Então quanto tempo deve durar o treino de musculação?
É fundamental que para cada objetivo exista um determinado período de tempo no qual executamos os exercícios mais adequados à nossa condição, no entanto há outros fatores que podem ter influência quando estabelecemos uma das variantes do treino – o tempo.
Mediante os objetivos, condição física e disponibilidade de cada um, os treinos poderão ter uma duração de 30, 60 ou 90 min.
Treinos de uma hora são indicados para quase todos os objetivos, mas não existe um limite.
À partida, um indivíduo que tenha como objetivo fazer simplesmente a manutenção da forma física, não precisará de um treino extremamente longo, sendo que quarenta e cinco minutos, no máximo, deverão bastar para continuar a atingir as suas metas.
Um treino curto poderá trazer tantos resultados como um treino mais longo, isto se a estrutura do treino for feita de forma apropriada e os exercícios forem executados corretamente.
Não é o tempo que passamos a treinar que determina a evolução, mas a forma como treinamos.
Por outro lado, um indivíduo que esteja a trabalhar para um processo de hipertrofia, por exemplo, irá necessitar de pelo menos uma hora de treino, sendo que pode variar bastante, dependendo de como os exercícios são executados ou mesmo a sua disposição durante o treino.
O processo de hipertrofia também obriga o indivíduo a trabalhar com maior número de exercícios e séries, tempos de descanso mais longos e amplitudes de movimento maiores, levando a que o treino seja naturalmente mais longo.
O importante é perceber que nunca nos devemos render a extremos, por mais que nos digam que “Mais é Melhor”.
Resumidamente, “o tempo que deve durar o treino de musculação” não é necessariamente uma variável tão fundamental.
Desde que estejamos a treinar corretamente, 30, 40, 60 ou 90 minutos serão suficientes para atingir objetivos.