:

É possível ganhar massa muscular só com o peso do corpo?

Neuza Andrade
Neuza Andrade
2025-09-12 06:09:39
Count answers : 15
0
Sim, é totalmente possível obter hipertrofia muscular usando apenas exercícios com o peso do corpo, porém há limitações dependendo de qual seja o seu objetivo. Exercícios com peso do corpo poderão ser muito eficientes para quem não tem acesso a uma academia e nunca treinou antes. Em uma situação como essa, quando o corpo nunca conheceu o estímulo do treino antes, usar apenas o peso do corpo como resistência já será mais do que o suficiente para estimular hipertrofia. Usar apenas exercícios com o peso do corpo como flexões, barras, abdominais e outros do gênero, é possível criar a fundação inicial e ganhar massa muscular, saindo da fase de total iniciante. No entanto, é possível especular que esse estímulo inicial poderá ser tão eficiente quanto o estímulo recebido dentro de uma academia, usando os mais variados equipamentos.
Isaac Borges
Isaac Borges
2025-09-06 12:53:41
Count answers : 18
0
É possível atingir um grande nível de evolução muscular treinando apenas em casa, sem academia, mas com limitações. O peso do corpo pode se tornar insuficiente para promover um crescimento muscular constante, pois o corpo vai se adaptar ao estímulo atual. A academia oferece uma variedade de ferramentas que permitem progressão constante, o que é fundamental para quem busca um físico volumoso. Os praticantes de calistenia conseguem corpos trincados e esteticamente incríveis, mesmo sem academia, mas geralmente têm uma definição muscular muito bonita, mas raramente possuem o volume muscular de alguém que treina para hipertrofia na academia. Quer peitoral volumoso ou braços grandes, você precisará de uma sobrecarga que o treino em casa, por si só, não consegue oferecer. A resposta curta é, sim, existe um limite de evolução para quem treina apenas em casa, determinado pela falta de sobrecarga progressiva e pela dificuldade de isolar e trabalhar grupos musculares específicos. No final, tudo depende do que você quer para o seu corpo, se a sua meta é ficar mais condicionado e trincado, aproveite o que o treino em casa tem a oferecer, mas se o sonho é um físico mais robusto, vá para a academia e aproveite os recursos que ela oferece.

Read also

O que caracteriza um treino HIIT com peso corporal?

O HIIT é um método de treinamento de alta intensidade, baseado em protocolos de esforço e pausa, ond Read More

O treino com peso do corpo funciona?

O treino com o peso do próprio corpo é um meio bastante eficaz para aumentar a força muscular, estab Read More

Inês Domingues
Inês Domingues
2025-08-29 02:47:34
Count answers : 23
0
Isso vai gerar uma grande tensão nas fibras musculares no momento de sua contração, amplificando bastante dois importantes estímulos para o crescimento muscular: a mecanotransdução e as microlesões. Ao fazer um exercício, as fibras musculares sofrem pequenas lesões. Então, o corpo entende que precisa construir fibras mais fortes para suportar a atividade. É basicamente assim que os músculos crescem e ficam mais fortes. Daí a importância de aumentar a amplitude do movimento e as microlesões. Já a mecanotransdução, segundo Fischer, é a tradução de um estímulo mecânico em um sinal fisiológico, que estimula o crescimento muscular.
Mauro Mota
Mauro Mota
2025-08-22 23:02:17
Count answers : 19
0
A resposta é sim. O que promove o ganho de músculos não é necessariamente a quantidade de peso que você levanta ao fazer um exercício, e sim quantas fibras musculares são rompidas durante o treino. Para romper essas fibras, você precisa gerar um grande estresse no músculo. E isso pode ser obtido tanto treinando com um peso elevado quanto fazendo um treino com uma carga menor, mas com alta intensidade – ou que chamamos de fazer um exercício até a falha muscular, quando você não tem forças para realizar mais nenhuma repetição. Inclusive, alguns estudos recentes mostram que mais importante do que a quantidade de peso levantado é a intensidade e qualidade do movimento executado. Você pode ter melhores resultados de ganho de massa no peitoral com uma flexão de braços bem executada do que com um supino mal feito. Com essas metodologias, é possível obter bons resultados de ganho de massa e ter um corpo atlético e definido. Obviamente, há um limite e ninguém vai conseguir ter um corpo de fisiculturista treinando só com o peso do corpo, pois chega um momento que os músculos se adaptam e só aumentando a carga você vai conseguir estressá-los.

