Como montar uma boa aula de Pilates?
Diana Miranda
2025-08-19 06:36:02
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Para montar uma boa aula de Pilates, é importante adotar uma anamnese com dados básicos, como nome, idade, profissão, patologias, medicamentos, cirurgias, dores e experiências de outras atividades físicas, e saber o que o cliente veio buscar na aula.
Além disso, adotar uma avaliação postural e funcional também é fundamental, pois isso vai depender se o instrutor é educador físico ou fisioterapeuta, e normalmente, encontramos dados de desvios na coluna, joelho, quadril, pelve, ombros, cintura escapular e outras estruturas.
É preciso estabelecer metas, mesclando o que o cliente deseja e o que ele precisa, e definir os prazos de cada período, macrociclo e mesociclo, para então definir os temas e focos principais de cada microciclo.
A seleção dos exercícios deve ser feita através dos dados da avaliação e das metas traçadas, escolhendo os exercícios de acordo com os objetivos, necessidades e nível de controle motor de cada cliente.
Durante a aula, é importante mostrar o lado professor e utilizar ferramentas, como voz de comando, dicas técnicas, visuais, táteis, correções e elogios, para facilitar o entendimento do aluno e deixar a aula mais dinâmica e prazerosa.
Essas dicas podem ajudar a planejar melhor as aulas de Pilates.
Micael Pereira
2025-08-09 05:38:22
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O primeiro passo para a elaboração de uma aula de Pilates de sucesso é a definição de um ou mais objetivos.
Para isso, convém usar verbos no infinitivo para responder a uma pergunta motriz do tipo: “Ao final da minha aula, quem estiver praticando Pilates deve…?”
A partir dos objetivos traçados de acordo com as necessidades dos seus alunos, é possível criar um conjunto de exercícios que atinjam os objetivos listados.
É importante que a aula tenha um equilíbrio, com um número de exercícios por equipamento e outros com o mesmo objetivo que envolvam mobilidade, estabilidade e movimento.
O importante é descobrir aquilo que faz os alunos sentirem prazer em estar na aula, aliado às suas necessidades, expectativas e limitações.