:

Porque quando está menstruada dá vontade de comer doce?

Íris Barros
Íris Barros
2025-07-25 09:37:49
Count answers : 12
0
Durante o seu período menstrual, você tem aquela vontade excessiva de comer guloseimas, doces e chocolate. Considerado um sintoma da TPM, esse desejo intenso de doce pode começar uma ou duas semanas antes da menstruação e é gerado por conta de alterações hormonais. De acordo com a Dra. Flávia do Vale, as mudanças nos níveis de hormônios como o estrogênio e a progesterona podem provocar desejos por alimentos ricos em carboidratos e doces antes da menstruação. Essas mudanças podem causar uma queda nos níveis de açúcar no sangue, o que faz com que o cérebro envie sinais para reabastecer o açúcar e, por isso, ocorrem os desejos. No momento que antecede a menstruação, os níveis de serotonina também tendem a cair, o que representa outro fator para o surgimento da vontade de comer doce. Geralmente, as mulheres que sofrem com a TPM têm serotonina mais baixa do que o ideal. Esses níveis baixos podem causar desejos de açúcar e carboidratos, porque a insulina é necessária para 'desviar' a serotonina do intestino para o cérebro.
Santiago Cunha
Santiago Cunha
2025-07-25 09:24:46
Count answers : 13
0
A especialista em alimentação explica que, durante a TPM – normalmente entre 5 e 10 dias antes da menstruação –, o organismo da mulher diminui a produção de hormônios, principalmente o estrogênio. Depois, consequentemente, uma área no nosso cérebro, chamada ‘hipotálamo’, diminui a liberação de serotonina, nosso hormônio do bem-estar, provocando alterações físicas, emocionais e comportamentais. O corpo feminino, então, busca formas de “compensar” a queda da serotonina, ou seja: tentar encontrar o que estimulará a produção. Uma das alternativas é o consumo de carboidratos, visto que, na sua metabolização, acontece uma reação que aumenta o triptofano, o qual, por sua vez, é um percursor da serotonina. Daí, a maior vontade de comer doces (ricos em carboidratos). É supernormal sim, essa vontade é resultado, principalmente, da queda da serotonina, que, além de ser responsável pelo nosso bem-estar, regula nosso apetite. A queda da serotonina regula o apetite, então com a perda dela o apetite aumenta. A serotonina é um neurotransmissor com importante papel na regulação do humor e do apetite, sua redução então pode causar também uma vontade maior de comer. Assim, a mulher tende a buscar mais carboidratos e doces, visto que a serotonina aumenta quando ingerimos carboidratos.
Sebastião Mota
Sebastião Mota
2025-07-25 04:39:00
Count answers : 12
0
A vontade por doces ocorre devido a uma ligeira queda nos níveis de magnésio que desperta a necessidade de consumir alimentos que reponham ou estimulem a produção do mineral. O magnésio é um mineral que flutua e suas concentrações variam ao longo do ciclo menstrual. Durante a chamada “fase lútea” – a última fase do ciclo – essa flutuação é menor, e é quando ocorre a queda. O magnésio também está envolvido na atividade da serotonina, por isso que ele também contribui nessa vontade de comer doces. O doce a base de cacau consegue, além de repor o magnésio, agir como um antidepressivo, já que possui a serotonina, molécula biológica neurotransmissora conhecida como o hormônio da felicidade. Ou seja, a sensação de prazer e alívio ao comer um chocolatinho na TPM é clinicamente real. É interessante não abusar dos doces neste período e tentar suprir essa vontade com outros alimentos que são ricos em triptofanos, que ajudam a aumentar esses níveis de serotoninas. Banana, leite e derivados, se quiser chocolates, optar pelos mais amargos, que terão um teor maior de cacau. Nozes, amêndoas, castanhas no geral, e também aumentar o consumo de verduras e vegetais, principalmente os com folhas verdes escuras – elas têm um nível maior de magnésio e ajudam melhorar esses sintomas.