Pequenas grandes mudanças podem contribuir para diminuir a gordura corporal, especialmente na área abdominal. Reduzir açúcares e cereais refinados, pois o açúcar é composto por glicose e frutose, que é rapidamente absorvida pelo sangue, alterando o metabolismo corporal.
Dicas para reduzir: Reeducar o paladar para o sabor doce, adoçar com frutas, reduzir o consumo.
Priorize cereais integrais como farinha integral ou aveia, que incluem proteínas e fibras naturais.
Se você consome pão branco, troque por pão integral.
Prefira água em vez de bebidas açucaradas e até experimente águas saborizadas caseiras para um sabor extra na água.
Se você consome bebidas açucaradas em grandes volumes, limitar a um ou dois dias por semana já é uma grande mudança.
Além disso, aumentar as proteínas na dieta, pois elas proporcionam mais saciedade e ajudam a consumir menos calorias ao longo do dia.
Mais fibra na dieta também é benéfico, pois a fibra é conhecida por seu efeito saciante.
Evitar gorduras trans, como margarina e as adicionadas a alimentos processados, é importante, pois dietas ricas em gorduras trans aumentam a inflamação e doenças cardíacas.
Consumir os famosos Ômega 3, encontradas em peixes gordurosos, frutos do mar, nozes, azeite de oliva, abacate e sementes de chia e linhaça, também pode ajudar.
Além disso, mudanças na rotina, como adicionar atividade física, são fundamentais, e o ideal é sempre combinar exercícios mistos, adicionando treinamento de força à caminhada ou exercício aeróbico para trabalhar resistência e tonificação muscular.
Encontrar atividades que "desconectem" e que você goste para reduzir o estresse também é importante, pois o estresse pode aumentar a gordura abdominal.
Mudar seu estilo de vida a longo prazo é a chave para perder gordura abdominal e não recuperá-la.