Crianças pequenas e em idade pré-escolar devem ser fisicamente ativas durante o dia com atividades adequadas para o seu desenvolvimento, podem correr, dançar e participar de jogos que promovam o movimento.
Crianças de 3 a 5 anos: Ser fisicamente ativas durante o dia para promover o crescimento e o desenvolvimento;
Incentivar brincadeiras e atividades que envolvam movimento.
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos: Fazer pelo menos 60 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa;
Incluir atividades aeróbicas, como correr, nadar ou andar de bicicleta;
Realizar atividades de fortalecimento muscular e ósseo, como escalar, fazer flexões, saltar ou correr, pelo menos três dias por semana.
A partir dos 6 até os 12 anos já é recomendado fazer até 60 minutos de atividade física moderada por dia, como: futebol, basquete, ginástica, natação, entre outros exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos.
Já os adolescentes e jovens, de 13 anos em diante, podem fazer tudo, inclusive treinamento de força e exercícios de resistência, sempre com orientação adequada de profissional para evitar lesões.
Os pais podem e devem incentivar um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e jovens, desde que não forcem a barra e ofereçam opções de atividades variadas e divertidas, praticada de forma segura e adequada à idade.
Ele ainda ressalta que a atividade física é extremamente importante para esses jovens, mas que deve ser feita de forma segura, com acompanhamento profissional, nutricional e de forma prazerosa, respeitando os limites e necessidades dos jovens.
Nutrição adequada
É fundamental destacar que a nutrição adequada é um fator primordial nos exercícios físicos dos jovens.
As vantagens da atividade física podem ser maximizadas quando combinado com uma dieta balanceada, diz o educador físico.
“Boa alimentação, hidratação, descanso e supervisão adequada garantem bons resultados e segurança durante o exercício ou esportes, principalmente para crianças e adolescentes”, acrescenta.
É importante lembrar que os filhos se espelham nos pais.
Se os adultos da família se alimentam bem e são ativos, inclusive nos momentos de lazer, as chances de as crianças adotarem esses comportamentos são maiores”.