:

Como ocupar idosos?

Liliana Gaspar
Liliana Gaspar
2025-08-10 05:38:11
Count answers : 16
0
Jogar é uma atividade lúdica em qualquer idade. Os jogos permitem ocupar a mente do idoso de forma divertida, mantendo-o ativo e bem disposto. A música alivia a ansiedade, promove o bom humor e até pode melhorar a qualidade do sono, por isso, escutar música é uma excelente forma de animar o dia dos idosos. Desenho, pintura, fotografia ou leitura podem ser atividades excelentes para se fazer em casa. Prepare os materiais necessários e deixe a criatividade fluir. Praticar exercício é uma excelente forma dos idosos ocuparem o tempo. Estes são alguns tipos de exercício físico que podem ser feitos em casa: Caminhada pelo jardim, subir degraus, yoga, pilates, agachamentos, exercícios de musculação com utilização de pesos, exercícios de alongamento. Manter o contacto social é muito importante, especialmente se o idoso vive sozinho ou longe dos familiares. Por isso, crie condições e ensine o idoso a comunicar através do telemóvel ou computador. Pesquisar online ou consultar as redes sociais como o Facebook, são também uma forma de se manter ocupado e atualizado. Fazer jogos online, como quebra cabeças ou palavras cruzadas são uma forma de cruzar os velhos hábitos com a tecnologia.
Carlota Nogueira
Carlota Nogueira
2025-08-10 04:15:57
Count answers : 26
0
Fazer ginástica e alongamentos Sempre que possível, é preciso estimular o idoso a se movimentar, fazer exercícios e, principalmente, alongamentos. O cuidador pode exercer essa função, propondo uma pequena caminhada, um passeio ou mesmo uma série leve de alongamentos. O que não pode é colocá-lo diante de uma televisão e esperar o tempo passar. Estimular a memória Um bom cuidador, devidamente orientado, pode estimular a memória do idoso, estabelecendo conversas específicas. Ele pode, por exemplo, pedir que o idoso conte histórias de sua vida, e o ideal é que o estimule com várias perguntas. Praticar jogos de mesa Jogos de carta, como buraco, paciência, pif-paf, e tantos outros, além de jogos de mesa e de tabuleiro, como dama e xadrez, também ocupam, divertem e fazem bem ao cérebro. Mexer com plantas Mexer com plantas faz um bem danado a qualquer pessoa, ainda mais a uma pessoa da terceira idade. É um exercício excelente, é divertido e ainda expõe o idoso ao sol, o que é importantíssimo (até as 10h e depois das 16h). Cuidar de um jardim é uma atividade excepcional para manter o idoso ativo. Ouvir música e cantar Sim, trata-se de uma atividade deliciosa, excelente e cheia de ganhos. O cuidador deve estimular o idoso a ouvir música e a cantar, porque os ganhos são muitos: alivia a ansiedade, promove o bom humor, ajuda a curar dores emocionais, melhora o sono e exercita o cérebro, entre outros. Passear Se o cuidador precisa ir comprar pão ou algo no mercado, pode convidar e estimular o idoso a ir junto. Se há uma praça por perto, deve levá-lo para passear regularmente. Buscar a participação do idoso nas atividades e no dia a dia Estimular o idoso a participar das atividades extras e do dia a dia é fundamental. Inseri-lo nas conversas também. O cuidador deve identificar interesses do idoso e investir nisso. Por exemplo: se o idoso gosta de cinema, pode convidá-lo para uma sessão ou mesmo escolher um filme na televisão. Após a sessão, que tal papear sobre o que viram?
Mia Sá
Mia Sá
2025-08-10 03:28:28
Count answers : 17
0
Ocupar o tempo livre do idoso é propor-lhe lazer, é oportunidade que cada um tem para si, para fazer o que gosta, para conviver com quem estima, para se expressar como pessoa. Desporto é opção, pois o exercício físico é um complemento indispensável para a vida de um idoso, melhora sua flexibilidade e aumenta o nível de resistência dos músculos. Trabalhos manuais podem ser outra opção, podendo ser costura, tricô, croché ou bricolage, entre outros. Dançar é mais uma sugestão, pois a dança é uma atividade alegre e bem-disposta que estimula a mente, pois obriga o cérebro a tomar decisões muito rápidas na realização das mais variadas coreografias. Outras opções podem ser voluntariado, artes plásticas, viagens, atividades culturais e jardinagem. Todas essas atividades podem ser muito interessantes e estimulantes para os idosos. Essas opções permitem que os idosos mantenham um estilo de vida ativo e saudável. Elas podem ajudar a prevenir doenças, aumentar a mobilidade e a sensação de pertença à comunidade. Escolher uma atividade que seja do interesse do idoso pode ser um grande passo para uma vida mais feliz e saudável.