Como fazer encolhimento de ombro?

Miriam Lopes
2025-08-01 12:22:39
Count answers
: 18
Realizar corretamente o encolhimento de ombro é fundamental para ter os melhores resultados ao executar o exercício.
1. De pé, segurar um halter em cada mão e esticar os braços ao lado do corpo.
2. Iniciar o movimento de encolhimento trazendo os ombros para cima e contrair ao máximo o trapézio.
3. Descer lentamente e de forma controlada até retornar à posição inicial.
4. Realizar o movimento pelo número de repetições previamente estipulado.
Existem diversas formas de realizar o encolhimento de ombros e estas podem ser inseridas no treino, de acordo com o objetivo e também da adaptação necessária a cada pessoa.
Para maximizar os resultados é preciso levar em consideração certos detalhes e assim tornar o exercício mais eficaz.
Não contrair ao máximo o músculo é um dos erros, pois para trabalhar o trapézio no encolhimento é preciso contrair ao máximo o músculo.
Pelo exercício ser realizado com uma amplitude mais curta, é preciso segurar um pouco a contração muscular para aumentar o estresse no músculo e, consequentemente, maximizar o estímulo.

Leonardo Matos
2025-08-01 11:34:23
Count answers
: 17
Posiciona-te com os pés à largura dos ombros e segura num haltere em cada lado. Embora este seja um exercício de isolamento, a amplitude de movimento é bastante limitada e os trapézios são fortes, pelo que pode ser usada uma carga relativamente pesada para que o trabalho seja produtivo. Eleva os ombros, como quem os encolhe, contraindo os trapézios. Deverás sentir uma contração forte nos trapézios de ambos os lados do pescoço. Baixa lentamente a carga, de um modo controlado, e repete o número de vezes desejado. Manter uma boa postura: Como com qualquer outro levantamento, é importante manter uma postura correta durante este exercício. Tenta evitar mover o pescoço excessivamente – encolher apenas os ombros vai ajudar a isolar os trapézios e a mitigar o risco de lesões. Manter o controlo: Uma vez que a intenção é isolar os músculos, são de evitar quaisquer movimentos desnecessários de “sacão”. Como em qualquer outro levantamento, se isto acontecer, pode ser uma indicação de que a carga é demasiado pesada e de que a contração muscular não está a ser a ideal. Cuidado com a carga: Embora este possa ser um movimento em que é fácil usar cargas pesadas, isto não é necessariamente uma boa ideia. Usar uma carga mais moderada pode permitir-nos focarmo-nos numa melhor contração muscular, associada a um estímulo hipertrófico mais eficaz e a um treino mais produtivo.