Comer morangos todos os dias ajuda a proteger a saúde do coração, melhora o sistema cardiometabólico, além de diminuir o colesterol total e ruim, o estresse oxidativo, a resistência à insulina e a quantidade de açúcar no sangue.
Os cientistas destacam que uma dieta pobre em frutas está entre os principais fatores de risco cardiovascular e desenvolvimento de diabetes tipo 2.
O morango é uma fruta rica em vitaminas C, A, E, B5 e B6. Além disso, também é fonte de cálcio, potássio, ferro, selênio, magnésio e compostos fenólicos – que são antioxidantes.
Essas substâncias têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.
Também ajudam na imunidade e na prevenção da artrite reumatoide, de doenças cardiovasculares e das relacionadas ao envelhecimento.
Um dos trabalhos apresentados no simpósio, feito no Instituto de Tecnologia de Illinois, analisou 34 homens e mulheres com média de 53 anos que tinham hipercolesterolemia moderada.
O grupo foi acompanhado por quatro semanas e teve as taxas metabólicas medidas no período.
Os resultados apontaram que a função vascular dos voluntários melhorou de forma rápida – cerca de uma hora – após o consumo de morangos.
Os pesquisadores defendem que o morango seja consumido para prevenção do diabetes e de doenças cardiovasculares.
Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, destaca que vários estudos científicos que avaliaram especificamente o efeito do morango na saúde mostram que ele tem diferentes benefícios, além de ser uma rica fonte de fitoquímicos e vitaminas.
O morango tem sido classificado como uma fonte alimentar de polifenóis e, portanto, com capacidade antioxidante.
Quando falamos sob o aspecto da doença cardiovascular, o morango promove um aumento da vasodilatação e redução da pressão arterial.