:

Por que devemos evitar o consumo de gorduras saturadas?

Sebastião Pacheco
Sebastião Pacheco
2025-08-05 16:48:46
Count answers : 13
0
Sal, açúcar, óleos e gorduras contêm alto teor de alguns nutrientes que podem ser prejudiciais à saúde, como o sódio, o açúcar livre e as gorduras saturadas. O excesso de gorduras saturadas também aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e obesidade. O excesso desses ingredientes tem origem muito menos nos pratos feitos na cozinha de casa do que nos alimentos processados e ultraprocessados. É preciso lembrar que, a não ser por expressa recomendação médica, não devemos deixar de ingerir sal, açúcar e gorduras, que são essenciais à vida. A palavra mágica é moderação, sempre, o que muitas vezes envolve mudança de hábitos.
Dinis Azevedo
Dinis Azevedo
2025-07-31 07:56:21
Count answers : 11
0
A perda de dentes causa danos sociais, psicológicos e impacta a mastigação, dificultando o consumo de alimentos rígidos. Alimentos macios tendem a ser mais ricos em gordura e açúcar, o que pode atrapalhar o alcance da meta glicêmica.
Filipa Sousa
Filipa Sousa
2025-07-18 10:27:56
Count answers : 19
0
Em excesso, as gorduras saturadas aumentam o risco de desenvolver dislipidemia. Assim, seu consumo deve ser bem restrito. As gorduras saturadas estão presente em alimentos como: manteiga, leite e laticínios integrais, toucinho, banha, carnes gordas e embutidos. A recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia quanto ao consumo de cada uma delas é Saturada: no máximo 10%. É importante reforçar que apesar das recomendações por órgãos competentes da saúde, você deve sempre buscar orientação médica para qualquer intervenção alimentar. Além disso, as gorduras têm o dobro de calorias que os carboidratos e as proteínas e essa conta é importante nas dietas de baixas calorias para promover o emagrecimento saudável. As gorduras de origem vegetal são muito mais saudáveis que as de origem animal. A recomendação da Organização Mundial da Saúde, é de que o consumo de gorduras seja de no máximo 30% da ingestão diária de calorias.
Rafael Marques
Rafael Marques
2025-07-11 18:58:50
Count answers : 20
0
O consumo excessivo de gordura saturada pode promover o aumento dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue — e também ganho de peso. Isso pode levar à aceleração de doenças como obesidade, diabetes, infarto, derrame, aterosclerose e pressão alta. As gorduras saturadas tendem a ser sólidas em temperatura ambiente, e estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e o entupimento de artérias. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças. Quando consumimos gordura saturada em grande quantidade, aumentam-se os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo, e isso pode levar ao entupimento das artérias (aterosclerose). Com isso, aumenta o risco de doenças cardíacas e AVC. Pode acarretar, por exemplo, a doença aterosclerótica, facilitando o aumento do peso e os riscos de AVC e doenças do coração. Por isso, para evitar e prevenir o aparecimento desses problemas, é preciso adotar hábitos saudáveis, como se alimentar bem, substituir gorduras saturadas pelas insaturadas, controlar as porções, falar com um profissional qualificado e praticar exercícios físicos regularmente.
William Borges
William Borges
2025-07-07 13:20:02
Count answers : 21
0
De vilã à mocinha, as gorduras consideradas do bem cumprem papéis importantes no organismo. A ordem, no entanto, é evitar, ao máximo, as gorduras consideradas nocivas, como as saturadas, encontradas em alimentos de origem animal. De fato, comer batata frita, hambúrguer ou outras guloseimas todos os dias não fará ninguém manter a boa forma, muito menos a saúde. Abusar das gorduras, principalmente as saturadas, está associado a doenças cardiovasculares e a inflamações. As gorduras saturadas são encontradas em alguns produtos de origem vegetal, além de carnes, embutidos, bacon, manteiga, queijos gordurosos e são relacionadas ao aumento de problemas cardíacos.
Hugo Leite
Hugo Leite
2025-06-26 21:07:33
Count answers : 23
0
O consumo excessivo de gordura saturada pode promover o aumento dos níveis de colesterol ruim, o LDL, no sangue e, também, ganho de peso. Isso pode levar à aceleração de doenças como obesidade, diabetes, infarto, derrame, aterosclerose e pressão alta. As gorduras saturadas tendem a ser sólidas em temperatura ambiente, e estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e o entupimento de artérias. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças. Pode acarretar, por exemplo, a doença aterosclerótica, facilitando o aumento do peso e os riscos de AVC e doenças do coração. A gordura saturada é um importante macronutriente para o funcionamento do nosso organismo, porém, quando consumida em grandes quantidades, passa a ser um problema. Quando consumimos gordura saturada em grande quantidade, aumentam-se os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo, e isso pode levar ao entupimento das artérias (aterosclerose). Com isso, aumenta o risco de doenças cardíacas e AVC. Por isso, para evitar e prevenir o aparecimento desses problemas, é preciso adotar hábitos saudáveis, como se alimentar bem, substituir gorduras saturadas pelas insaturadas, controlar as porções, falar com um profissional qualificado e praticar exercícios físicos regularmente.