É normal que durante ou após o período menstrual a mulher sinta maior desejo por alguns alimentos. Isto acontece porque os níveis de progesterona, uma hormona que atinge o seu pico imediatamente antes da menstruação, está associada a um aumento do apetite. Além disso, se o seu humor não está no seu melhor, poderá sentir a necessidade de recorrer a “comida de conforto”, o que nem sempre se traduz nas opções mais saudáveis. Conheça dez elementos que a podem ajudar. Regra geral, não deve eliminar a comida de que mais gosta, mas não se esqueça: a chave está na moderação.
Além da ingestão de água, também o chá de menta pode atenuar os sintomas da síndrome pré-menstrual, também evite alimentos muito processados e ricos em sódio, como as refeições pré-cozinhadas e fast-food. O consumo de açúcar pode levar a grande oscilação dos nossos níveis de energia.
Há alimentos que pelo seu perfil nutricional podem ser vantajosos durante estes períodos Devemos garantir uma boa hidratação todos os dias, mas apostar na ingestão de líquidos assume especial importância durante a menstruação. A hidratação reduz o risco de ter dores de cabeça, um sintoma comum nesta fase do mês. O consumo de álcool pode ter inúmeros efeitos negativos, podendo inclusivamente exacerbar alguns dos sintomas incómodos associados à menstruação.
Aliado a isso, pode causar dores de cabeça. Se tende a sentir-se mal humorada, depressiva ou ansiosa durante o período menstrual, não exagere no açúcar.
Pode levar a grande oscilação dos nossos níveis de energia - primeiro sentimo-nos muito energéticos, mas depois esses níveis de energia caem repentinamente, o que poderá afetar o nosso humor. A cafeína pode provocar retenção de líquidos e inchaço, contudo, a sua abstinência também pode causar dores de cabeça. Se tem o hábito de beber algumas chávenas de café por dia, não corte completamente o seu consumo.
O consumo exagerado de carne vermelha pode estar associado a níveis elevados de prostaglandina que podem favorecer cãibras durante a menstruação. A carne vermelha é rica em ferro, mas pode estar associado a níveis elevados de prostaglandina que podem favorecer cãibras durante a menstruação. A carne vermelha é rica em ferro mas evite o consumo exagerado de carne vermelha porque pode estar associado a níveis elevados de prostaglandina que podem favorecer cãibras durante a menstruação.