:

A menstruação gasta mais calorias?

Fabiana Maia
Fabiana Maia
2025-08-30 23:59:06
Count answers : 27
0
A ciência comprovou que nessa fase, há uma tendência a abusar nas calorias, em comparação a outras fases do ciclo. Um estudo publicado no periódico The Journal of Clinical Endocrinology And Metabolism revelou que a ativação cerebral em resposta a sugestões alimentares varia nas diferentes fases da menstruação, prevendo escolhas mais calóricas. As pesquisas mostraram um aumento médio de 250 calorias na dieta, podendo ultrapassar até 500 calorias, diariamente. Se não houver cuidado com os hábitos alimentares, o ganho de peso é quase certo. Foi comprovado que, nessa fase, há uma tendência a abusar nas calorias, em comparação a outras fases do ciclo.
Raquel Cardoso
Raquel Cardoso
2025-08-24 11:43:31
Count answers : 22
0
Isso porque, na maior parte das vezes, essa variação no padrão alimentar é muito pequena para causar um real dano ao processo de emagrecimento. Nesse sentido, as mulheres tendem a consumir entre 100 e 200 calorias a mais nesse período. Porém, esse valor energético é compensado pelo metabolismo que age até 10% mais rápido em comparação com o restante do tempo. Em contrapartida, na fase ovulatória há uma melhora geral no desempenho físico. Visto que nesse momento a mulher apresenta maior força física, velocidade e resistência. Já no período pré-menstrual, acontece um aumento na resistência física e velocidade. Cada fase do ciclo menstrual causa algumas mudanças fisiológicas no corpo da mulher que podem interferir no seu rendimento esportivo. Por exemplo, durante a fase menstrual é normal que aspectos como a força, diminuam. O ciclo menstrual ocasiona diversas oscilações nos níveis hormonais das mulheres, o que pode influenciar no emagrecimento e na performance da atividade física. Como as mulheres podem manter o rendimento físico? Como você pode ver, as oscilações hormonais interferem mais no rendimento das atividades esportivas do que nos processos de emagrecimento. O mais importante aqui é manter o corpo em movimento e cuidar da sua saúde! Por isso, o mais importante é conseguir desenvolver estratégias de atividade física que acompanhem essas mudanças. E para isso, o ideal é você ter um acompanhamento profissional. Dessa forma será possível estipular metas e objetivos que sejam possíveis ao longo do ciclo menstrual. Embora pareça que o aumento da vontade de comer doces ou outros alimentos calóricos durante a TPM ou na menstruação possa atrapalhar no emagrecimento, isso pode ser um equívoco. Por exemplo, durante certa altura do ciclo as mulheres podem sentir um desejo muito maior de consumir alimentos doces e ricos em calorias. Ou ainda, podem sentir uma queda do desempenho durante o período menstrual. Por isso, é muito importante que as mulheres tenham estratégias diferentes para serem encaixadas ao longo do seu ciclo menstrual.
Juliana Andrade
Juliana Andrade
2025-08-21 11:02:52
Count answers : 20
0
A mulher consome de 100 a 200 calorias a mais por dia. Para compensar, o metabolismo pode aumentar em até 11%. Em outras palavras, o corpo da mulher tenta manter o equilíbrio entre o consumo e a queima de calorias. Portanto, nada mais natural do que sentir mais fome que o normal, e até aí está tudo bem. Mas, infelizmente o cenário pode ficar um pouco mais crítico. Durante esse período do ciclo, o corpo perde ou deixa de produzir alguns nutrientes essenciais e algumas mulheres apresentam deficiência de elementos importantes como cálcio, magnésio e vitamina B6. O resultado prático e evidente é: bem menos humor e muito mais vontade de consumir doces. Se o problema é comer, a solução também vem justamente pela boca. Um profissional de nutrição pode identificar e ajudar você a suprir essas deficiências, além de também indicar alimentos específicos que amenizam bastante a sua vontade exagerada de comer doce. Você pode inclusive acrescentar no seu cardápio já no seu próximo período de tensão pré-menstrual. – Vegetais verde-escuros – couve, brócolis, rúcula, espinafre, agrião. – Aveia – Sementes – semente de abóbora e de girassol, gergelim, chia, linhaça. – Oleaginosas – castanha de caju, castanha-do-Pará, noz, amêndoa. A Dra. Erika Valiati, Nutricionista e sócia-proprietária do Instituto de Saúde Geranium, tem uma dica valiosa. Segundo ela, o importante é sempre simplificar a introdução desses itens naturalmente no seu dia a dia. Por exemplo, acrescente os ingredientes com propriedades “anti-TPM” nas suas saladas, frutas, sucos, vitaminas, iogurte e nos seus lanches, desjejuns e refeições ao longo de todo o dia. A importância do diagnóstico e acompanhamento da Nutricionista. Se você adotar essas práticas alimentares já no próximo período menstrual, é bem possível que já comece a reduzir seus sintomas de TPM, em especial a tal ansiedade por doces. Mas para um diagnóstico e dieta completos, que podem melhorar sua alimentação e metabolismo não só por conta da menstruação, são necessários uma consulta, orientações e o acompanhamento de uma profissional de Nutrição. Portanto, agende logo sua consulta aqui no Instituto Geranium com a Dra. Erika Valiati. Você vai ver como uma alimentação equilibrada e adequada para você vai mudar sua vida. E não só uma vez por mês.
