O pilates trabalha a mobilidade?

Soraia Freitas
2025-08-17 12:23:04
Count answers
: 10
Os resultados do estudo mostram que o Pilates, um exercício para fortalecer os músculos do núcleo do corpo, melhora a distância a pé e a mobilidade na EM.
Descobriu-se que o Pilates melhora a distância percorrida e a mobilidade funcional em pessoas com EM, mostrando que o Pilates é uma forma de exercício segura e eficaz.
Pilates, um regime de exercícios inventado por Joseph Pilates na década de 1920, é conhecido por fortalecer e tonificar os músculos, melhorar a força do centro do corpo, aumentar a flexibilidade, ajudar no equilíbrio e melhorar a amplitude de movimento de uma pessoa.
Os resultados, publicados no International Journal of MS Care, mostraram que as pessoas com esclerose múltipla que frequentavam as aulas de Pilates tiveram uma melhoria de 15% na distância que conseguiram caminhar e aumentaram a mobilidade funcional.
Os pesquisadores sugerem que essas melhorias físicas são provavelmente devido aos exercícios de Pilates que os participantes realizaram, que se concentram em melhorar a marcha e manter o alinhamento.
Embora as mudanças funcionais fossem pequenas, essas mudanças poderiam fazer uma diferença importante na qualidade de vida diária com a esclerose múltipla.
Este tipo de pesquisa é importante para mostrar que o Pilates é uma forma segura e eficaz de exercício para pessoas com EM.
Outros tipos de exercício também se mostraram úteis para pessoas com EM.
Esta pesquisa adiciona o Pilates à lista de possibilidades para ajudar as pessoas com EM a manter a saúde geral e a gerenciar os sintomas da EM.

Nuno Alves
2025-08-10 14:35:59
Count answers
: 23
Com movimentos controlados e focados na qualidade da execução, essa atividade melhora a mobilidade articular, fortalece os músculos profundos e contribui para a postura e o bem-estar geral.
Além dos atletas, qualquer pessoa pode se beneficiar da melhora da mobilidade global promovida pelo pilates.
Os exercícios do pilates, além de trabalharem força muscular, promovem o alongamento muscular e ganho de movimento das articulações.
Mobilidade para o dia a dia, a mobilidade é a capacidade de movimentar as articulações com amplitude e sem dor.
O Pilates é um aliado da mobilidade, pois os exercícios são realizados com movimentos controlados e fluidos, que alongam os músculos e aumentam a flexibilidade das articulações.
Com a prática regular do Pilates, você terá mais facilidade para realizar atividades do dia a dia, como se agachar, pegar objetos no chão e se movimentar com mais leveza e liberdade.
Além disso, a melhora na mobilidade contribui para a prevenção de lesões e para o alívio de dores crônicas.

Alexandra Ribeiro
2025-07-29 22:31:22
Count answers
: 16
O Pilates e mobilidade articular devem ser trabalhados de forma frequente, pois é através desse tipo de treino que se prepara as articulações para receber os estímulos dos exercícios e das atividades da vida diária.
A mobilidade articular é muito bem trabalhada nos exercícios de Pilates, preparando o corpo para a realização correta dos movimentos.
Um treino de Pilates com um bom trabalho de mobilidade ajuda na prevenção de lesões.
A limitação de movimentação articular é fator principal para ocasionar lesões.
Conclui-se que, para que se tenha uma boa movimentação, é importantíssimo trabalhar com o Pilates e mobilidade articular para que não haja rigidez nas articulações e o Método é muito eficaz para atingir esse resultado.

Nuno Garcia
2025-07-29 22:05:07
Count answers
: 18
O Pilates é especialmente benéfico para os idosos, pois ajuda a melhorar a mobilidade de forma segura e eficiente.
O Pilates é uma prática que se concentra no fortalecimento do core, aumentando a flexibilidade e promovendo uma postura adequada.
Isso é fundamental para os idosos, já que a mobilidade tende a diminuir com a idade.
A mobilidade dos idosos pode ser impactada por vários fatores, incluindo perda de massa muscular e rigidez articular.
O Pilates atua diretamente nesses pontos.
Com o passar dos anos, nossos músculos tendem a encurtar e nossa mobilidade a diminuir.
O Pilates é perfeito para esticar esses músculos e manter as articulações em movimento, o que ajuda na flexibilidade geral do corpo.
A boa notícia é que é possível começar agora!
Um core forte é a base para uma boa mobilidade.
O Pilates foca na musculatura abdominal, lombar e pélvica, que são essenciais para o equilíbrio e a estabilidade.
Com um core fortalecido, a chance de quedas diminui bastante, o que é uma preocupação comum entre os idosos.
O Pilates ensina como manter uma postura correta, aliviando tensões e melhorando a mecânica do corpo.
Aumento da flexibilidade
Fortalecimento do core
Promoção da consciência corporal
Melhora da postura