:

Quais são os 8 pilares do yoga?

Irina Monteiro
Irina Monteiro
2025-08-24 05:06:11
Count answers : 21
0
Patañjali descreve o Yoga como sendo um sistema composto por 8 partes, denominada em sânscrito “Ashtanga-Yoga”. De acordo com Patañjali , para conseguir a libertação, um iogue, sob a orientação de um mestre, passa por oito estágios: comportamento disciplinado (iama), autopurificação (niiama), posturas corporais (asana), controle da respiração (pranayama), controle dos sentidos (pratiahara), concentração da mente sobre um objeto escolhido (dharana), meditação (dhiana). O oitavo estágio, chamado samadhi, é de concentração no qual o iogue compreende que sua alma é pura, livre e vazia. Os oito passos: YAMA (prescrições morais) NIYAMA (prescrições éticas) ASANAS ou posições psicofísicas. PRANAYAMA ou expansão (ayama) da força vital (prána) através de exercícios respiratórios. PRATYAHARA ou abstração dos sentidos externos. DHARANA (concentração mental) DHYANA (meditação) SAMADHI ou estado de hiperconsciência, absorção.
Madalena Faria
Madalena Faria
2025-08-19 02:57:48
Count answers : 18
0
Os 8 Pilares do Yoga são: Yama, Niyama, Asana, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi. Yama e Niyama são a base moral e conduta ética para eliminar perturbações mentais e emocionais, alcançando domínio sobre a natureza humana, e preparação para práticas avançadas do yoga. Yama são as abstenções, que incluem Ahimsa, Satya, Asteya, Brahmacharya e Aparigraha, enquanto Niyama são as observâncias, que incluem Saucha, Santosha, Tapas, Svadhyaya e Ishvara Pranidhana. Além disso, os pilares incluem Asana, que é a postura psicofísica para equilíbrio através do veículo físico, Pranayama, que é o controle da energia através de técnicas respiratórias para equilíbrio do prana, Pratyahara, que é a abstração dos sentidos para interiorização, Dharana, que é a concentração para agudeza do pensamento, Dhyana, que é o estado meditativo ou de fluxo, e Samadhi, que é a unidade ou êxtase.

Read also

Como treinar o equilíbrio emocional?

É preciso manter a calma e a sensatez para não deixar que o medo domine as suas emoções. Para isso, Read More

Como o yoga contribui para o equilíbrio mental dos praticantes?

A prática da ioga tem se mostrado eficaz contra os sintomas da ansiedade e da depressão. Durante a Read More

Rodrigo Correia
Rodrigo Correia
2025-08-09 07:53:08
Count answers : 20
0
O Yoga é uma filosofia de vida completa, um caminho milenar que busca o bem-estar integral do corpo, da mente e do espírito. O sábio Patanjali organizou essa filosofia em 8 pilares, ou 'membros', que funcionam como um guia para uma vida mais equilibrada e consciente. São eles: 1. Yama: Como Agir com o Mundo e com os Outros 2. Niyama: Como Cuidar de Si Mesmo 3. Asana: As Posturas Físicas 4. Pranayama: A Arte de Respirar Consciente 5. Pratyahara: O Recolhimento dos Sentidos 6. Dharana: A Concentração 7. Dhyana: A Meditação 8. Samadhi: A Iluminação/União Os 8 Membros do Yoga de Patanjali são mais do que um conjunto de regras; são um convite para uma vida mais equilibrada, consciente e plena.
César Lima
César Lima
2025-07-29 10:04:33
Count answers : 21
0
Os 8 passos do Yoga segundo Patañjali são: 1. Yamas, aquilo que devemos evitar para avançar nesse caminho 2. Niyamas, aquilo que devemos cultivar para prosseguir 3. Asana, assentar-se em posturas buscando firmeza e conforto 4. Pranayama, propagar e equilibrar a energia vital por meio do domínio da respiração 5. Pratyahara, isolar-se dos estímulos externos 6. Dharana, o direcionamento da atenção 7. Dhyana, manutenção da atenção no objeto da meditação 8. Samadhi, mergulho na base do Eu

Read also

Quais são os 3 principais pontos do yoga?

Para compreender a essência da prática de Yoga, é fundamental conhecer os três componentes vitais da Read More

Quais são os 3 tipos de yoga?

1. Hatha Yoga Considerado como yoga clássico, o Hatha Yoga se tornou um dos tipos mais populares do Read More

Tatiana Monteiro
Tatiana Monteiro
2025-07-29 06:40:56
Count answers : 23
0
Segundo Patañjili, sistematizador do yoga clássico, há oito estágios até a expansão da consciência. Yamas São os princípios de autocompromisso e autocomando em relação ao meio em que vivemos. Niyamas São práticas pessoais que nos ajudam a viver com verdade e compromisso. Asanas As posturas nos ajudam a desenvolver força, flexibilidade e equilíbrio, mas, além disso, elas também são importantes para preparar o corpo para a meditação. Pranayama A respiração consciente é uma prática que evoluiu ao longo de milhares de anos. Pratyahara É o controle dos sentidos, a capacidade de retirar a atenção dos estímulos externos, como sons e movimentos ao seu redor, e direcioná-la para dentro de você. Dharana É a concentração com atenção e intenção durante o processo meditativo, um dos passos importantes para alcançarmos a meditação profunda. Dhyana Imagine um rio sereno e constante, que segue seu curso sem interrupções, movendo-se suavemente em direção ao vasto oceano. Samadhi Samadhi é o momento em que a gota se funde ao oceano.