:

O que é a flexibilidade?

Sebastião Abreu
Sebastião Abreu
2025-07-31 11:40:52
Count answers : 19
0
A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento. A flexibilidade é considerada por muitos autores como uma capacidade física mista, ou seja, capacidade física coordenativa, na qual exige grande participação do sistema nervoso central e capacidade física condicional, que se refere à capacidade de ser treinável. A flexibilidade também é considerada uma capacidade física do ser humano que condiciona a obtenção de grande amplitude articular, durante a execução dos movimentos. Ou seja, o quanto que a sua articulação pode movimentar. A flexibilidade de uma pessoa é variável, de acordo com seus hábitos e estrutura corporal e que essas diferenças devem ser respeitadas para que os benefícios da flexibilidade atuem de forma global no desenvolvimento do indivíduo. Podemos classificar a flexibilidade quanto à sua abrangência e articulações envolvidas. Quanto à abrangência: a) Flexibilidade geral: observada em todos os movimentos de uma pessoa englobando as suas articulações (juntas); b) Flexibilidade específica: refere-se a um ou alguns movimentos realizados em determinadas articulações (juntas). Quanto às articulações envolvidas: a) Flexibilidade simples: ação articular em uma única articulação; b) Flexibilidade composta: quando o movimento envolve mais de uma articulação.
Tiago Rodrigues
Tiago Rodrigues
2025-07-31 11:00:39
Count answers : 14
0
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento. Flexibilidade ativa é a maior amplitude de movimento alcançada usando apenas a contração dos músculos agonistas e sinergistas, enquanto os antagonistas são alongados. Flexibilidade passiva é a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas, por exemplo: peso do corpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros. Embora exista vasta literatura científica sobre o assunto, ainda não há consenso quanto a definição precisa da flexibilidade e outras definições podem ser encontradas. A flexibilidade não se apresenta de modo uniforme nas diversas articulações e nos movimentos corporais, sendo comum, em um dado indivíduo, que sua amplitude máxima seja boa para determinados movimentos e limitada para outros.
Rodrigo Amaral
Rodrigo Amaral
2025-07-31 10:12:09
Count answers : 8
0
A flexibilidade é um dos componentes relacionados à saúde e bem estar das pessoas, pois favorece maior mobilidade nas atividades diárias, reduz o risco de lesões, melhora a qualidade dos movimentos realizados e a postura. Uma boa flexibilidade é resultado de mobilidade das articulações e elasticidade dos músculos, possibilitando movimentos amplos e sem dor. Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Cada atividade demanda um grau de flexibilidade diferente de cada região do corpo. Uma boa flexibilidade é importante para a realização das atividades cotidianas diminuindo a suscetibilidade de lesões e possibilitando a execução de movimentos que de outra forma seriam limitados.
Telmo Branco
Telmo Branco
2025-07-31 09:19:55
Count answers : 15
0
Já a flexibilidade é uma capacidade física do nosso corpo que ajuda o tecido a aumentar sua extensão, com o objetivo de alcançar maior arco de um movimento possível nas articulações envolvidas. Ela é muito importante para quem pratica atividades físicas, pois desenvolve maior consciência corporal e movimentos eficazes dentro do gesto esportivo, podendo melhorar a performance e ajudar a diminuir o risco de lesões. Assim como no caso da mobilidade, segundo Lucas Toledo, a falta de flexibilidade também leva a uma limitação na amplitude do movimento, além de menor coordenação muscular, restrição na aplicação de força e de velocidade, e baixa assimilação de habilidades motoras. Se for necessário melhorar a flexibilidade, o fisioterapeuta explica que é possível investir em todos os exercícios que buscam aumentar a capacidade de movimento e sua extensão. Para isso, ele recomenda yoga, pilates ou uma série de alongamentos estáticos e dinâmicos. No alongamento estático, mantemos em uma posição por determinado tempo com as pernas estendidas, realizando uma flexão de tronco, Indo em direção ao chão com as pontas dos dedos e mantendo por 30 segundos. Já no dinâmico, realizamos movimentos repetitivos a fim de ir ganhando amplitude gradualmente, como realizar movimentos pendulares com a perna estendida, flexionando e estendendo o quadril, começando sempre de forma mais leve e ir progredindo gradualmente.
Ana Mendes
Ana Mendes
2025-07-31 09:11:00
Count answers : 19
0
O que é flexibilidade? Darido e Souza Júnior afirmam que é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimento articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções. Isso significa que flexibilidade é qualquer forma de fazer com que seus movimentos – quaisquer que sejam – atinjam uma maior amplitude. É por isso que a flexibilidade é considerada como um tipo de capacidade física: ela é um dos elementos essenciais que capacitam o indivíduo para uma vida ativa e saudável. Além disso, a vida cotidiana, de característica tensa, leva o indivíduo a se contrair, resultando em má postura. Atividades cotidianas como amarrar o sapato, lavar os cabelos, pegar um quadro da parede, pegar um papel do chão, requerem um mínimo de flexibilidade do seu corpo. No geral, atividades diárias podem ser desenvolvidas sem uma grande amplitude de movimento, mas a flexibilidade se torna necessária à medida que a idade avança e as tarefas se tornam mais difíceis de serem realizadas, por isso a flexibilidade é importante para auxiliar o indivíduo.
Eva Araújo
Eva Araújo
2025-07-31 05:59:37
Count answers : 9
0
A flexibilidade é a característica do que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade, maleável. Também pode significar algo que se move com facilidade e agilidade, ou que possui fácil manuseio. No sentido figurado da palavra, a flexibilidade de um indivíduo é a qualidade de compreender, aceitar ou assumir as opiniões, ideias ou pensamentos de outras pessoas. A capacidade de um indivíduo conseguir realizar várias atividades ou ocupações ao mesmo tempo, pode ser considerada um tipo de flexibilidade. A flexibilidade do corpo humano está relacionada com a anatomia humana, com as possibilidades de movimentos das articulações. Os exercícios para a flexibilidade do corpo, permitem uma maior amplitude de movimentos corpóreos. A flexibilidade cognitiva é a capacidade de conseguir interpretar determinadas situações ou informações a partir de vários pontos de vista e perspectivas. Normalmente, o indivíduo tende a interpretar algo baseado em experiências pessoais ou crenças preestabelecidas. A flexibilidade cognitiva é um exercício para conseguir encontrar respostas alternativas diante de uma mesma situação.