:

Quais são os alongamentos dinâmicos?

Salvador Esteves
Salvador Esteves
2025-08-08 17:25:23
Count answers : 22
0
Os alongamentos dinâmicos representam a realidade do gesto motriz, pelo que é necessário realizá-los aplicando o princípio da especificidade, ou seja, treinar uma situação tal como realmente a vamos experimentar. Nos alongamentos dinâmicos existe um estado de tonificação muscular ativa durante o alongamento do tecido, não se realizam em completo relaxamento muscular. Esta situação é denominada de alongamento excêntrico. É uma situação mais intensa para o músculo mas por vezes necessária, já que aciona diversos processos fisiológicos e biomecânicos, o que representará uma melhoria nas adaptações de controlo motor e recetores sensitivos. Alguns exemplos exercícios dinâmicos: Conselho: Deves chegar a este tipo de exercícios de forma progressiva. estas são as regras que deves respeitar: - Começar por fazer um alongamento estático do músculo; - Depois efetua o alongamento dinâmico a uma velocidade lenta; - Repete o exercício com aumento progressivo da velocidade até chegar à velocidade máxima requerida de acordo com o teu objetivo.
Duarte Soares
Duarte Soares
2025-08-08 17:23:22
Count answers : 14
0
Os alongamentos dinâmicos, também chamados de aquecimento, são alongamentos efectuados com movimento. Ao contrário dos alongamentos estáticos, em que se mantém a mesma posição de alongamento durante alguns segundos, nos alongamentos dinâmicos o objectivo é mexer e aquecer o corpo de forma a prepará-lo para os exercícios que serão efectuados durante o tempo de treino. São vários os benefícios em efectuar um bom aquecimento, nomeadamente: Activação dos músculos que serão usados durante o treino; Aumento da amplitude de movimento; Melhoria da consciência corporal; Aumento do desempenho e força muscular; Mentalização e aumento da predisposição para o exercício. Nas sessões de Fisioterapia/Personal Trainer poderá ser traçado um plano de treino, incluindo o aquecimento e os alongamentos, sempre com base nas suas limitações, problemas e metas. Os exercícios poderão ter vários graus de dificuldade, número de repetições e séries, carga e pesos variáveis, intervalos e descansos adequados, entre outras especificidades. O plano de exercícios poderá ainda ser direccionado para um grupo muscular ou para o corpo todo, podendo ter enfoque na perda de peso ou no fortalecimento muscular. Poderá ainda realizar algumas sessões de treino particular com um Fisioterapeuta/Personal Trainer, seja em contexto clínico, no seu domicílio ou no exterior. Nas sessões de Fisioterapia/Personal Trainer, com a ajuda de um fisioterapeuta/Personal Trainer, poderá receber dicas, conselhos, exemplos e efectuar mesmo um treino personalizado, para que os seus objectivos e resultados sejam alcançados mais facilmente.
Fernando Fonseca
Fernando Fonseca
2025-08-08 17:06:14
Count answers : 20
0
Os alongamentos dinâmicos consistem em realizar movimentos graduais, iniciando de uma forma mais lenta e aumentando o ritmo até que consiga realizar movimentos mais rápidos. Este tipo de alongamento é realizado com mais dinamismo, iniciando aos poucos e aumentando gradualmente a intensidade, promovendo assim mais flexibilidade, força e resistência muscular. Melhores exercícios para alongamentos dinâmicos incluem Pêndulo, que consiste em afastar uma das pernas para um lado e outro promovendo o equilíbrio com uma perna, Sentar-se em pé, que consiste em levantar uma das pernas e dobrar o joelho, fazendo um movimento como se fosse sentar numa cadeira, e Avanço, que consiste em dar um passo à frente com uma das pernas e com o joelho dobrado até um ângulo de 90º. Para os membros superiores, um alongamento funcional é realizado com os joelhos semiflexionados e com os ombros relaxados, com os braços ao lado do corpo, girando o ombro por cerca de 30 segundos. Um alongamento que faz diferença nos membros inferiores consiste em afastar as pernas para um lado e outro mantendo o equilíbrio com uma perna. Levantar uma das pernas e dobrar o joelho fazendo movimentos como se fosse sentar em uma cadeira é também um tipo de alongamento dinâmico para membros inferiores.