Como podemos evitar os aditivos químicos alimentares?

André Batista
2025-07-26 08:04:44
Count answers
: 12
Para proteger sua saúde dos riscos associados ao consumo de aditivos químicos alimentares, não tem segredo: é preciso desembalar menos e descascar mais!
Ou seja, evitar alimentos ultraprocessados e dar preferência aos naturais.
Existem, sim, opções de refeições prontas e 100% livres de aditivos químicos.
Seja cozinhando, seja apostando nas refeições prontas e saudáveis, o importante é evitar os aditivos químicos na alimentação.
Afinal, além de não terem nenhuma relevância nutritiva, eles causam diversos malefícios quando consumidos em excesso.

Mia Lourenço
2025-07-26 07:18:40
Count answers
: 13
Para garantir uma alimentação saudável, longe de aditivos, opte por alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes em vez dos super processados ou industrializados.
Os alimentos embalados por recipientes de plástico são contaminados por diversos tipos de bisfenol, que são disruptores endócrinos mesmo em baixas doses.
A ingestão de disruptores endócrinos está associada aos desenvolvimento de diabetes, síndrome do ovário policístico, câncer, infertilidade, doenças cardíacas, fibromas uterinos, abortos, endometriose, déficit de atenção, entre outras doenças.
Alguns aditivos são adicionados especificamente para enriquecer alguns alimentos com nutrientes, porém, os presentes nos alimentos processados são considerados “aditivos cosméticos”.
Os aditivos cosméticos são desnecessários e apenas usados para tornar os alimentos mais atraentes.

Yara Campos
2025-07-26 06:51:47
Count answers
: 11
Pode sim, pode voltar a comer comida de verdade, arroz, feijão, todos os tipos de cereais e leguminosas, carnes, frutas, verduras, legumes, raízes, cogumelos.
Além de não terem esses aditivos, os alimentos naturais irão te fornecer vitaminas, fibras, compostos bioativos e minerais que ajudam na proteção contra estas substâncias.
Assim você poderá consumir algumas porcarias de vez em quando.