Read also

O que queima mais gordura, HIIT ou musculação?

Os treinos de cardio trazem vários benefícios, mas a musculação é mais eficiente em queimar gordura. Read More

O que acontece se eu fizer HIIT todos os dias?

No entanto, apesar de se sentir como se estivessem empurrando o corpo para o máximo desempenho, acon Read More

Gustavo Branco
Gustavo Branco
2025-08-16 00:32:18
Count answers : 14
0
Sim, a resposta é sim, pois o importante é a tensão sobre o músculo. O que vale mesmo é a tensão sobre o músculo. Se o seu objetivo é apenas ganhar força, vários estudos demonstraram que é possível obter resultados semelhantes tanto com exercícios de peso corporal quanto com levantamento de pesos. Por exemplo, em um pequeno estudo de 2022, ele e alguns colegas pediram a praticantes regulares de exercícios em Minnesota, nos Estados Unidos, para que substituíssem suas rotinas na academia por treinos com o peso do corpo em casa. As mudanças na força, pelo menos ao longo de três semanas, foram semelhantes. O mesmo foi observado em um experimento japonês comparando flexões de braço com supino – ambos resultaram em ganhos de força e massa muscular semelhantes. Além disso, um pequeno estudo de 2022 descobriu que aumentar a carga mantendo o mesmo número de repetições foi aproximadamente tão eficaz, ao longo de dois meses, quanto aumentar o número de repetições mantendo o mesmo peso. Na academia, isso é simples, "basta adicionar mais peso". Mas se você optar por exercícios com o peso do corpo, precisará encontrar outras formas, talvez mais criativas, de aumentar o esforço. Algumas estratégias incluem aumentar as repetições, utilizar acessórios como faixas elásticas ou buscar variações mais difíceis dos exercícios – como elevar os pés em uma cadeira para tornar a flexão de braço mais desafiadora.
Martim Ramos
Martim Ramos
2025-08-09 17:03:05
Count answers : 20
0
Mesmo sem aparelhos e pesos envolvidos, a profissional explica que é possível ganhar massa muscular com a calistenia, mesmo quem está iniciando. Qualquer atividade física constante faz com que o metabolismo acelere e gere o ganho de massa muscular. A principal diferença para as outras atividades é a utilização do próprio peso para a execução dos movimentos, como explica a professora de educação física Bruna Rodrigues da Silva Knewitz. Pode ser praticado em diversos lugares, não precisa de máquina e de halteres como na academia. Os exercícios da técnica trabalham o corpo como um todo, passando por resistência, força, coordenação e estabilidade, com o objetivo de alongar e fortalecer os músculos. Com a prática, o grau de dificuldade dos movimentos pode evoluir, dependendo da vontade de cada um.

Read also

O que emagrece mais, musculação ou HIIT?

Se você está em uma pegada de emagrecimento, o HIIT é uma estrutura de treino mais compatível com vo Read More

Quem faz HIIT precisa fazer musculação?

Quem faz HIIT precisa fazer musculação? Se a pessoa só quiser emagrecer, não precisa fazer nenhuma Read More

Joana Vaz
Joana Vaz
2025-07-29 18:12:28
Count answers : 23
0
O modelo de treinamento, especialmente quando realizado em maior intensidade, aprimora a aptidão física cardiorrespiratória e neuromuscular e, desse modo, gera grande gasto energético, contribuindo para o emagrecimento e o desenvolvimento de força e hipertrofia muscular, favorecendo a hipertrofia muscular (ganho de massa muscular). Já os exercícios com pesos, sejam livres (barras, halteres, dumbell) ou em equipamentos, são a forma mais efetiva de proporcionar força e hipertrofia muscular, além de não apresentar uma limitação de carga, o que acontece quando nos exercitamos somente com o peso do nosso próprio corpo. Porém, para conseguir alcançar objetivos relacionados a um maior volume muscular, os exercícios com pesos (com sobrecarga tensional) são mais efetivos. Já quando o objetivo é a definição muscular, ou seja, a visualização dos contornos musculares, os exercícios com o peso corporal podem ser mais interessantes. Isso porque, geralmente, os exercícios calistênicos envolvem maior gasto energético e trabalham diversos grupos musculares simultaneamente, gerando movimentos compostos que tendem a queimar mais calorias que treinos de músculos isolados. Obviamente que alcançar esses objetivos de evolução corporal depende da intensidade em que os exercícios são executados, da manipulação adequada das outras variáveis de treinamento e de suporte nutricional adequado.