:

Quais são os sintomas da ruptura do tendão do ombro?

Cláudia Gaspar
Cláudia Gaspar
2025-08-28 14:17:45
Count answers : 18
0
Perda de força, dificuldade para elevar o braço e dor contínua são os sintomas principais, mas podem variar um pouco caso a caso. O que sentimos quando o tendão do ombro se rompe? Ao romper o tendão a pessoa sente como se algo arrebentasse dentro do ombro, como um elástico rompendo e uma dor intensa, repentina. Elevar o braço fica muito difícil, pois é o tendão que possibilita o movimento. Em alguns casos aparece uma mancha roxa no braço ou no tórax, devido ao sangramento que ocorre quando o tendão se rasga. Já quando o rompimento se dá de forma lenta, fibra por fibra, assim como uma corda se esgarçando, a intensidade da dor é menor. Ela piora quando a pessoa tenta fazer algum esforço e também à noite, atrapalhando o sono. Conforme a lesão se agrava, a dor aumenta até o rompimento total do tendão. A dor continua, principalmente em momentos de algum esforço físico, pois na engrenagem do ombro está faltando uma peça. A dor noturna é característica nesta fase. A articulação, com um tendão a menos, fica sobrecarregada. O desgaste só aumenta e ao longo do tempo, todos os tendões entram em sofrimento e se rompem. Nesta fase a pessoa não consegue mais elevar o ombro e perde a força do braço, a dor é crescente e contínua, inclusive à noite.
Helena Pires
Helena Pires
2025-08-24 19:48:42
Count answers : 29
0
Rupturas no tendão do bíceps braquial causam dor súbita e intensa na parte superior do membro superior e no ombro ou perto do cotovelo, dependendo da localização da ruptura. A dor piora ao levantar ou puxar um peso. Outros sintomas são hematoma, edema e fraqueza. Além disso, o músculo desinserido pode formar uma protuberância no braço. Ocorre dor aguda no local da ruptura.
Marco Amaral
Marco Amaral
2025-08-16 08:03:28
Count answers : 13
0
Os 5 sintomas mais frequentes de ruptura do manguito rotador são: Dor e dificuldade para elevar o braço A falta do tendão que realiza esse movimento leva a um funcionamento anômalo do ombro, como se precisasse “encaixar”, especialmente após 90 graus de elevação. Dor noturna A dor noturna pode ser atribuída ao resfriamento natural do corpo, que contrasta com a região inflamada, esta permanece aquecida causando dor pulsante. Além disso, a posição deitada diminui o espaço subacromial do ombro, comprimindo a área lesionada do tendão. Dor após esforços mais vigorosos A dor aumenta proporcionalmente ao uso do ombro, sendo mais intensa em dias de maior esforço, com muita movimentação de braços. Analgésicos comuns não aliviam a dor Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios comuns têm ação limitada no controle das dores em casos de lesão grave como o rompimento de tendão. Dor súbita ou gradual O início da dor sintomática de rompimento do manguito rotador pode ser súbito, no momento de um esforço maior ou trauma. Muitos pacientes relatam que perceberam um estalo ou tiveram a sensação de um “fio esticando’. Porém, em alguns casos, a dor pode surgir sem causa aparente e aumentar gradativamente conforme a lesão se agrava.
Denis Andrade
Denis Andrade
2025-08-04 00:31:39
Count answers : 18
0
A rotura do tendão do ombro provoca uma dor súbita e intensa na parte superior do braço, sendo, por vezes, audível um estalido. Pode formar-se um hematoma na região superior do braço estendendo-se para o cotovelo. Ocorre uma perda de força tanto no ombro como no cotovelo e é difícil rodar a palma da mão para cima e para baixo. A rotura do tendão não permite a manutenção da tensão sobre o músculo bicípete, formando-se uma saliência acima do cotovelo, que é conhecida como músculo de Popeye. Quando ocorre uma rotura a nível do ombro, a força no braço é perdida e torna-se impossível fazer a sua flexão.