:

Qual exercício substitui o pilates?

Álvaro Matias
Álvaro Matias
2025-10-15 22:06:46
Count answers : 26
0
O pilates é uma das melhores alternativas para aquelas pessoas que não são fãs da repetição. A musculação divide-se em treinos ao longo da semana, alternando a parte do corpo trabalhada, a quantidade de repetições de cada exercício e aumenta-se gradativamente a quantidade do peso. Já o pilates trabalha todo o corpo – e utilizando seu próprio peso – a todo instante, fazendo com o que o equilíbrio do músculo, sua simetria e estabilidade sejam desafiados a cada treino. Todavia, para escolher entre pilates ou musculação, tenha em mente que o principal ganho da musculação é oferecer mais resistência e hipertrofia, já o pilates promove tranquilidade, equilíbrio, concentração, melhora da postura e respiração. Se está na dúvida entre pilates ou musculação, talvez você consiga fazer os dois. Entretanto, se já estiver com certo condicionamento, é possível conciliar pilates e musculação, desde que em dias diferentes e alternados. A musculação, por exemplo, fortalece o corpo e oferece o ganho de músculos de forma eficiente, porém, o pilates é uma das melhores alternativas para aquelas pessoas que não são fãs da repetição.
Tomé Magalhães
Tomé Magalhães
2025-10-13 10:10:25
Count answers : 20
0
A musculação leva a crescimento e definição dos músculos. O pilates fortalece a musculatura de forma global, fortalece diferentes grupos musculares em muitas situações diferentes, por conta da grande variedade de exercícios, enquanto a musculação faz isso de forma mais focalizada. Essa grande variedade do pilates também ajuda a inserir, dentro dos exercícios de fortalecimento, simulações de situações do dia-a-dia que possam ser causadoras de queixa para a pessoa, e assim trabalhar de forma mais focada, enquanto a musculação permite a diminuição de dores pelo próprio ganho de força. No pilates, o fortalecimento da musculatura mais profunda do nosso corpo, que vem principalmente com os exercícios de maior instabilidade, ajuda a manter/melhorar a postura corporal e o equilíbrio. Há também ganho de flexibilidade, pois parte dos exercícios é realizada em conjunto com alongamentos ou buscando atingir posturas e posições que necessitam grande alcance de braços e pernas. Com a musculatura sendo trabalhada nessas posições, as fibras se alongam e ganham resistência Ou seja, enquanto a musculação permite ganho de força e massa muscular de forma focada e específica, diminuindo dores e melhorando a condição corporal, o pilates permite ganho de tonificação muscular, flexibilidade e equilíbrio, assim como a realização de exercícios mais globais e funcionais. Ambas as atividades têm seus benefícios, a escolha vai de acordo com a preferência e necessidade de cada pessoa.
Marco Amaral
Marco Amaral
2025-10-04 01:54:16
Count answers : 13
0
Se você procura um exercício de baixo impacto, especialmente se tiver problemas nas articulações, a hidroginástica pode ser a melhor opção. A hidroginástica é uma atividade física aquática com baixo impacto, sendo ideal para pessoas com problemas nas articulações, gestantes e idodos. A modalidade é especialmente indicada para pessoas com problemas nas articulações, como artrite ou osteoporose, devido ao seu baixo impacto e à suavidade dos movimentos na água. O exercício também é uma opção para gestantes pois proporciona benefícios sem sobrecarregar o corpo durante a gravidez. Idosos também se beneficiam da prática, já que a água oferece suporte e segurança, ajudando a manter a mobilidade e fortalecer os músculos.
Marco Sá
Marco Sá
2025-09-28 22:21:52
Count answers : 16
0
Para idosos que nunca praticaram atividade física, o ideal é iniciar com pilates já que essa modalidade ajuda a desenvolver a consciência corporal, o equilíbrio e a flexibilidade, preparando o idoso para, se desejar, fazer a musculação. A musculação é considerada um exercício de resistência e força. Já o pilates é considerada uma prática que mescla atividades de resistência, porém em menor intensidade, com exercícios aeróbicos que possuem um gasto de energia muscular menor, mas faz o músculo “respirar” mais, estimulando a circulação de sangue. Mas eles afirmam que o ideal mesmo é alternar entre as duas atividades. Isso porque a musculação é eficaz para aumentar a massa muscular e a densidade óssea, fundamentais para a manutenção da autonomia e prevenção de fraturas. Já o pilates foca no fortalecimento do core (musculatura abdominal e lombar), melhora a postura, a flexibilidade e a respiração. Para o idoso que nunca fez atividade física, o ideal é ele misturar os dois, um dia para um, um dia para outro. Eu normalmente gosto de fazer dois dias de musculação orientada para um dia de pilates, esse é o que considero ideal para começar.
Sebastião Pacheco
Sebastião Pacheco
2025-09-21 06:50:38
Count answers : 13
0
O treino de força deveria ter sempre uma componente funcional, com atenção especial ao controle motor, visando um trabalho completo do corpo humano. Além de deixar seu corpo bonito e harmonioso, o treinamento funcional tem como meta melhorar sua performance. Quem não quer ter um corpo resistente às lesões e menos suscetível à dor nas costas por exemplo? Os benefícios atribuídos ao treinamento de fortalecimento muscular dependem de uma série de variáveis, incluindo intensidade, duração, e volume de exercícios necessários para alcançar os objetivos individuais. Musculação é uma atividade que visa o desenvolvimento da força, da resistência e da tonificação muscular. Pode ser praticada como recuperação da condição física e como complemento de outras atividades/modalidades físicas/desportivas, com o apoio de máquinas e pesos livres. Lembrando do princípio de que os músculos precisam ser desafiados para ficar firmes e fortes, antes de escolher qual o melhor exercício pra você, seja ele a Musculação ou o Pilates, tenha pelo menos duas opiniões sobre a atividade física desejada. Cuidado com aqueles profissionais, se é que podemos assim chamá-los, que dão falsas promessas e principalmente falam mal da atividade física que ele não orienta, só pra ganhar você como adepto da atividade física dele.
Madalena Abreu
Madalena Abreu
2025-09-10 00:14:38
Count answers : 16
0
Pilates substitui a musculação dependendo dos objetivos a serem alcançados. Seja qual for o tipo de exercício escolhido, certamente ele trará ótimos benefícios ao seu corpo. Quem deseja somente aumentar a massa muscular para parecer mais forte deve optar pela musculação, especialmente nos primeiros meses, e depois poderá manter estes músculos através do Pilates porque nesses método o objetivo dos exercícios não é somente o aumento do volume muscular. Além disso, durante os treinos, é importante manter a hidratação do corpo e fornecer energia, sendo nestes casos recomendado o consumo de bebidas energéticas caseiras. O importante é não ser sedentário e garantir que pratica alguma atividade física regularmente. Os exercícios de Pilates são bons para aumentar a elasticidade, a resistência, a força e equilíbrio enquanto que a musculação é boa para aumentar o volume muscular deixando o corpo bem definido. Outra diferença é a rotina da musculação e a variedade do Pilates. O Pilates ainda fortalece os músculos pélvicos, melhora a respiração e a postura, sendo um ótimo complemento para quem já pratica musculação.