Quais são os piores alimentos para gastrite?
Vítor Brito
2025-08-31 07:18:57
Count answers
: 11
Os alimentos gordurosos exigem um tempo maior para serem metabolizados, retardando o esvaziamento do estômago. Em consequência disso, comprometem o funcionamento do processo digestivo. Além disso, ingerir frituras e outras gorduras em excesso irá sobrecarregar o órgão, causando aquela famosa sensação de queimação chamada de “azia” e o refluxo ácido.
Em função da sua acidez, as frutas cítricas podem desencadear dores abdominais em quem sofre de gastrite ou úlcera.
A intolerância à lactose é mais presente na população do que imaginamos, atingindo cerca de 75% das pessoas.
Além da azia, dor e queimação que provoca, a pimenta reduz a pressão do músculo localizado na parte inferior do esôfago, fazendo com que o ácido estomacal retorne e cause o refluxo gastroesofágico.
Embora seja um item considerado essencial para muitas pessoas, o café estimula a acidez do estômago.
O consumo de refrigerantes durante as refeições modifica o pH e compromete a atividade enzimática.
Além de azia e refluxo, a ingestão de álcool pode inflamar o revestimento do estômago, danificando algumas enzimas e impossibilitando que os nutrientes sejam absorvidos.
Para quem sofre com processos inflamatórios no intestino ou no estômago, o consumo de frutas vermelhas pode agravar essa irritação.
A mastigação de chicletes faz com que o estômago se prepare para receber o alimento, produzindo uma certa quantidade de ácido para a digestão.
Portanto, com a leitura deste post, você conheceu os alimentos que mais causam prejuízo ao estômago.
Além disso, o uso de cigarro e de alguns medicamentos, e o hábito de comer depressa também irritam o órgão e atrapalham a digestão.
Soraia Miranda
2025-08-21 23:01:25
Count answers
: 18
Evite frituras, prefira os alimentos cozidos, assados e grelhados.
O álcool é um potente irritante da mucosa gástrica que deve ser evitado.
Alimentos que devem ser Evitados: Frituras; Café, chá mate e preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas ou gasosas; Frutas ácidas como: laranja, maracujá, abacaxi e limão.
Pimenta, mostarda, catchup, molho Inglês, extrato de tomate, conservas em geral, orégano e Coentro;
Maionese ou Molhos Prontos; Alimentos enlatados e embutidos: salame, salsicha, presunto e carnes gordurosas;
Creme de Leite, manteiga, queijos gordurosos (amarelos);
Grãos em excesso (Feijão, Lentilha, Ervilha, Etc.) - são recomendados o consumo de uma vez por dia;
Chocolate e doces concentrados;
Pimenta vermelha, malagueta, pimenta preta e condimentos picantes;
Croissant, sonhos, folhados e produtos doces ricos em gordura.
O leite não deve ser consumido como um mecanismo de aliviar a dor e a queimação, pois ele estimula a produção de ácido gástrico o que poderá intensificar a dor.
Deve ser utilizado como forma integrante da alimentação;
Erica Alves
2025-08-14 08:14:57
Count answers
: 26
É melhor evitar salsicha, linguiça, mortadela e bacon, que apresentam quantidades altas de sódio, gordura e aditivos químicos e provocam inflamações no organismo, além de outras doenças, como hipertensão e até mesmo câncer.
A bebida tem efeito irritante sobre a mucosa gástrica, já que aumenta o tempo de esvaziamento gástrico.
Ou seja, o alimento acaba ficando mais tempo no estômago.
Quando o paciente tem crise aguda de gastrite, tem que cortar o álcool, para não provocar erosão e até sangramento do estômago.
Como não existe um limite seguro, muitos especialistas recomendam a retirada completa das bebidas alcoólicas do cardápio.
Tiago Sousa
2025-08-13 14:55:43
Count answers
: 12
Se tem gastrite, evite Café, Chá mate, Chocolate, Refrigerante, Sal em excesso, Enlatados, Embutidos, Bebidas alcoólicas, Pimenta-do-reino, Leite e derivados, Frituras, Gorduras em excesso. A pimenta-do-reino pode aumentar a secreção ácida no estômago, tendo efeito negativo no tratamento de gastrites e úlceras. Já o leite pode aliviar temporariamente os sintomas da gastrite, pois reduz a acidez estomacal. O sal em excesso é um potente agressor do estômago, ou seja, alimentos demasiadamente salgados – além de enlatados e embutidos – são contraindicados. As bebidas alcoólicas agridem diretamente as células estomacais, aumentando o estresse oxidativo.
Eva Pereira
2025-08-03 00:07:00
Count answers
: 19
A gastrite é caracterizada pelo aumento na produção do ácido gástrico, provocando lesões na parede do estômago, e a cafeína é uma substância altamente irritante para a mucosa.
O álcool é outra substância extremamente irritante para a mucosa estomacal.
