Para treinar o equilíbrio emocional, é importante estabelecer uma relação mais saudável com o que sentimos.
Ter inteligência emocional é monitorar as emoções e usar essas informações sobre contexto, gatilho e avaliação para poder agir com mais sabedoria, sem ser apenas reativo.
E nisso Mindfulness pode contribuir muito, treinando para estarmos mais conscientes e aprendendo a parar um momento antes de reagir impulsivamente.
Identificar o que está acontecendo, no corpo e na mente, entender que sentir uma emoção é normal, que as emoções são temporárias e que está ao nosso alcance regular a maneira como respondemos àquilo que sentimos é algo que pode ser usado.
A atenção plena ao corpo pode ajudar a entender onde uma emoção começa a surgir no corpo.
Para colocar essa teoria na prática, três passos podem ajudar: Autoconhecer-se, reconhecer que a emoção existe e nomeá-la, notar a emoção fisicamente e acolhê-la, em vez de negá-la, investigando-a, parar, respirar, observar e só depois agir, sabendo que não sou a única pessoa que sente aquilo.
Se focarmos na atitude, explicando que a emoção em si não é o problema, as crianças poderão entender que uma postura racional pode ser mais efetiva na hora de agir e poderão buscar seu próprio equilíbrio emocional.