:

É normal ter compulsão alimentar na TPM?

Joana Matos
Joana Matos
2025-08-14 03:01:28
Count answers : 15
0
Essa fome insaciável é totalmente normal, e na verdade se resume ao nosso instinto primitivo. Durante a ovulação (cerca de 12 a 16 dias antes do seu período), seu corpo está se preparando para uma possível gravidez. E, por isso, ele quer ser abastecido e estar pronto no caso de uma gravidez ocorrer, então os hormônios estarão em alta durante esse momento – estrogênio e progesterona que desencadeiam uma resposta de fome, dizendo ao seu corpo para obter algum alimento. Além disso, a taxa metabólica basal do seu corpo acelera antes e durante o início do período para alimentar o processo de menstruação. Até 15% mais calorias são consumidas (cerca de 100 a 300 calorias por dia), o que também pode fazer você se sentir mais faminta. A fome hormonal também pode ser uma reação a nós mesmos negando-nos comida neste período. Se anteciparmos dizer não às coisas boas, porque sabemos que teremos fome, ilogicamente o corpo realmente torna o instinto de fome ainda mais forte. Também devemos considerar que, embora todas as mulheres possam experimentar essa fome alimentada com progesterona e estrogênio, as mulheres com riscos genéticos para distúrbios alimentares são mais vulneráveis ​​a alimentos “emocionais” ou comportamentos “compulsivos” durante seu ciclo menstrual. Esses hormônios realmente ativam e desativam os genes, então, quando há um aumento nos hormônios após a ovulação, os genes de risco para distúrbios alimentares são mais propensos a ser ativados.
Henrique Vieira
Henrique Vieira
2025-08-08 07:59:01
Count answers : 18
0
A tensão pré-menstrual atinge cerca de 80% das mulheres no período reprodutivo. Inchaço, vontade de comer compulsivamente, mudança do estado de humor e dores no abdômen, são alguns dos sintomas responsáveis por diminuir a qualidade de vida do sexo feminino. A alimentação saudável pode ser um ótimo aliado para você controlar a sua TPM. A irritação, compulsão e ansiedade estão relacionadas a redução da produção de serotonina no organismo da mulher e ao aumento do cortisol, o hormônio do estresse. O que acaba levando ao maior consumo de carboidratos e doces durante esse período. As fibras presentes nesses alimentos serão benéficas ao seu intestino, além de proporcionar maior saciedade, essencial para controlar aqueles momentos de compulsão alimentar.
Rafael Paiva
Rafael Paiva
2025-07-25 08:22:00
Count answers : 21
0
Existe mais de um tipo de síndrome pré-menstrual, e entre elas está a movida à compulsão. Quem cede aos desejos alimentares e se empanturra com guloseimas como o chocolate corre o risco de ver o ponteiro da balança subir. Para evitar o transtorno, é fundamental ter autocontrole e elaborar estratégias a fim de reduzir a quantidade consumida. Para evitar o transtorno, é fundamental ter autocontrole e elaborar estratégias a fim de reduzir a quantidade consumida. Evite fique mais de três horas sem comer. É que a baixa concentração de glicose prejudica a produção de serotonina, a precursora da boa disposição. Aí, a compulsão dá as caras.
Diogo Valente
Diogo Valente
2025-07-25 04:20:56
Count answers : 17
0
Sentir aquela fome descontrolada na tensão pré-menstrual não é lenda. Neste período, a compulsão por comida realmente aumenta. Isso acontece porque o corpo perde ou deixa de produzir alguns nutrientes essenciais e, na ânsia de recuperá-los, sentimos mais fome. O apetite aumenta, principalmente por aqueles alimentos que contêm os nutrientes que estão em falta no organismo. Quando estamos perto de menstruar, passamos por diversas alterações hormonais. É por isso que, na TPM, comer traz uma sensação reconfortante. De certa forma, estamos repondo aqueles nutrientes que nos fazem falta.
Rui Neto
Rui Neto
2025-07-25 03:50:43
Count answers : 22
0
A compulsão por doces na TPM tem explicação. Devido à queda da serotonina no período pré-menstrual, é comum aumentar o desejo por doces e carboidratos. É aquele tipo de comida que nos dá uma sensação de conforto, quase um abraço. Surgem síntomas como fadiga, dores de cabeça, tremores, tonturas, oscilações de humor, ansiedade, depressão e compulsão alimentar. A compulsão não é algo simples de controlar, mas tente seguir essas dicas para passar por esses dias com menos turbulência e mais saúde.