:

Quantos km uma criança pode correr?

Paulo Macedo
Paulo Macedo
2025-10-15 11:07:25
Count answers : 22
0
Crianças podem sim praticar corrida, mas deve-se ater ao fator lúdico do esporte e deixar as corridas mais longas para os adolescentes com mais de 16 anos. O foco deve ser a recreação das crianças e não a intensidade, não só por uma questão física, mas também psicológica. O profissional também recomenda que, a partir dos 11 anos, também se pode fazer uma iniciação ao atletismo, o chamado “mini-atletismo”. Em algumas das provas que organizamos, fazemos a chamada ‘Maratoninha Kids’, com distâncias curtas, como 100 e 400m, para que as crianças possam tomar o gosto pela corrida e se divertir também.
Francisco Neves
Francisco Neves
2025-10-08 21:51:19
Count answers : 21
0
A prática de corrida pode ser executada para qualquer criança que consiga correr acima da idade de dois anos de idade, que é quando a criança já tem coordenação motora suficiente para correr sem cair. Mas é preciso atenção: apenas percursos curtos e pequenos, nada de corrida longa. Para o dr. Nelson, a idade mínima recomendada para começar é de dois anos, e mesmo assim com provas significativas, de cerca de 100 metros. Corridas de longa distância, como as de 5 km, só devem ser consideradas para adolescentes acima de 14 anos, e distâncias superiores a isso, somente a partir dos 18 anos. Crianças menores de 14 anos não podem executar corridas longas, apenas percursos curtos e controlados. A prática, mesmo em trajetos menores, já é suficiente para estimular a liberação de endorfinas e hormônios, o que promove bem-estar, melhora do humor e pode até ajudar na perda de peso, quando necessário. Isso significa que a criança pode correr, sim. Mesmo com esses percursos mais leves, ela vai se beneficiar. Há impacto positivo no desenvolvimento muscular, no ganho de estatura e no equilíbrio emocional.
Neuza Azevedo
Neuza Azevedo
2025-09-29 11:23:47
Count answers : 22
0
A partir desta idade podem começar a praticar running, adaptando as sessões às suas capacidades físicas. Córrer entre os 5 e os 8 anos A esta idade as crianças podem correr distâncias curtas, de um quilometro no máximo. Córrer entre os 8 e os 12 anos A partir desta idade, as crianças podem começar a realizar treinos de curta duração de forma ligeira. Córrer entre os 12 e os 16 anos A partir dos 12 anos a evolução das crianças é impressionante, sendo que podem chegar a correr distâncias de 5 quilómetros. Os adolescentes deverão manter esta distância durante alguns anos, uma vez que não devem correr mais de 5 quilómetros até aos 16 anos.
William Mota
William Mota
2025-09-20 19:09:04
Count answers : 24
0
A especialista indica como distâncias máximas: 50 metros aos 4 anos 200 metros aos 6 anos 500 metros aos 10 anos — Perto das articulações tem cartilagem em crescimento, essa cartilagem se for danificada pode comprometer o membro, como a perna, por isso tem que ter cuidado no excesso de impacto e freadas. Dos 4 aos 10 anos, quando há poucos pontos de ossificação, existe muito risco de a criança se machucar com excesso de impacto, força e movimentos bruscos Com relação à distância percorrida, ela não pode ser muito longa porque as crianças se distraem e perdem o interesse muito facilmente, além disso, também há o risco de lesões.
Martinho Fernandes
Martinho Fernandes
2025-09-10 21:46:38
Count answers : 18
0
Crianças menores de cinco anos não devem fazer qualquer tipo de treinamento de esporte específico, incluindo a corrida. De cinco até os dez anos podem ser realizados treinos curtos (de um quilômetro no máximo) e em ritmo lento. Competições de velocidade não devem ser estimuladas, apenas de forma recreativa e distâncias curtas, de 50 a 100 metros. Acima dos dez anos pode ser iniciado um treinamento de corrida, desde que seja leve e respeite os limites de cansaço do adolescente. Corridas longas acima de cinco quilômetros só a partir dos 16 anos em jovens treinados. Adolescentes acima de 13 anos podem correr até três vezes por semana, 30 a 45 minutos. Os treinos não devem passar de cinco quilômetros e devem ser realizados em pisos com menor impacto como esteira, grama e terra e evitar asfalto e calçadas.