o organismo a produzir serotonina, regulando as mudanças de humor provocadas pelo transtorno.

Camila Leal
2025-06-26 09:07:15
Count answers
: 15
Ter uma boa alimentação faz bem não apenas para o corpo, mas também para o cérebro. Ter uma dieta rica em nutrientes, vitaminas e gorduras benéficas protegem o cérebro hoje e ajuda a manter uma boa massa cinzenta, que fará diferença no futuro, à medida que envelhecemos. As evidências estão começando a moldar nossa compreensão de como a comida está ligada à saúde do cérebro e isso inclui pensamento, memória, função cognitiva aprimorada e redução do risco de Alzheimer e demência.
O ômega-3 favorece o fluxo sanguíneo para o cérebro, estimulando a memória e reduzindo o risco de perda cognitiva.
Esse nutriente desempenha um papel fundamental na saúde do cérebro, permitindo que as células cerebrais funcionem melhor.
Além de ajudar na produção de energia para as células cerebrais, as vitaminas do complexo B melhoram o humor e a clareza de pensamento.
Esse conjunto de vitaminas também ajuda a remover resíduos celulares do cérebro, auxiliando no bom funcionamento dos neurônios.
Azeite de oliva, brócolis e nozes Brócolis, espinafre, sementes, nozes e abóbora e azeite de oliva são ricos em vitamina E, um antioxidante que pode ajudar a neutralizar os radicais livres, que podem danificar células e tecidos, inclusive do cérebro.
Esse nutriente ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, fornecendo mais oxigênio e glicose para os neurônios.
Ademais, os flavonoides auxiliam na memória e no aprendizado, dificultando a perda cognitiva relacionada à idade.

Ângelo Lourenço
2025-06-26 08:39:04
Count answers
: 7
Luteína é um carotenóide com pigmentação amarela, encontrado em todas as partes do cérebro, ajuda no aprendizado e na memória.
Principais fontes de luteína: espinafre, couve, milho, abóbora, batata-doce, abacate e gema de ovo.
Uma boa meta é escolher as gorduras mais saudáveis possíveis, como o ácido docosahexaenóico (DHA).
Essa gordura ômega-3 compõe 25% da gordura do cérebro, ajudando a reduzir inflamações e a melhorar a comunicação entre as células cerebrais.
Principais fontes de DHA peixes com maior quantidade de gordura, como salmão, atum e sardinha.
As vitaminas B, como a tiamina e niacina, ajudam a metabolizar nutrientes para o cérebro e obter energia.
Principais fontes de vitaminas B: uma dieta equilibrada de carnes magras, aves, peixes, laticínios, grãos integrais, frutas, verduras e legumes.
Ela também pode contribuir para que você se mantenha mais bem disposto, pois ajuda as células do cérebro a produzirem neurotransmissores que regulam o humor, como a dopamina e a serotonina.
Principais fontes de vitamina D: truta, salmão, vísceras como fígado, leite, cereais fortificados e ovos.
As proteínas fornecem os elementos-base que preservam a massa muscular, o que é especialmente importante, pois, a maioria das pessoas começa a perder músculo a partir dos 40 anos.
Principais fontes de proteína: carnes magras, aves, frutos do mar, ovos, leite, iogurte, queijo, tofu, feijão e lentilha.

Tomás Freitas
2025-06-26 07:48:13
Count answers
: 15
A escolha de uma dieta balanceada, composta por alimentos ricos em nutrientes, pode desempenhar um papel fundamental na proteção do cérebro contra danos e no retardamento do processo de degeneração neuronal.
Certos nutrientes e substâncias encontradas em alimentos têm sido associados a efeitos neuroprotetores.
Alguns exemplos dessas substâncias e os alimentos onde podem ser encontrados são:
Ômega-3 Encontrado principalmente em peixes de água fria, como salmão, atum e sardinha, o ômega-3 é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e neuroprotetoras.
Antioxidantes Frutas e vegetais coloridos são ricos em antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, carotenoides e flavonoides.
Vitaminas do complexo B As vitaminas B6, B12 e o ácido fólico desempenham um papel essencial na saúde do sistema nervoso.
Alimentos ricos nesses nutrientes incluem carnes magras, peixes, ovos, grãos integrais, legumes e folhas verdes escuras.
Ácido docosahexaenoico (DHA) É encontrado em peixes gordurosos, como salmão, sardinha e cavala.
A inclusão desses alimentos na dieta deve ser parte de um padrão alimentar equilibrado e variado.

