Pesquisas sugerem que, para a maioria das pessoas, a resposta é sim.
O seu corpo não se importa se você está fazendo supino ou flexões.
— O que vale mesmo é a tensão sobre o músculo.
Se o seu objetivo é apenas ganhar força, vários estudos demonstraram que é possível obter resultados semelhantes tanto com exercícios de peso corporal quanto com levantamento de pesos, segundo Steele.
Por exemplo, em um pequeno estudo de 2022, ele e alguns colegas pediram a praticantes regulares de exercícios em Minnesota, nos Estados Unidos, para que substituíssem suas rotinas na academia por treinos com o peso do corpo em casa.
As mudanças na força, pelo menos ao longo de três semanas, foram semelhantes.
Em outras palavras, o que importa é o esforço, não o que você está levantando.
À medida que você fica mais forte, os exercícios se tornam mais fáceis e é necessário encontrar maneiras de manter o nível de esforço alto para continuar progredindo.
Mas se você optar por exercícios com o peso do corpo, precisará encontrar outras formas, talvez mais criativas, de aumentar o esforço.
Algumas estratégias incluem aumentar as repetições, utilizar acessórios como faixas elásticas ou buscar variações mais difíceis dos exercícios – como elevar os pés em uma cadeira para tornar a flexão de braço mais desafiadora.
Independentemente do tipo de treino escolhido, aprender a técnica correta, progredir gradualmente e aquecer adequadamente pode reduzir o risco de lesões, afirma Phillips.
Mais importante do que o tipo de treinamento de força que você faz, ou até mesmo a frequência, é encontrar algo que possa ser mantido de forma consistente, diz Jasmin Ma, professora assistente que estuda exercícios na Universidade da Colúmbia Britânica, do Canadá.
— Isso precisa fazer parte do seu estilo de vida — afirma Ma.
Deve ser um hábito para a vida toda, como escovar os dentes.