:

Qual a melhor alimentação para quem tem gastrite crônica?

Gabriel Garcia
Gabriel Garcia
2025-07-23 19:50:17
Count answers : 11
0
Recomendo que a pessoa se alimente da forma mais natural possível, evitando alimentos irritantes para o estômago e também observando as suas reações individuais a determinados alimentos. Se tem gastrite, evite: Café, Chá mate, Chocolate, Refrigerante, Sal em excesso, Enlatados, Embutidos, Bebidas alcoólicas, Pimenta-do-reino, Leite e derivados, Frituras, Gorduras em excesso. O sal em excesso é um potente agressor do estômago, ou seja, alimentos demasiadamente salgados – além de enlatados e embutidos – são contraindicados. Prefira temperos naturais como cúrcuma e alecrim podem ajudar a reduzir a gastrite. Além disso, os vegetais como couve e repolho e fitoterápicos como aloe vera e espinheira-santa podem ajudar a evitar úlceras. A tolerância individual deve ser sempre respeitada.
Rui Fernandes
Rui Fernandes
2025-07-23 18:44:57
Count answers : 15
0
A banana é um dos alimentos mais recomendados para quem tem gastrite. Rica em fibras e pectina, ela ajuda a revestir o estômago e protege contra o ácido gástrico. Além disso, é fácil de digerir, o que reduz a irritação do estômago. A aveia é rica em fibras solúveis e ajuda a estabilizar o pH do estômago. A batata-doce é uma ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, o que significa que não sobrecarrega o estômago. Cenoura e abóbora são alimentos alcalinos, ajudando a balancear o ácido gástrico e evitando a sensação de acidez. Opte por refeições menores e frequentes: Comer em intervalos regulares evita a produção excessiva de ácido gástrico. Manter uma dieta equilibrada e focada em alimentos que ajudam a proteger o estômago é uma das melhores estratégias para controlar a gastrite. Embora esses alimentos sejam bons aliados, é fundamental que pacientes com gastrite busquem orientação de um médico ou nutricionista, que poderão indicar o plano alimentar mais adequado às necessidades individuais.
Cátia Ribeiro
Cátia Ribeiro
2025-07-23 17:55:16
Count answers : 8
0
É melhor evitar salsicha, linguiça, mortadela e bacon, que apresentam quantidades altas de sódio, gordura e aditivos químicos e provocam inflamações no organismo. A bebida tem efeito irritante sobre a mucosa gástrica, já que aumenta o tempo de esvaziamento gástrico. Ou seja, o alimento acaba ficando mais tempo no estômago. Quando o paciente tem crise aguda de gastrite, tem que cortar o álcool, para não provocar erosão e até sangramento do estômago. Como não existe um limite seguro, muitos especialistas recomendam a retirada completa das bebidas alcoólicas do cardápio.
Ricardo Pinto
Ricardo Pinto
2025-07-23 17:28:11
Count answers : 10
0
Para quem tem gastrite, a alimentação é um fator muito importante para o tratamento da doença. A hortelã e o alecrim são poderosos aliados para uma boa digestão, e assim diminuem a acidez do estômago. Laranja lima, banana verde, maçã, goiaba e mamão são frutas liberadas para quem tem gastrite, pois não são ácidas e, assim, não agridem o estômago. Para um efeito mais satisfatório, é recomendado consumir em forma de chá, 30 minutos antes das refeições. De acordo com a nutricionista Andréia Ceschin de Avelar, podem ser consumidas in natura ou em sucos, de quatro a cinco porções por dia. A aloe vera, erva também conhecida como babosa, possui poderosas propriedades cicatrizantes. Ou seja, além de não ser prejudicial ao estômago, ainda contribui na cura da ferida estomacal. Para isso, é recomendado ingerir 50ml de suco de aloe vera em jejum ou antes de dormir.