Pode fazer academia assim que almoçar.
Tendo em conta este exemplo, podemos dizer que sim, é bom fazer exercício depois de comer, mas em quantidades muito moderadas e tendo dado tempo suficiente para passar para evitar indigestão.
Em vez disso, se você se exercitar depois de comer, os níveis de açúcar já estabilizaram e o corpo não sofrerá esse efeito surpresa.
Quando exposto ao esforço físico, o corpo entra em um processo catabólico no qual as reservas de energia são esgotadas, as fibras musculares são destruídas e os níveis de água caem.
O corpo ficará muito mais receptivo após o treino, e terá maior capacidade de absorção de nutrientes nos momentos após o exercício físico.
Essa capacidade é notavelmente menor antes do treinamento, de modo que, do ponto de vista nutricional, é melhor comer após o treino ou, pelo menos, fazê-lo principalmente após a conclusão das rotinas.
É melhor comer depois como regra geral, embora para realizar o rotinas mais extenuantes ou que exijam um esforço físico notável, é importante comer algum alimento capaz de dar ao corpo o que ele precisa para enfrentar o esforço que ele está prestes a fazer.
Embora em certos casos se recomende a ingestão de alimentos antes do treino, normalmente é aconselhável comer depois para atender as necessidades do corpo devido ao desgaste causado pelas rotinas.
E vale lembrar que é tão importante que o corpo consiga manter um nível constante nas rotinas quanto dar ao corpo os nutrientes que ele precisa executar adequadamente, pois os exercícios serão parcialmente improdutivos se o corpo não estiver em condições de satisfazer as demandas que a atividade exige.
Justamente por isso é importante manter a hidratação durante o exercício e se alimentar de forma saudável após completar as rotinas, pois é necessário terminar o estado catabólico para iniciar um processo de recuperação.
Isso ajuda o atleta a ter um desempenho ainda acima de suas próprias expectativas, fazendo com que qualquer atividade possa ser realizada dando tudo por tudo.
Mas e os exercícios aeróbicos? É bom fazer exercício antes de comer ou é preferível que o façamos depois?
Neste caso, as coisas mudam um pouco.
Nesses casos, o ideal é comer um rico em nutrientes meia hora antes de começar a treinar (a banana é ideal) para que o corpo tenha a energia necessária para treinar ao mais alto nível desde o início.