Quem não deve fazer Pilates?
Nádia Valente
2025-08-28 02:33:29
Count answers
: 20
No entanto, devemos ter em conta quando não se deve fazer Pilates de todo:
Em caso de repouso médico.
Sofre de obesidade mórbida.
Em caso de inflamação aguda.
Quando se está numa gravidez de risco.
Estes são exemplos de quando não se deve fazer Pilates sem modificar os exercícios de acordo com a patologia:
Osteoporose e osteopenia.
Hérnias e outros problemas de coluna.
Artrose e dores articulares graves.
Pós-cirurgia.
Lesão e dor agudas.
Doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes.
Gravidez.
Em geral, qualquer idade, estado de saúde e aptidão física são válidos para a sua prática.
Mas se existe uma reputação tão benéfica por detrás deste método, quando é que não é recomendável fazer Pilates?
Como mencionámos, não é tanto uma questão de distinguir entre o Pilates e as suas vantagens e desvantagens.
Pelo contrário, a tónica deve ser colocada mais na adaptação das sessões de acordo com as recomendações médicas para cada caso.
.Quem tem estas doenças deve evitar movimentos que impliquem o risco de fraturas.
William Figueiredo
2025-08-21 11:54:25
Count answers
: 7
Existem casos bem específicos em que a prática não é indicada, ou que o paciente precise melhorar ou recuperar algum aspecto da saúde antes de iniciar a prática. Sempre que um médico pedir restrição a exercícios, incluindo o pilates, é importante respeitar essa decisão. Em condições de saúde que podem exacerbar inflamações e ou que haja a necessidade de repouso, somente o profissional que conhece o histórico e situação do paciente poderá liberá-lo para a atividade. De forma geral as restrições são raras. Alguns públicos necessitam de atenção especial e de exercícios adaptados, como por exemplo: indivíduos com diabetes não controlada, hérnia de hiato ou hipertensos.
Yasmin Paiva
2025-08-09 10:32:56
Count answers
: 22
O Pilates é uma atividade segura e adequada para a maioria das pessoas, desde que praticado com a orientação de um profissional qualificado. No entanto, há grupos que naturalmente são alvos de especial atenção: idosos, gestantes, cardíacos, hipertensos, dentre outros. Se o praticante tiver alguma doença crônica, como hipertensão ou doença cardíaca, pode ser necessário fazer adaptações nos exercícios ou evitar certos movimentos. Se o aluno tem problemas de coluna, como hérnia de disco ou escoliose, é importante que o instrutor de Pilates esteja ciente disso. Determinados exercícios podem exigir mais da coluna. Para quem está se recuperando de uma lesão muscular ou articular, dependendo da gravidade da lesão, pode ser necessário aguardar um período antes de iniciar os exercícios. Além dessas situações, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter suas próprias restrições e limitações.
Tatiana Monteiro
2025-08-09 08:27:39
Count answers
: 23
Não há contra indicação à atividade de pilates.
Da criança que entenda e obedeça aos comandos de exercícios até o idoso, todos podem e devem fazer pilates.
Wilson Pinto
2025-08-09 07:11:57
Count answers
: 24
Em caso de repouso médico. Sofre de obesidade mórbida. Em caso de inflamação aguda. Quando se está numa gravidez de risco. Osteoporose e osteopenia, quem tem estas doenças deve evitar movimentos que impliquem o risco de fraturas. Hérnias e outros problemas de coluna, estas pessoas precisam de ser avaliadas por um instrutor qualificado para determinar que tipo de exercício físico é seguro e eficaz para a sua situação. Artrose e dores articulares graves, é necessário evitar movimentos que representem dor, bem como certo tipo de posições. Pós-cirurgia, é o mesmo que para qualquer patologia, pelo que é preciso consultar as rotinas que podem afetar a cicatrização, por exemplo. Lesão e dor agudas, sem dúvida que o instrutor de Pilates deve ser informado deste tipo de lesões, fornecendo relatórios das mesmas. Doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes, estas e outras doenças crónicas requerem igualmente uma avaliação prévia, bem como a necessidade de substituir ou até mesmo eliminar alguns exercícios.