:

Deve-se alongar depois do treino?

Lia Rodrigues
Lia Rodrigues
2025-08-29 10:09:52
Count answers : 24
0
Alongamento é um procedimento absolutamente necessário em qualquer tipo de programa de condicionamento físico. Os exercícios são importantes exatamente para proporcionar melhora de flexibilidade, assim como os aeróbicos melhoram resistência e os com pesos melhoram a força. Alongar no pós-treino é indicado para promover relaxamento. Se o objetivo de alongar após a atividade física for relaxar ou “soltar” a musculatura, podemos considerar que o procedimento pode ser indicado. Vale lembrar que neste caso o alongamento deve ser leve, de menor amplitude articular e de mais curta duração, atendendo ao objetivo de realmente contribuir para restabelecer a condição de recuperação muscular, sem causar dor ou desconforto. Pelo contrário, ele promove alívio. Alongar no pós-treino não é indicado para melhorar a flexibilidade. O exercício realizado imediatamente antes do alongamento provoca micro-traumas musculares. Nesta circunstância, os músculos não podem responder adequadamente ao alongamento para melhora de flexibilidade. Pelo contrário, o alongamento vigoroso pode causar um quadro de dor muscular tardia mais severo. Para melhora da flexibilidade, os músculos devem ser alongados enquanto íntegros. Ou seja, antes do treino ou preferivelmente em outro momento dissociado de um treino de resistência ou de força. Alongar no pós-treino ajuda a potencializar a hipertrofia. Quando o objetivo fundamental do treinamento é a hipertrofia muscular, o alongamento pós-treino pode até ser considerado um aliado. Alongar vigorosamente músculos que foram solicitados de forma localizada e intensa, como no treinamento com pesos, pode potencializar os micro-traumas que se constituem no princípio do estímulo para a reconstrução muscular e o ganho de massa. Neste caso não existe nenhuma contribuição para melhora de flexibilidade nem benefício para melhorar a recuperação, apenas para potencializar a hipertrofia.
Tomás Freitas
Tomás Freitas
2025-08-25 22:12:41
Count answers : 26
0
Depois do treino o alongamento leve é benéfico. O alongamento não previne as dores, mas pode ajudar na recuperação do músculo exercitado. Isso acontece porque os exercícios causam microlesões no músculo, essenciais para o seu crescimento. Para o alongamento, de fato, ter efeito no corpo é preciso que ele seja feito por, no mínimo, 30 segundos. Uma sugestão é fazer 3 séries de 30 segundos. O alongamento ajuda a deixar a musculatura no comprimento ideal. Quando você se alonga, a sua postura fica melhor e as articulações mais saudáveis.

Read also

Quando fazer alongamentos?

O momento ideal para fazer exercícios de flexibilidade é quando os músculos já estão quentes. Assim Read More

Como fazer alongamentos nas pernas?

Alongamento dos quadríceps: Em pé, mantém um pé no chão e puxa suavemente o outro calcanhar em direç Read More

Daniela Tavares
Daniela Tavares
2025-08-20 14:44:51
Count answers : 17
0
Muitas pessoas se alongam após um treino porque acham que isso ajudará na recuperação e minimizará a dor. A literatura é muito confusa sobre isso. Quando se trata de alongamento após levantar pesos para prevenir dores musculares, houve estudos que mostraram um benefício positivo e estudos que não mostraram nenhum benefício. Em uma revisão de 2021, os pesquisadores não encontraram evidências de que o alongamento estático após um treino acelerasse a recuperação. Dito isso, Smith não viu nenhuma evidência de que o alongamento como parte de um relaxamento após um treino seja prejudicial. Depois de um treino, você deve fazer um resfriamento adequado, e o alongamento é uma maneira de fazer isso. No entanto, não há pesquisas suficientes para determinar qual método de relaxamento fará com que você se sinta melhor após um treino.
João Figueiredo
João Figueiredo
2025-08-07 21:04:11
Count answers : 19
0
O ideal é realizar aquecimento antes do treino e alongamento depois. A professora recomenda que o alongamento estático seja feito depois do treino, pois o músculo perde as forças, gerando um enfraquecimento temporário de todos os grupos musculares exigidos. Depois do treino, quando realizamos o alongamento, as fibras musculares que ajudam a relaxar os musculos aumentam a flexibilidade. Quando se pensa em flexibilidade e amplitude de movimentos, o melhor momento de alongar é depois de treinar. O argumento é que as articulações ficam mais flexíveis, enquanto deveriam estar firmes para suportar a carga dos exercícios, ou seja, alongar-se antes da musculação pode acabar causando lesões.

Read also

Quantos tipos de flexibilidade existem?

Mas, de maneira geral, a flexibilidade pode ser de dois tipos: ativa ou passiva. Flexibilidade ativ Read More

O que é a flexibilidade?

Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, s Read More

Rafael Lima
Rafael Lima
2025-07-31 10:44:50
Count answers : 14
0
Entretanto, pesquisas realizadas nos últimos anos comprovaram que alongar antes dos exercícios não é bom. Aliás, se a atividade exigir muita força e/ou potência, o alongamento pode ser prejudicial e acabar causando lesões. Sendo assim, os alongamentos precisam fazer parte da sua rotina. Eles devem ser feitos após o treino ou em algum outro momento do seu dia. O alongamento feito depois dos exercícios é uma excelente forma de relaxar os músculos e diminuir a tensão a qual eles foram expostos durante a atividade. Dessa forma, é uma maneira de diminuir as dores musculares tardias ligadas aos exercícios físicos. Não existe nenhuma contraindicação para a realização de alongamentos, desde que eles sejam feitos após o término das atividades físicas.