:

Como diminuir a fome no período menstrual?

Érika Martins
Érika Martins
2025-08-31 22:35:35
Count answers : 9
0
É normal que durante ou após o período menstrual a mulher sinta maior desejo por alguns alimentos. Isto acontece porque os níveis de progesterona, uma hormona que atinge o seu pico imediatamente antes da menstruação, está associada a um aumento do apetite. Além disso, se o seu humor não está no seu melhor, poderá sentir a necessidade de recorrer a “comida de conforto”, o que nem sempre se traduz nas opções mais saudáveis. Conheça dez elementos que a podem ajudar. Regra geral, não deve eliminar a comida de que mais gosta, mas não se esqueça: a chave está na moderação. Além da ingestão de água, também o chá de menta pode atenuar os sintomas da síndrome pré-menstrual, também evite alimentos muito processados e ricos em sódio, como as refeições pré-cozinhadas e fast-food. O consumo de açúcar pode levar a grande oscilação dos nossos níveis de energia. Há alimentos que pelo seu perfil nutricional podem ser vantajosos durante estes períodos   Devemos garantir uma boa hidratação todos os dias, mas apostar na ingestão de líquidos assume especial importância durante a menstruação. A hidratação reduz o risco de ter dores de cabeça, um sintoma comum nesta fase do mês. O consumo de álcool pode ter inúmeros efeitos negativos, podendo inclusivamente exacerbar alguns dos sintomas incómodos associados à menstruação. Aliado a isso, pode causar dores de cabeça. Se tende a sentir-se mal humorada, depressiva ou ansiosa durante o período menstrual, não exagere no açúcar. Pode levar a grande oscilação dos nossos níveis de energia - primeiro sentimo-nos muito energéticos, mas depois esses níveis de energia caem repentinamente, o que poderá afetar o nosso humor. A cafeína pode provocar retenção de líquidos e inchaço, contudo, a sua abstinência também pode causar dores de cabeça. Se tem o hábito de beber algumas chávenas de café por dia, não corte completamente o seu consumo. O consumo exagerado de carne vermelha pode estar associado a níveis elevados de prostaglandina que podem favorecer cãibras durante a menstruação. A carne vermelha é rica em ferro, mas pode estar associado a níveis elevados de prostaglandina que podem favorecer cãibras durante a menstruação. A carne vermelha é rica em ferro mas evite o consumo exagerado de carne vermelha porque pode estar associado a níveis elevados de prostaglandina que podem favorecer cãibras durante a menstruação.
Catarina Vaz
Catarina Vaz
2025-08-28 22:32:33
Count answers : 23
0
Ficar atentos ao que nosso corpo está pedindo. Se você está lidando com uma fome incontrolável neste período, mas sabe que você comeu apenas uma hora atrás, tente esperar 20 minutos antes de comer de novo – a fome pode passar. Senão, não se prive, mas procure alimentos que possam nutri-la ao invés de só “enche-la”. Tente fracionar “aquela caixa de chocolates” em pequenas porções, ou divida-a com outras pessoas. Procurar restringir drasticamente a alimentação podem torná-lo pior, então, se você perceber que você está constantemente visitando a cozinha, tente comer algo nutritivo e gostoso, mas de forma moderada.
Artur Loureiro
Artur Loureiro
2025-08-15 14:16:52
Count answers : 27
0
Acompanhe o post para saber mais. Existem algumas estratégias nutricionais/alimentares que utilizamos para a redução dos episódios de compulsão alimentar que ocorrem na fase lútea. Além disso, em algumas mulheres torna-se necessário, também, o tratamento medicamentoso. O estradiol age diretamente no centro do apetite, reduzindo a fome, que é menor nessa fase do ciclo. Com níveis máximos de progesterona e baixos de estradiol próximos da menstruação, o apetite aumenta, e temos preferência por doces e alimentos gordurosos.
Jorge Campos
Jorge Campos
2025-08-13 08:58:01
Count answers : 22
0
É possível diminuir a fome no período menstrual aumentando os níveis de serotonina. Isso consegue ser feito com atividade física, exposição à luz solar durante alguns minutos por dia e até sorrindo – seja fazendo algo como assistir a um filme e ficar com boas companhias. Manter a alimentação saudável, sobretudo durante a TPM, uma vez que o organismo feminino precisa de um aporte maior de alguns nutrientes, como magnésio, Complexo B, zinco e vitamina C – que ajudam na formação do triptofano e da serotonina, os quais, se em maior quantidade, amenizam o desejo por doce. Além disso, é possível adaptar o paladar para os chocolates meio amargo/amargos, que são ricos em magnésio, ou usar canela para trazer um pouco mais de dulçor para algumas frutas. Uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e fontes de gordura boa, como castanhas e azeite, agem contra a inflamação e fornecem todos os nutrientes necessários para a formação da serotonina que está baixa nessa fase.
Filipa Lopes
Filipa Lopes
2025-08-02 17:51:50
Count answers : 22
0
Isso acontece porque o corpo perde ou deixa de produzir alguns nutrientes essenciais e, na ânsia de recuperá-los, sentimos mais fome. Para produzi-la, o organismo precisa de uma substância chamada triptofano, que é encontrada em alimentos como o chocolate, a banana e o queijo. Além do triptofano, outros nutrientes escassos no período pré-menstrual são o magnésio, o cálcio e o ferro - que são encontrados nas carnes, no leite, em sementes e no ovo. Dica: a banana é uma fruta rica em vitamina B6, triptofano e magnésio. Substitua as sobremesas por uma banana polvilhada com canela, para regular os níveis de açúcar do sangue e ficar de bem com a vida. Deixe de lado os alimentos muito gordurosos e fique com aqueles mais saudáveis.
Yara Rocha
Yara Rocha
2025-07-25 08:33:03
Count answers : 10
0
Durante a síndrome pré menstrual, a mulher tende a consumir mais calorias, principalmente as encontradas em carboidratos refinados – açúcar, doces, pães, massas e gordura -, além do consumo de bebida alcoólica. No entanto, pode ocorrer a elevação do percentual de gordura corporal. É muito importante evitar muitas horas em jejum, assim impede-se a hipoglicemia e a vontade de consumir alimentos doces. Evitar o consumo de açúcar e sal em excesso, álcool, carne vermelha gordurosa e frituras, certamente irão ajudar para o corpo não inchar. Nesta etapa alguns alimentos podem ser consumidos para amenizar os sintomas da TPM: Frutas e legumes com cores vermelhas e alaranjadas como: cenoura, abóbora, tomate, morango, melancia, laranja, tangerina; Espinafre, brócolis e couve-manteiga; Banana; Oleaginosas como nozes, amêndoas, castanha do Pará; Aveia; Leite e derivados magros; Semente de abóbora e girassol; Chocolate 70% cacau; Peixes.