O endocrinologista é capaz de tratar várias doenças relacionadas às glândulas endócrinas.
Além de ser especializado em doenças nas quais os hormônios estão sendo produzidos em excesso ou em quantidade insuficiente, ele também cuida de quadros como obesidade e alterações das taxas de gordura no sangue.
O endocrinologista pode acompanhar condições como diabetes, doenças da tireoide, osteoporose e osteopenia, obesidade, baixo peso, Gorduras altas no sangue, alterações do crescimento, desenvolvimento adiantado ou atrasado das mamas e dos pelos pubianos, excesso de pelos no corpo, menopausa e andropausa, alterações da hipófise e doenças das glândulas suprarrenais.
Sim, o endocrinologista pode ajudar no emagrecimento.
Inclusive, o ideal é que todas as pessoas com excesso de peso consultem um endocrinologista antes de procurarem outros profissionais de saúde.
Isso porque há alguns casos em que a obesidade é resultado de alterações hormonais.
O paciente pode ter síndrome metabólica ou apresentar outras doenças endócrinas que devem ser avaliadas por um endocrinologista antes que se inicie qualquer abordagem ou tratamento.
A primeira consulta com um endocrinologista é utilizada, principalmente, para o médico entender quem é o paciente.
É comum que o especialista faça perguntas sobre o histórico de saúde do indivíduo e da sua família, medicamentos de rotina e eventuais queixas.
Além disso, o endocrinologista pode fazer um exame físico para avaliar os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a pele, o cabelo, a boca e os dentes.
Existe a possibilidade de consultar um endocrinologista online.
No entanto, é importante que, em casos de doenças crônicas, sejam realizadas consultas presenciais regulares para que o médico avalie detalhadamente as condições clínicas do paciente.
Além disso, durante o atendimento remoto, o indivíduo deve ter alguns dados pessoais em mente, como alterações da menstruação e idade da menopausa no caso das mulheres, vida sexual, se a vacinação está em dia, medida do peso e altura, quais medicações está tomando e por qual motivo.
Além disso, é recomendado ter em mãos exames já realizados.
Para que a teleconsulta ocorra da melhor maneira, vale se preparar e seguir alguns passos.
Checar se a rede Wi-Fi está com um bom sinal, testar a câmera e o microfone do aparelho utilizado, escolher um ambiente privativo, silencioso e com boa iluminação.