Liliana Gaspar
2025-06-26 06:32:20
Count answers
: 11
Uma refeição equilibrada em qualidade e quantidade garante níveis adequados de neurotransmissores no organismo, proporcionando o controle do humor. Dentre os alimentos que estimulam os neurotransmissores estão: cereias integrais, leguminosas, oleaginosas, carnes magras, peixes, ovos, leite, queijos magros, frutas e legumes.
BANANA É rica em vitamina B6 e triptofano, combinação que garante energia e melhora o humor.
UVA É energética e tem boa dose de vitaminas do complexo B, que favorecem o funcionamento do sistema nervoso.
LARANJA É rica em vitaminas C e do complexo B, contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso.
VERDURAS E LEGUMES Esses alimentos são excelentes fontes de potássio, muito eficazes nos momentos em que você precisa de disposição.
PEIXES Excelentes fontes de ômega 3, uma gordura importante na produção dos neurotransmissores, o salmão, o atum, a sardinha e outros peixes de águas profundas contribuem para regular o humor e combater o cansaço e a ansiedade.

Jaime Freitas
2025-06-26 05:33:08
Count answers
: 10
Frutas cítricas são ricas em ácido fólico, potássio e vitamina C, nutrientes que atuam sobre o sistema nervoso, combatendo o stress e o cansaço. Segundo os especialistas, as frutas cítricas também ajudam a diminuir a irritabilidade. Comer uma porção por dia – 1 laranja, 1 kiwi ou 10 morangos – garante que o organismo estará bem abastecido com esses nutrientes essenciais. Lentilha, grão-de-bico e ervilha são outras boas fontes de magnésio, mineral de importância fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso. Basta uma concha pequena de um desses alimentos, cozido, nas refeições principais, para ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade. Uma alimentação saudável e equilibrada ajuda a aplacar os efeitos nocivos da ansiedade sobre a saúde. Alguns alimentos, como a alface, o farelo de aveia e o abacate, atuam no combate ao estresse, favorecem o sono e fornecem a matéria-prima de que o organismo precisa para fabricar neurotransmissores -- substâncias químicas que regulam o humor e induzem ao relaxamento, provocando sensação de bem-estar.
Nozes, amêndoas e castanhas-do-pará fazem parte da turma de oleaginosas. São alimentos ricos em magnésio, vitaminas do complexo B e triptofano, que contribuem para minimizar o estresse, combater a depressão e ainda induzem ao sono.
Banana A vitamina B6 facilita a síntese de serotonina. Já o magnésio da fruta promove o relaxamento. Vale comer uma por dia, entre as refeições ou no café da manhã. Farelo de aveia e de trigo são fontes de magnésio, mineral que promove o relaxamento. Também contêm vitaminas do complexo B e fibras, que dão uma força ao funcionamento intestinal e favorecem a síntese de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. O complexo B, em particular, é fundamental para modular a química cerebral, que, por sua vez, regula o humor.
Abacate Além do magnésio, contém beta sitosterol, substância que atua na regulação do cortisol -- conhecido como o hormônio do estresse, que deixa o corpo todo em ritmo acelerado. Também dá uma força ao funcionamento intestinal, facilitando a síntese de neurotransmissores que melhoram o humor.
Read also
- O que comer para fortalecer o sistema nervoso?
- Qual é a fruta que acalma os nervos?
- Quais os 10 alimentos que ajudam a fortalecer o cérebro?
- O que acalma o sistema nervoso?
- Como recuperar a saúde dos nervos?
- Quais frutas melhoram o humor?
- Qual fruta fortalece o cérebro?
- Como desinflamar o cérebro naturalmente?
- Qual vitamina acalma o sistema nervoso?
- O que é bom para controlar o sistema nervoso?
- O que tomar para fortalecer os nervos?
- Qual é a melhor fruta para o cérebro?
- Qual o melhor chá para acalmar o sistema nervoso?
- Como normalizar o sistema nervoso?
- O que é bom para tomar para o sistema nervoso?
- O que é bom para fortalecer os nervos e músculos?