:

Pode fazer academia com 7 anos?

Gil Coelho
Gil Coelho
2025-08-24 17:05:51
Count answers : 16
0
Criança pode frequentar a academia. O treino da criança é diferente do treino do adulto. Não podemos colocar uma intensidade tão alta e uma sobrecarga desnecessária na criança. Mas com direcionamento, com a carga ideal de trabalho na intensidade correta, só tem ganhos, como o fortalecimento dos ossos e a ajuda no crescimento. Isso quando feito com a orientação correta. A base principal é a construção de músculo, que tem a capacidade de melhorar a função cardíaca, pulmonar, endócrina e imunológica, além da melhora cognitiva. Eles podem fazer musculação com cargas controladas. E, principalmente durante a maturação da criança, precisa ter o foco no movimento. Não é carga, é movimento. O objetivo do treinamento com os menores não deve ser estético. Musculação já não recomendaria. Recomendaria o trabalho de movimento. As pessoas confundem muito o treinamento de força com a musculação. A musculação é uma variável. O treinamento de força envolve diversas variáveis, como peso livre, bola, elástico, uma gama de variáveis de resistência que a gente pode trabalhar com qualquer ser humano. O que a gente preconiza é que a criança possa realizar o treinamento com supervisão e dentro de uma indicação. Portanto, se for uma criança atleta, ela vai ter indicação de fazer um treinamento, muitas vezes, um pouco mais intenso. Se for uma criança que não é atleta, aí a recomendação vai variar muito e vai, normalmente, passar nos esportes recreativos e não tanto no treinamento físico ou de força. A grande importância é que esse movimento, o treinamento, deve ser feito de forma correta com a supervisão de um profissional de educação física e utilizando mais pesos livres do que máquinas de musculação. Esse acompanhamento é muito importante e pode trazer um grande benefício para as crianças que praticam algum esporte específico ou que desejam melhorar a flexibilidade, treinamento de força e desenvolvimento da massa muscular e óssea. A Sociedade Brasileira de Pediatria diz que a prática de musculação para criança feita da forma correta e orientada pode ser realizada sem prejuízo ao organismo. Vale reforçar também a importância da alimentação e frisar que a suplementação para crianças e adolescentes não é indicada. Não existe uma idade mínima para os menores frequentarem as salas de musculação.
Guilherme Nunes
Guilherme Nunes
2025-08-21 12:04:58
Count answers : 18
0
A musculação pode, sim, se tornar parte de um plano de condicionamento físico já a partir dos sete anos de idade. Mas sempre com o acompanhamento e supervisão de um profissional de educação física habilitado. Para treinar força, as crianças devem ser capazes de seguir as instruções e praticar de forma adequada. É possível instituir programas bem supervisionados, observando as condições de saúde do praticante e os objetivos do exercício. Se a criança tiver determinadas patologias, como hipertensão arterial, cardiopatias, doenças musculares ou neoplasias, pode ser necessário, também, uma autorização médica específica. Crianças e adolescentes também podem fazer musculação, mas a avaliação médica e a supervisão de um profissional capacitado são imprescindíveis. Além disso, é fundamental realizar uma avaliação médica prévia, a fim de entender as possíveis condições clínicas, bem como as indicações e contraindicações do exercício. A musculação na infância e adolescência não é contraindicada, porém, assim como no caso dos adults, deve ser feita sempre sob a supervisão de um profissional. A SBP, no entanto, indica que, durante a fase de crescimento, não se deve permitir exercícios que visam o ganho de força pura.
Bianca Esteves
Bianca Esteves
2025-08-10 08:17:13
Count answers : 19
0
Crianças de todas as idades precisam ser incentivadas a praticar atividades físicas. E elas devem ser agradáveis e apropriadas ao seu crescimento e desenvolvimento, além de respeitar suas limitações. A partir dos 6 anos de idade, a musculação pode ser considerada. A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que meninos antes do estirão do crescimento e meninas antes da primeira menstruação não pratiquem musculação sem a devida supervisão e orientação. Consultar sempre o pediatra antes de dar início à atividade física regular e contar com supervisão adequada durante os exercícios de força ou musculação são medidas importantes para que crianças e adolescentes se desenvolvam sem riscos.