Muitas pessoas que têm gastrite reclamam de dor ao consumir frutas cítricas, como laranja e limão.
Qualquer comida que tenha passado por algum processo de industrialização recebe substâncias que elevam o nível de acidez estomacal.
Pimenta, molho shoyu, catchup, mostarda e molhos prontos causam forte irritação para quem sofre com o distúrbio, podendo ocasionar dor e desconforto abdominal.
O alto teor de óleo absorvido pela fritura é nocivo para quem sofre desse mal, principalmente se o óleo for reutilizado.
Bebidas gaseificadas como o refrigerante, além de terem alto índice de açúcar e componentes químicos, podem piorar a irritação no estômago, provocando até refluxo gastroesofágico.
Neste caso, a restrição de alimentos que irritam a mucosa estomacal é fundamental.
Inclusive, qualquer alimento que possua acidez alta pode acarretar o agravamento de sintomas.
Enquanto mastigamos chicletes e balas, nosso estômago produz suco gástrico achando que receberá um alimento que não chega.
O hábito de consumir refrigerante deve ser retirado da rotina de quem está tratando a doença.
Gabriel Faria
2025-07-23 22:31:51
Count answers
: 23
O desconforto aparece, principalmente, na parte mais alta da barriga, na boca do estômago. Muitas pessoas, por desinformação sobre a doença, agravam os sintomas com uma alimentação inadequada e nem se dão conta do quanto certos tipos de comidas podem irritar a mucosa gástrica. Alguns alimentos favorecem a secreção de ácido gástrico e, por isso, devem ser ingeridos com cautela, pois agridem as paredes do estômago.
Produtos ricos em corantes e conservantes, como sucos em pó e salgadinhos, uma vez instalada a inflamação, esses condimentos tem um grande potencial de agravar ainda mais o quadro, pois causam a irritação da mucosa gástrica.
Frituras e embutidos, como os salgadinhos de festa, salsicha, salame e mortadela, o efeito dos embutidos está associado à quantidade de corantes e conservantes que esses alimentos contêm, causando irritação da parede do estômago.
Carnes vermelhas, o estômago é responsável apenas pela digestão de alimentos proteicos, como as carnes, induzindo ainda mais a liberação das enzimas digestivas e podendo agravar a inflamação.
Leite e seus derivados, como iogurte, manteiga, requeijão e queijos, o leite e seus derivados fazem parte dos alimentos proteicos, e a alteração digestiva é semelhante à das carnes.
Açúcar e doces, como bolos, biscoitos recheados, sorvete e balas, o açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico.
Condimentos fortes, como pimenta, temperos prontos, molho shoyu, catchup, mostarda, ninguém em sã consciência colocaria uma gota de pimenta em uma ferida exposta, não é mesmo?
Cafeína, presente no café, nos chás preto e mate e nos refrigerantes à base de cola, esta substância é um potente irritante gástrico e deve ser evitada durante o tratamento da gastrite.
Frutas cítricas, como laranja, mexerica, limão, maracujá, abacaxi e kiwi, o teor de acidez das frutas cítricas pode agravar a lesão gástrica e causar dor.
Bebidas alcoólicas, o álcool também é extremamente agressivo à mucosa estomacal, ele pode causar e/ou agravar um estado de inflamação.
Marcos Vieira
2025-07-23 18:35:51
Count answers
: 24
Frutas cítricas Laranja, limão, abacaxi e kiwi são alimentos que devem ficar distantes de quem sofre gastrite.
É que a acidez deles pode piorar a lesão gástrica e ocasionar ainda mais dor ao indivíduo.
Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença.
A cafeína é um veneno para quem tem gastrite.
Leite e seus derivados, como manteiga, iogurte, queijos e requeijão fazem parte dos proteicos.
A ingestão, inclusive, jamais deve ser usada como uma forma de melhorar a dor de estômago, já que ocorrerá uma melhora imediata no momento em que o alimento chega ao estomago, mas a piora da gastrite vem logo depois.
O estômago tem a responsabilidade somente pela digestão de alimentos proteicos, como as carnes, o que induz ainda mais a liberação de enzimas digestivas, e pode piorar a inflamação.
Vale citar que, além das proteínas, as gorduras que encontramos em certos cortes de carne, como a picanha, por exemplo, tornam a digestão mais devagar, deixando o alimento no estômago por um maior período.
Portanto, fique longe destes alimentos se você sofre com gastrite.
Read also
- Qual a melhor alimentação para quem tem gastrite crônica?
- Como montar um cardápio para quem tem gastrite?
- O que é bom comer de manhã para gastrite?
- O que substitui o pão para quem tem gastrite?
- Qual suco é bom para gastrite?
- Como cozinhar carne para quem tem gastrite?
- Qual sobremesa pode comer quem tem gastrite?
- O que posso comer no lugar do pão no café da manhã?
- Quais os melhores sucos para quem tem gastrite?