Em quanto tempo o treino funcional define o corpo?

Marco Sá
2025-06-30 21:32:40
Count answers
: 12
O treino funcional define o corpo também.
O Treinamento Funcional define o corpo? Sim.
O funcional, quando bem prescrito e realizado, trabalha os músculos do corpo de forma múltipla, favorecendo a perda de peso, devido à queima de gordura que acontece durante o treino, e auxiliando na definição do corpo.
Com essa frequência, os resultados podem ser notados a partir da terceira semana.
O tempo saudável para ver resultados significativos é de 3 a 4 meses.
É importante lembrar que o planejamento cuidadoso e o acompanhamento profissional aumentam a probabilidade de alcançar esses resultados efetivamente.
Quanto maior a frequência, mais rápidos serão os resultados.
Recomenda-se praticar o treino funcional pelo menos duas vezes por semana, mas é possível realizá-lo de 3 a 5 vezes sem problemas.
Associando o treino funcional a atividades aeróbicas como caminhadas ou corridas, os efeitos podem ser ainda mais notáveis.
Os resultados do treino funcional podem variar dependendo de diferentes fatores.
Para obter resultados mais rápidos, é importante adotar estratégias paralelas, como uma reeducação alimentar e a combinação com outras atividades físicas, especialmente as aeróbicas.

Sara Loureiro
2025-06-17 11:09:34
Count answers
: 6
O treinamento funcional pode ser feito até na beira da praia.
O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar.
O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.
Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação.
A possibilidade de combinar diferentes habilidades, como o treino aeróbico com o de equilíbrio, cria uma infinidade de variações e acabam com a monotonia, tornando inclusive o corpo mais inteligente.
Segundo o professor Saulo, o treinamento praticado com dedicação, agrega volume e definição muscular, com a vantagem de manter a harmonia estética.
No funcional a hipertrofia se dá de maneira sistêmica e harmônica, tanto da parte superior quanto inferior do tronco.
O treinamento funcional é muito mais completo para garantir o condicionamento físico para as atividades diárias, e pode sim ser substituto da musculação.
Um ponto que gera polêmica até entre os treinadores é se o exercício funcional consegue ou não gerar hipertrofia muscular.
Já para o professor Cláudio Baiano, também especialista em treinamento funcional, o método garante força, mas não aumento de volume muscular.
Você não vai ficar com corpo de fisiculturista fazendo treinamento funcional, mas certamente vai ter força em todo o corpo.
O funcional até pode trazer definição, mas não trabalha o volume.
Ele inclusive recomenda a prática dos dois métodos em paralelo, para garantir condicionamento físico, força, potência e definição musculares.

Sérgio Azevedo
2025-06-09 18:16:39
Count answers
: 13
O treinamento funcional ajuda a emagrecer e a garantir um corpo bem delineado e firme em poucas semanas de treino, isso porque trabalha ao mesmo tempo vários grupos musculares, favorecendo o aumento do metabolismo, gasto calórico, ganho de resistência muscular e melhora do condicionamento físico.
Além disso, o treinamento funcional serve também para fortalecer o abdômen, a região lombar, prevenir lesões, diminuir o cansaço e fortalecer os músculos.
Promove o emagrecimento, já que há aumento do metabolismo, favorecendo a queima de gordura até mesmo depois do treino.
Favorece a definição muscular.
Para que a pessoa sinta benefícios do treinamento funcional, é importante que seja feito sob orientação de um profissional de educação física, pois assim é possível que seja construído um circuito de acordo com os objetivos da pessoa.