Andreia Ferreira
Andreia Ferreira
2025-08-08 11:08:31
Count answers : 13
0
Na fase folicular a taxa metabólica basal vai estar mais baixa, ou seja, você estará gastando menos calorias e seu apetite estará menor. Na fase ovulatória o metabolismo aumenta, logo o gasto calórico fica maior e a fome também. Mas não se engane, o gasto calórico aumenta apenas poucas calorias, então continue se alimentando bem e de forma consciente. Na fase lútea estudos citam aumento de 7% no metabolismo basal, ou seja, maior gasto calórico. Nessa fase seu corpo gasta 18% de calorias para digerir os alimentos. E como já percebemos um corpo que gasta mais calorias sente mais fome. Tome bastante cuidado com a dieta nessa fase, pois é nela também que haverá uma queda da serotonina e que acontece a famosa TPM. Na fase lútea você perceberá seu corpo mais inchado e o seu peso na balança próximo do final dessa fase pode oscilar em alguns quilos. Não se desespere, tudo voltará ao normal em breve.
Yara Barbosa
Yara Barbosa
2025-08-04 03:52:38
Count answers : 19
0
Estudos apontam que nos dias que precedem a menstruação são consumidas de 100 a 200 calorias a mais, mas elas são compensadas pelo metabolismo, que age de 5 a 10% mais rápido. Ou seja, há um equilíbrio. No entanto, essa mudança esporádica de hábito alimentar provoca mudanças pequenas e temporárias no peso, de acordo com os Vigilantes do Peso. Para quem se preocupa com o velho hábito de "beliscar" o dia inteiro, especialmente na época da TPM, o Vigilantes do Peso afirma que não há estudos que comprovem que isso afeta o consumo calórico na época da menstruação. Muitas mulheres tendem a comer mais no período que antecede a menstruação, devido à TPM, e algumas comem mais durante a própria menstruação pela oscilação hormonal.
Micael Miranda
Micael Miranda
2025-07-25 05:12:26
Count answers : 15
0
A menstruação gasta mais calorias porque na maior parte das vezes, essa variação no padrão alimentar é muito pequena para causar um real dano ao processo de emagrecimento. As mulheres tendem a consumir entre 100 e 200 calorias a mais nesse período. Porém, esse valor energético é compensado pelo metabolismo que age até 10% mais rápido em comparação com o restante do tempo. Isso porque na maior parte das vezes a variação no padrão alimentar é muito pequena para causar um real dano ao processo de emagrecimento. Nesse sentido as mulheres tendem a consumir entre 100 e 200 calorias a mais nesse período. As oscilações hormonais interferem mais no rendimento das atividades esportivas do que nos processos de emagrecimento. E para isso o ideal é você ter um acompanhamento profissional. Dessa forma será possível estipular metas e objetivos que sejam possíveis ao longo do ciclo menstrual. Além disso é importante também compreender que é normal ter oscilações no seu rendimento esportivo. O mais importante aqui é manter o corpo em movimento e cuidar da sua saúde.