O Pilates tem como principal objetivo trabalhar a estrutura corporal como um todo, tornando-a muito mais resistente, forte e flexível.
A modalidade, seja ela realizada com equipamentos ou não, visa uma execução assistida e correta dos movimentos, de modo a evitar lesões, alinhar joelhos, pés e pernas e, ainda, melhorar a postura como um todo.
Outro fator do Pilates que favorece a melhora da postura é o fortalecimento da região estabilizadora do corpo, o core, que oferece sustentação para uma coluna retinha e saudável, além de fortalecer a musculatura abdominal.
A musculação ajuda o corpo a naturalizar determinados movimentos praticados nos exercícios, como sentar-se corretamente com a coluna ereta e estar sempre atento às posições dos joelhos e demais articulações.
A musculação é fundamental para melhorar o alinhamento da coluna e, consequentemente, garantir uma postura corporal de qualidade para o aluno.
Além do mais, indivíduos que já possuem alguma deformidade na coluna também podem aproveitar os exercícios específicos da musculação para melhorar a qualidade da postura.
São alguns exemplos neste sentido a prancha isométrica (normal ou unilateral), super-herói com isometria, remada curvada, crucifixo inverso e até mesmo exercícios de perna que recrutam os estabilizadores, como agachamento livre, stiff e levantamento terra.
Quem quer garantir uma melhor postura corporal pode aproveitar os alongamentos para aumentar a flexibilidade e mobilidade do corpo, além de fortalecer a estrutura do core e sentir todos esses benefícios na prática.
Entre os principais alongamentos que podem auxiliar neste sentido estão os alongamentos de pescoço, alongamento de coluna e a postura do gato e vaca (clássica posición do yoga).
Essa atividade é, certamente, uma das mais eficazes quando o assunto é uma postura corporal perfeita.
A modalidade faz isso por meio de posturas e alongamentos que visam equilíbrio e prática de técnicas de respiração, que trazem não só consciência como também alinhamento corporal e, consequentemente, da postura.
A correção ocorre tanto para garantir leveza e beleza nas performances como também para prevenir dores e lesões.