A aprendizagem por meio das metodologias ativas na Educação Infantil tem por objetivo principal auxiliar as crianças na construção do seu protagonismo, através das mais variadas vivências, experimentações e compartilhamentos, respeitando seus tempos e espaços, bem como suas experiências em diversos contextos socioculturais, tendo em vista desenvolver competências para a vida.
Na Educação Infantil, o bebê e a criança realizam com satisfação, desejo e maior participação as atividades que lhes são significativas e que as envolvam como um todo: seu corpo, sua mente e suas emoções.
Para que essas atividades tenham significado e as crianças possam se tornar protagonistas do processo, é importante oferecer-lhes possibilidades de escolha.
Essa ação não deve se configurar como um fazer qualquer, sem direcionamentos, mas um fazer pensado pelo educador, com intencionalidade pedagógica, colocando a criança na centralidade do processo.
Quando se trata de bebês e crianças bem pequenas, a curiosidade é o ponto de partida para a exploração do seu entorno, que precisa ser proporcionada e assegurada por um adulto, impulsionando-a na construção da sua autonomia.
Essa estratégia está baseada na participação efetiva das crianças no processo de construção da sua aprendizagem e deve ocorrer sempre com a mediação do educador.
Os objetivos desta abordagem metodológica visam o reconhecimento das crianças na centralidade do processo de ensino e aprendizagem, incentivando sua participação, reflexão e questionamentos, atribuindo valor e sentido àquilo que se está aprendendo, valorizando as diferenças individuais e os tempos de desenvolvimento de cada um, oportunizando, sempre que possível, a aplicação dos conhecimentos aprendidos.